Procuradoria Geral do Estado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - Estrutura institucional e procedimentos de aplicação da Lei Maria Tereza Leopardi Mello - IE/UFRJ
Advertisements

Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
V ENCONTRO DO COLÉGIO DE CORREGEDORES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL MARÇO/2008 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA CONSELHEIRO MANOEL CASTRO PRESIDENTE.
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
Auditoria do TCU nas IFES
Controle Externo e Interno da Administração Pública
VIII SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Gerenciamento e Supervisão Técnica de Perícias Médicas
Controle de Recursos Públicos
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Mais moderno, dinâmico e interativo
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
CODECON Conselho de Defesa do Contribuinte. Histórico Lei Complementar 939 institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL CONSELHO DE POLÍTICA FINANCEIRA - CPF.
A DIRETORIA JURÍDICA DA UERJ (DIJUR), DIRETAMENTE SUBORDINADA À REITORIA, É O ÓRGÃO DE REPRESENTAÇÃO JUDICIAL E CONSULTORIA DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR,
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
As Atribuições do Conselho Fiscal
APRESENTAÇÃO DO NOVO REGIMENTO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA
Assessoria Jurídica da SEF
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida.
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Administração Patrimonial
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO - PGM. PROCURADOR-GERAL PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO - PGM CENTRO DE ESTUDOS DE DIREITO MUNICIPAL GABINETE DO PROCURADOR-GERAL.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Funcionários Judiciais ESTATUTO DISCIPLINAR Módulo 5.
O Ministério Público Definição
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
Assessoria de Comunicação ASCOM
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
Atribuições e Responsabilidades
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
Estatuto da OAB Aula 14.
Coordenação: Dra. Maria Irismar Farias Santiago Coordenador Auxiliar: Coordenador Auxiliar: Dr. Francisco Diassis Alves Leitão Apoio: Hargos José Moreira.
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Ação autônoma de impugnação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 ADJUNTORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
 Decreto n , de 5/2/2013  Resolução SEMAD n. 89, de 6/2/2013.
ENCONTRO MENSAL DAS CONTROLADORIAS INTERNAS Auditoria Interna da CETESB: Apuração de Ocorrências 23/03/2016.
Ciclo de Reuniões Técnicas da AGU 04 de maio de 2016.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
BALANÇO DE METAS 2014 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2015 Consultoria-Geral da União.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Transcrição da apresentação:

Procuradoria Geral do Estado DESMISTIFICANDO A PGE

Procuradoria Geral do Estado NATUREZA JURÍDICA: Órgão em regime especial, diretamente subordinado ao Governador. BASE NORMATIVA: art. 132, da CF; arts. 140 a 143 da CEB; Lei n. 8.207/02. COMPETÊNCIAS: Representação judicial e extrajudicial do Estado; Defesa do agente público em juízo, em função de ato praticado no exercício da função; Emitir parecer sobre matéria de interesse da Administração Estadual; Minutas de atos que envolvam matéria jurídica; Colaboração na elaboração de projetos de lei e outros atos normativos; Propor a declaração de nulidade de atos administrativos ou a adoção de medidas saneadoras; Propor desapropriações e promover a regularização dos títulos de propriedade do Estado; Receber reclamações e denúncias contra atos de corrupção ou improbidade, recomendando ou propondo sindicâncias e processos administrativos disciplinares e/ou representando ao Ministério Público; Opinar previamente sobre a forma de cumprimento das decisões judiciais; Oficiar nos processos de alienação, cessão, concessão, permissão ou autorização de uso de bens imóveis do Estado.

Estrutura Orgânica Conselho Superior; Corregedoria Geral; Gabinete do Procurador Geral; Procuradoria de Pessoal; Procuradoria de Licitações e Contratos; Procuradoria Judicial; Procuradoria de Combate a Atos de Corrupção e Improbidade Administrativa;

Estrutura Orgânica Procuradoria do Interior; Procuradoria de Controle Técnico; Procuradoria junto aos Tribunais de Contas; Procuradoria junto aos Tribunais Superiores; Procuradoria de Estudos, Divulgação e Documentação; Procuradoria Fiscal; Serviço de Cálculos, Avaliações e Perícias; Diretoria Geral.

Quadro Atual 239 Procuradores: 05 Procuradores em Brasília; 16 Procuradores no interior; 218 Procuradores na capital.

Funcionamento da Consultoria em linhas gerais FLUXOGRAMA Protocolo; Distribuição ao Procurador; Despacho / Parecer do Procurador; Despacho / Parecer do Procurador Assistente; Despacho / Parecer do Procurador Chefe (conforme o caso); Despacho / Parecer do Procurador Assessor Especial (conforme o caso); Despacho / Parecer do Procurador Geral (conforme o caso). RESULTADO DA ATUAÇÃO: Parecer/Despacho (caso concreto); Parecer sistêmico; Formulações administrativas; Parecer normativo.

Estatísticas da PGE Fonte: SICAJ/PGE

Estatísticas da PGE Fonte: SICAJ/PGE

Relacionamento Interno Reuniões inter-setoriais (mais importantes) Procuradoria de Licitação e Contratos com Procuradoria de Controle Técnico/ Procuradoria do Tribunal de Contas/ Procuradoria Judicial – mensais; Procuradoria de Pessoal com Procuradoria de Controle Técnico/Procuradoria do Tribunal de Contas/Procuradoria Judicial – mensais. Procuradoria Judicial com Procuradoria de Licitações e Contratos, Procuradoria de Controle Técnico, Procuradoria do Tribunal de Contas e Procuradoria de Pessoal – mensais.

Relacionamento Externo – Interação PGE – MEDIDAS PROPOSITIVAS Relacionais: Definição de um interlocutor por Secretaria; Definição de prioridades semanais: Área de pessoal; Área de licitações, contratos e convênios. Instrumentais: Projeto de capacitação e treinamento dos servidores para formação de processos administrativos; Definição de matérias que prescindiriam da atuação da PGE no caso concreto, salvo necessidade de elucidar questão jurídica; Ampliação da publicidade das orientações consolidadas no âmbito da PGE a todos os órgãos do Estado; Elaboração de Manual de Procedimentos com a indicação de check list por tipo de processo;

Perspectivas da PGE Mudança da sede para o Centro Administrativo acomodando todas as suas Unidades em um só local; Concurso para a área – meio (48 cargos - Assistente de Procuradoria).

Procuradoria de Licitações e Contratos - PLC Atribuições principais; Composição do quadro: 01 Procurador Chefe; 04 Procuradores Assistentes; 18 Procuradores; Total: 23 Procuradores. Demanda mensal média: 687 processos.

Procuradoria de Licitações e Contratos - PLC Medidas em discussão para contribuir com a celeridade procedimental: Enumeração das matérias de exame exclusivo do Procurador Assessor das Secretarias – não demandam encaminhamento ao Órgão central; Enumeração das matérias que não demandam exame da PGE; Elaboração de Manual de Procedimentos com a indicação de check list por tipo de processo;

Procuradoria de Licitações e Contratos - PLC Medidas em discussão para contribuir com a celeridade procedimental: Elaboração de requerimento-padrão, indicando em seu corpo os documentos necessários à instrução do processo; (Formulário proposto); Criação de e-mail corporativo para indicação semanal por um gestor de cada secretaria das prioridades (plc@pge.ba.gov.br); Definição sistêmica sobre questões recorrentes (Ex. aquisição de periódicos, indenização, etc);

Procuradoria de Licitações e Contratos - PLC Medidas em discussão para contribuir com a celeridade procedimental: Alteração na análise do edital/contrato; Desnecessidade de reenvio do contrato quando mantida a minuta analisada - declaração pelo gestor da conformidade entre o contrato a ser assinado e a minuta analisada; Hipótese 1 – Inexistência de impugnações e recursos na licitação; Hipótese 2 - Impugnações e recursos analisados pela PGE.

Procuradoria de Pessoal - PP Atribuições principais; Composição do quadro: 01 Procurador Chefe; 04 Procuradores Assistentes; 35 Procuradores; Total: 40 Procuradores Demanda mensal média: 1.478 processos.

Procuradoria de Pessoal - PP Medidas em discussão para contribuir com a celeridade procedimental: Enumeração das matérias de exame exclusivo do Procurador Assessor das Secretarias – não demandam encaminhamento ao Órgão central; Enumeração das matérias que não demandam exame da PGE; Elaboração de cartilha com check list dos documentos indispensáveis a instrução de cada processo de pessoal; Treinamento, pelos Procuradores, dos servidores de RH de cada secretaria.