Liderança e Motivação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Motivando empregados e projetando cargos
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Coordenação (Cont. Organização)
Eu sou seu cliente sabia?
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Valor Consultoria Empresarial
Principais características da Abordagem Comportamental
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
CAPÍTULO 12 Liderança.
Administração Geral - Aula 04
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Prof. Msc. Magali de Macedo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Administração de Recursos Humanos II
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O que é Liderança? Liderança
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Os Estilos de Liderança
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Abordagem Comportamental da Administração
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Teoria Geral da Administração
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
PROCESSO SELETIVO.
Delegação, Centralização e Descentralização
Gerenciamento dos Recursos Humanos
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Professor Douglas Pereira da Silva
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Como as organizações tem nos indivíduos seus maiores bens, é importante mantê-los motivados. Daí a importância do estudo da cultura,
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
A Liderança transformacional
1.
Dos Conceitos às Aplicações
Velhos e Novos Perfis de Liderança
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Liderança e Motivação

1. O que é Liderança processo de influenciar e conduzir pessoas para a realização de objetivos um dos papéis ou atribuições dos gerentes nas organizações ( Mintzberg, 1973 ) atributo das pessoas, distinta de autoridade formal, que é atributo do cargo é uma instituição social porque atende à necessidade de coordenação de grupos Líderes são pessoas que, em um grupo, ocupam as posições de poder. Líderes são as pessoas que conduzem o grupo, seja por suas competências ou pelas próprias posições que ocupam.

Grandes líderes da história

A capacidade de liderança, as vezes não se realiza devido : preconceitos da sociedade, como por exemplo : racismo sexo faixa etária cor do cabelo nível social entre outros ou, por bloqueios individuais, por exemplo : mentais, por achar que não capacidade para... físicas, por achar que não suportaria o que uma posição dessa traz...

Diferenças entre chefe e líder : Trata seus funcionários com respeito. Trata seus funcionários como simples executores de tarefas. Diz: “Fomos nós que erramos”, assumindo também a responsabilidade quando tem participação no erro. Diz: “Foi fulano quem errou”, nunca assumindo responsabilidade pela sua participação. Manda o funcionário executar a tarefa. Manda o funcionário executar a tarefa, dando as informações necessárias e apoio nas dificuldades. Chama sua equipe e mostra o caminho certo para executar a tarefa. Não orienta, apenas exige a execução da tarefa corretamente. Se um funcionário chegou atrasado diz: "o regulamento interno não permite..." Procura saber as razões do atraso e dá conselhos para o funcionário, verificando quando existe culpa.

Diferenças entre chefe e líder : Faz das relações humanas um mágico poder. Pouco se importa com os problemas de sua equipe. Faz do trabalho um sacrifício. Faz do trabalho um prazer. Ouve sugestões e compreende pontos de vista diferentes dos seus. Aceita idéias úteis vindas da equipe. É fechado e não aceita idéias da sua equipe. Sabe reconhecer um trabalho bem feito, elogiando sua equipe. Também faz críticas quando encontra erros. Está sempre criticando o trabalho e mostrando sua insatisfação. Apoia o funcionário quando este tem razão, inclusive defendendo-o junto aos seus superiores. Concorda com seus superiores, mesmo sendo injusto e prejudicando os seus funcionários.

Diferenças entre chefe e líder : Trata todos os funcionários com igualdade, independente das qualidades e deficiências de cada um. Trata os funcionários de acordo com merecimento de cada um, recompensando e punindo com justiça. É honesto e sincero, inspirando confiança, dando as informações necessárias e guardando para si apenas os assuntos confidenciais. Manipula os funcionários usando mentiras e escondendo informações de interesse da equipe.

2. Contexto da Liderança Para que se tenha uma visão abrangente sobre Liderança, quatro elementos devem ser estudados : as motivações da equipe do projeto a missão do projeto as habilidades do Líder a conjuntura no qual a Liderança está inserida

Motivações da equipe “Sem liderados não há Liderança e sem motivação, também não há Liderança” Esse processo só ocorre harmoniosamente, quando há correspondência entre as recompensas e os interesses / motivações da equipe. Existem, basicamente dois tipos de liderados : os motivados pelas recompensas morais ou psicológicas do projeto, pelo prazer ou mesmo por crenças ou símbolos. os que são atraídos por interesse calculista, como uma recompensa material ou perspectiva futura ( promoção, por exemplo )

Missão do projeto Como nas motivações da equipe, as missões dos projetos são divididas entre moral e calculista. As missões de conteúdo moral são aquelas encontradas mais facilmente em organizações religiosas, políticas de forte ideologia, voluntariado em geral, programa de educação continuada, e de pesquisa. As missões de conteúdo calculista, baseia-se na expectativa de que o projeto traga recompensas como remuneração, promoção, viagens, bens materiais ( como carros, por exemplo ), liberalidade na questão tempo, entre outros. As duas missões não são mutuamente exclusivas, ou seja, as duas possibilidades podem ser combinadas para a realização de um projeto.

Competências do Líder O terceiro elemento no processo de Liderança é a figura do Líder, elemento central e que determina a cadência do projeto, em relação à comprometimento, relacionamento, pressões, atenuações, entre outros fatores. A Liderança é uma família de aptidões, que necessariamente não é formada em Cursos de graduação, MBAs, mestrados e doutorado. Porém, o Líder pode ter as suas competências melhoras com treinamentos específicos. É muito comum a figura de Liderança em todas os segmentos, por exemplo : escolas, esporte, religião, política, etc.

Conjuntura A conjuntura é representada por elementos externos que afetam fortemente o projeto, como por exemplo : a. fatores históricos b. organizacionais c. culturais d. econômicos e. sociais f. situacionais Existem exemplos que mostram que a situação do momento em que o entorno do projeto e as pessoas que ali estavam, legitimaram a Liderança. Alguns exemplos históricos que podem ser citados : II Guerra Mundial, Viagem à Lua, o desenvolvimento dos Microcomputadores, a abertura econômica da União Soviética, a inflação em determinados países, etc.

3. Estilos de Liderança a. Básico, possuindo dois tipos : Liderança orientada para a tarefa, onde os gerentes concentram em si a autoridade e o processo de tomar decisões, enfatizando os resultados do projeto Liderança orientada para pessoas, onde os gerentes enfatizam a participação da equipe no processo decisório e o clima humano do projeto

Qual a melhor ? Muita ênfase nas pessoas e pouca na tarefa Pouca ênfase nas pessoas e na tarefa Muita ênfase nas pessoas e pouca na tarefa Tarefa Fonte : Blake, Mouton, 1964

b. Situacional Os estilos de Liderança têm suas vantagens e desvantagens, cabendo ao Líder, que se quiser ter eficácia naquilo que faz, decidir qual utilizar dependendo, basicamente de dois fatores : a equipe e o ciclo de vida do projeto. A equipe afeta diretamente a escolha do tipo de Liderança, em função da sua maturidade, ou seja, um atributo que pode ser mensurado através de duas variáveis : motivação e competência, sendo assim estabelecida : Motivação elevada, competência elevada : uma equipe motivada e competente, praticamente não precisa de Liderança, fazendo com que o Líder apenas coordena o processo decisório e alcance um processo de autogestão do grupo. Motivação baixa, competência baixa : exigem ênfase em todas as funções da Liderança, como treinamento, encorajamento, aconselhamento pessoal, follow-up de performance, entre outros.

Motivação alta, competência baixa : Motivação alta, competência baixa : a equipe compartilha um sentimento de predisposição positiva para o projeto, mas tem carência de qualificações, sendo um bom exemplo um grupo de novatos que tem deficiência técnica pela imaturidade. Motivação baixa, competência elevada : os membros do projeto são do ramo, tem expertise, mas estão desinteressados pelo trabalho / projeto, exigindo assim um dose a mais de encorajamento e incentivo. O ciclo de vida do projeto influencia o estilo de Liderança, pois o tipo de tarefa pode exigir mais ou menos participação da equipe do projeto e inversamente proporcional, mais ou menos do gerente do Projeto. E esse comprometimento, dependo do ciclo do projeto e de suas fases, por exemplo, no início do projeto há um envolvimento maior das pessoas para ajudar a definir prazos, arquitetar as soluções, selecionar soluções, etc. e na fase final, o projeto se volta totalmente para o gerente, devido ao fato de que a equipe esta se desmobilizando.

c. Carismático x transacional Outra maneira de enfocar a Liderança é analisar a relação de troca que há entre o Líder e a equipe. A diferença entre as recompensas morais e materiais oferecidas pelo Líder deu origem a importantes teorias e proposições a respeito da Liderança. O Líder que proporciona recompensas morais ( ou psicológicas ) é chamado de Líder carismático ou transformador e oferecem : 1. satisfação intrínseca proporcionada pela participação no projeto 2. satisfação intrínseca proporcionada pela associação com o Líder 3. crescimento pessoal ( inovação, descoberta, técnico, etc ) 4. promessa de participação em outros projetos 5. prestígio social 6. agradecimentos ( ruas em São Paulo )

O Líder que proporciona recompensas materiais é chamado de Líder transacional e oferece : 1. promoções 2. aumentos salariais 3. bônus 4. autonomia e liberalidade no uso do tempo 5. prêmios, como viagens, carros, celulares, etc. A melhor recompensa ( moral ou material ) depende muito da aplicação e da situação, fazendo valer a análise do momento e circunstância para aplicá-la.

4. Recompensas Como falado nos outros itens, as recompensas podem influencia ( e muito ) o andamento e a entrega de um projeto. Algumas pessoas se satisfazem em trabalhar em grandes empreitadas, apenas pela satisfação pessoal, como em obras filantrópicas, assistenciais, voluntários de programas de recuperação ( álcool, drogas, etc ), por causas religiosas ( quermesses, reformas, etc ) entre tantas outras. Às vezes a recompensa moral ou psicológica é mais eficaz que a recompensa material. Porém, para a outras pessoas, as recompensas morais não são suficientes, ou seja, precisam receber alguma recompensa material para continuar motivado no projeto ( salário, prêmio, etc. ) Em geral, as pessoas ficam satisfeitas em determinados casos com as duas recompensas, cabendo ao gerente equilibrar qual delas aplicar e a quem.

Ser aprovado nas Provas / Exames Para analisarmos o efeito desses dois tipos de recompensas sobre a motivação das pessoas, vamos conhecer dois tipos de teorias : da expectativa e dos dois fatores. a. Teoria das expectativas O valor atribuído à recompensa determina a sua eficácia. Exemplo : Objetivo Receber o Certificado Esforço Assistir às aulas, estudar, fazer trabalhos, apresentar seminários, fazer provas, etc. Resultado Ser aprovado nas Provas / Exames

A Teoria é baseada em três pontos : a. o nível de desempenho que se alcança depende do esforço que se faz b. o esforço depende o valor da recompensa c. a motivação para empregar o esforço depende da exeqüibilidade

b. Teoria dos dois fatores ( Herzberg, 1959 ) É uma maneira interessante de explicar a satisfação / insatisfação com os dois elementos do projeto : trabalho e ambiente. Trabalho Somente o conteúdo do trabalho produz satisfação, baseado sempre na natureza da atividade. As pessoas, pelas características, vão delinear as suas carreiras de acordo com o conteúdo do seu trabalho. Exemplo : carreira em Y de Tecnologia da Informação.

Ambiente Pode aumentar ou diminuir a insatisfação. A satisfação com o trabalho : motivação <> satisfação com o ambiente de trabalho : satisfação. Podem diminuir a insatisfação : salários network bem sucedido líder / chefe competente ambiente físico agradável condições técnicas adequadas plano de carreira outros

5. Substituição do líder Segunda a teoria da substituição do líder ( Kerr e Jermier, 1978 ), algumas características podem interferir e enfraquecer o Líder : a. organização : coesão do grupo, regras, falta de visibilidade de futuro b. tarefa : repetitividade c. liderados : habilidade, competência, comprometimento, treinamento

Liderança como competência a. Quadro de competências

b. Como estão as minhas competências ? Liderança ( por RH ) : “ ter capacidade de catalisar as energias de um grupo de forma a atingir ou superar os objetivos organizacionais, através de uma relação de parceria com a as pessoas, estimulando-lhes o crescimento e auto-realização, dentro de clima de motivação elevado “.

Foi perguntado a Charles Schwab, um alto executivo da indústria siderúrgica americana : que fator determinava seu altíssimo salário (era um dos poucos executivos que, na sua época, ganhava 1 milhão de dólares por ano). Seria pelo seu grande conhecimento na área siderúrgica? Não, disse ele, enfatizando que havia muitas pessoas que conheciam a tecnologia do aço mais que ele mesmo. “Na verdade, atribuo meu alto salário à minha habilidade de lidar com pessoas”.

b. Competências como conhecimento

Comportamentais: capacidade de relacionar-se com outras pessoas; atitudes no trabalho; Técnicos: conhecimentos e habilidades específicas; experiência de carreira; Atualização: disposição para se reciclar e aumentar continuamente os conhecimentos, através de leitura, cursos, etc; Gerenciais: liderança e capacidade de comandar pessoas e obter resultados.

Liderança e Motivação 1. O que é Liderança ? 2. Explique por que às vezes a capacidade de Liderança não se realiza ? 3. Quais elementos compõem o contexto no qual a Liderança se insere ? 4. Defina quantos e quais são os tipos de liderados. 5. Explique os dois tipos de Missão de um Projeto. Como a conjuntura pode influenciar a Liderança ? Explique os dois tipos Básicos de Liderança. O que você acha das Recompensas como elemento de influência nos projetos. 9. Comente a Teoria das Expectativas e a dos dois Fatores