DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Guia de estudos “Batismo de fogo”: FRACASSO ESCOLAR: Abismo/ preparado pela escola “diferenças sociais e culturais”/relação com a escrita/ reforçado pela sociedade “maioria dominante” Solução: Prática Construtivista (projetos /outras linguagens) Novo olhar sobre a aprendizagem: combate ao “adultocentrismo”/olhar investigativo/reflexivo/empático Perfil do professor: reflexivo/construtivista/conhecimentos prévios/avanço do conhecimento/transformação O que sabe uma criança que parece não saber nada Saber: saberes e culturas multifacetados /lógica/pensamento da criança/equalização/prof. cria espaços para ideias/ perguntas/parcerias /saber como a criança pensa Concepções e teorias de Educação → orientadoras das práticas e seus resultados Empirismo X Construtivismo Conhecimento avança quando há boas situações de aprendizagem por em jogo tudo o aluno que sabe, pensa sobre o conteúdo; resolução de problemas/decisões; organização da tarefa; objeto : característica sociocultural e função social das tarefas; circulação da informação Erro: corrigido: momento e modos adequados ; transformação dos esquemas interpretativos Avaliação: diagnóstica/ processual Aprendizagem do aluno/trabalho do professor Formação docente: contínua - revisão/atualização/elaboração e reelaboração da prática/trabalho coletivo/reflexão teórico-prática DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Cap. 1: “Meu Batismo de Fogo” 1962: aulas para crianças repetentes Curso Normal: receitas Abismo entre o desempenho na escola e a vida da criança Ex: Menino no cinema/ menino com Pipa DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Fracasso escolar = Fracasso econômico Alfabetização: 1º. Instrumento do fracasso Fracasso escolar = Fracasso econômico FRACASSO ESCOLAR Percepção do fracasso é preparada pela escola Culpa da criança Reforço da família DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Solução: Projetos: grupos/cooperação utilização de outras linguagens DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Cap. 2 Um novo olhar sobre a aprendizagem Reflexão sobre a aprendizagem Abertura, mas do ponto de vista “adultocêntrico” Ex: Escrita (não ortográfica) Falta de empatia DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Concepções de Ensinar e o Perfil do Professor reflete enquanto age toma decisões muda o rumo de suas ações Interpreta as respostas dos seus alunos e se autocorrige DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
A metodologia das cartilhas contribuiu para o fracasso Crianças pobres: hipóteses simples sobre a escrita Situações descontextualizadas Escrita sem função social Crianças mais abastadas: hipótese complexas convivência com a escrita função social Concepção de aprendizagem norteadora do processo de Ensino DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Olhar aquilo que o aluno produziu Papel do Professor: A utilização da percepção, da empatia e da reflexão Olhar aquilo que o aluno produziu Enxergue o que sabe Identifique que tipo de informação é necessária para que o conhecimento avance DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Processo de ensino e de aprendizagem Tarefa do Professor (físicas, mentais e intelectuais) criar condições Criar situações para o aluno exercer sua ação de aprender “É preciso considerar os conhecimentos prévios” DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Crítica à Escola Nova Aprendizagem por descoberta Ênfase no processo em detrimento do produto Aprender a aprender, não importava o que Pressupostos não funcionavam com eficiência Importante: trabalhar em (tudo muito genérico) grupo/cooperação/moralidade/criatividade/curiosidade Prof. na sala de aula: discurso construtivista/método empirista DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
Em Síntese “É possível enxergar o que o aluno já sabe a partir do que ele produz e pensar no que fazer para que aprenda mais” “É preciso considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo” “Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos”; “Aprender a aprender é algo possível apenas a quem já aprendeu muita coisa”. DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi
PREPARE-SE, EFETIVAMENTE, PARA SER PROFESSOR EFETIVO! Leia mais sobre OS OUTROS CAPÍTULOS DO LIVRO “O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, DE TELMA WEIZ, EM EM NOSSO CURSO: Turma I (quartas e sextas) Turma II (Aos domingos) PREPARE-SE, EFETIVAMENTE, PARA SER PROFESSOR EFETIVO! DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra. Patrícia Colavitti Braga Distassi