DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
Discutindo práticas em Matemática
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Lideranças nas organizações educativas
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Metodologia: Piaget e Vygotsky
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O aluno elaborando conceitos
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Faculdade Piaget - Brasil
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aprendizagem da matemática
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Guia de estudos “Batismo de fogo”: FRACASSO ESCOLAR: Abismo/ preparado pela escola “diferenças sociais e culturais”/relação com a escrita/ reforçado pela sociedade “maioria dominante” Solução: Prática Construtivista (projetos /outras linguagens) Novo olhar sobre a aprendizagem: combate ao “adultocentrismo”/olhar investigativo/reflexivo/empático Perfil do professor: reflexivo/construtivista/conhecimentos prévios/avanço do conhecimento/transformação O que sabe uma criança que parece não saber nada Saber: saberes e culturas multifacetados /lógica/pensamento da criança/equalização/prof. cria espaços para ideias/ perguntas/parcerias /saber como a criança pensa Concepções e teorias de Educação → orientadoras das práticas e seus resultados Empirismo X Construtivismo Conhecimento avança quando há boas situações de aprendizagem por em jogo tudo o aluno que sabe, pensa sobre o conteúdo; resolução de problemas/decisões; organização da tarefa; objeto : característica sociocultural e função social das tarefas; circulação da informação Erro: corrigido: momento e modos adequados ; transformação dos esquemas interpretativos Avaliação: diagnóstica/ processual Aprendizagem do aluno/trabalho do professor Formação docente: contínua - revisão/atualização/elaboração e reelaboração da prática/trabalho coletivo/reflexão teórico-prática DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Cap. 1: “Meu Batismo de Fogo” 1962: aulas para crianças repetentes Curso Normal: receitas Abismo entre o desempenho na escola e a vida da criança Ex: Menino no cinema/ menino com Pipa DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Fracasso escolar = Fracasso econômico Alfabetização: 1º. Instrumento do fracasso Fracasso escolar = Fracasso econômico FRACASSO ESCOLAR Percepção do fracasso é preparada pela escola Culpa da criança Reforço da família DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Solução: Projetos: grupos/cooperação utilização de outras linguagens DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Cap. 2 Um novo olhar sobre a aprendizagem Reflexão sobre a aprendizagem Abertura, mas do ponto de vista “adultocêntrico” Ex: Escrita (não ortográfica) Falta de empatia DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Concepções de Ensinar e o Perfil do Professor reflete enquanto age toma decisões muda o rumo de suas ações Interpreta as respostas dos seus alunos e se autocorrige DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

A metodologia das cartilhas contribuiu para o fracasso Crianças pobres: hipóteses simples sobre a escrita Situações descontextualizadas Escrita sem função social Crianças mais abastadas: hipótese complexas convivência com a escrita função social Concepção de aprendizagem norteadora do processo de Ensino DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Olhar aquilo que o aluno produziu Papel do Professor: A utilização da percepção, da empatia e da reflexão Olhar aquilo que o aluno produziu Enxergue o que sabe Identifique que tipo de informação é necessária para que o conhecimento avance DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Processo de ensino e de aprendizagem Tarefa do Professor (físicas, mentais e intelectuais) criar condições Criar situações para o aluno exercer sua ação de aprender “É preciso considerar os conhecimentos prévios” DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Crítica à Escola Nova Aprendizagem por descoberta Ênfase no processo em detrimento do produto Aprender a aprender, não importava o que Pressupostos não funcionavam com eficiência Importante: trabalhar em (tudo muito genérico) grupo/cooperação/moralidade/criatividade/curiosidade Prof. na sala de aula: discurso construtivista/método empirista DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

Em Síntese “É possível enxergar o que o aluno já sabe a partir do que ele produz e pensar no que fazer para que aprenda mais” “É preciso considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo” “Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos”; “Aprender a aprender é algo possível apenas a quem já aprendeu muita coisa”. DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi

PREPARE-SE, EFETIVAMENTE, PARA SER PROFESSOR EFETIVO! Leia mais sobre OS OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO “O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, DE TELMA WEIZ, EM EM NOSSO CURSO: Turma I (quartas e sextas) Turma II (Aos domingos) PREPARE-SE, EFETIVAMENTE, PARA SER PROFESSOR EFETIVO! DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi