Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Elisa Maria de Assis
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
ENCONTRO PRESENCIAL Conhecimentos na disciplina Pontualidade
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O TRABALHO COM PROJETOS
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Pacto do Ensino Médio e o REM
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
Prof.ª Camila Belarmino
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Sejam bem-vindos!.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Odilei Avelino dos Santos
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
05/11/2015.
O que entendemos por teoria e por prática.
Revisita ao PPP.
A importância do diagnóstico da aprendizagem da/o estudante
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Nossos conteúdos estão organizados em três blocos: MÚSICA NA ESCOLA Plano da Interdisciplina Nossos conteúdos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos da Educação Musical

I- O significado da música para o professor Objetivo Específico: Resgatar a musicalidade dos docentes, propiciando a reconstrução e expressão de sua identidade musical Enfoques temáticos: 1.1 AULA PRESENCIAL – O significado da música para o professor 1.2 Experiências culturais com a música – Folclore Infantil

II – Música e Mídia Objetivos específicos: Analisar e refletir sobre a produção musical propiciada pelo meio cultural Assegurar o acesso à produção musical não divulgada pela mídia Enfoques temáticos Tipos de produção musical propiciada pela cultura local 2.1 Atividades musicais da minha cidade 2.2 Conjuntos instrumentais, corais, bandas e outros.

2.3 Preferências Musicais Indústria cultural e acesso aos bens da cultura musical 2.3 Preferências Musicais 2.4 MPB para Crianças 3.5 Funcionamento da Indústria Cultural - Entrevista com Júlia 2.3 Contextualizando os acontecimentos musicais: Festa na casa da Júlia - Jogo do DNA

III - Fundamentos da Educação Musical Objetivos específicos: Identificar os avanços na compreensão musical da criança, relacionando sua produção ao contexto cultural Possibilitar a formação de marcos conceituais para a orientação da educação musical no currículo escolar Qualificar a ação pedagógica musical a partir da reflexão teórica sobre a prática docente Prever e organizar a ação pedagógica com vistas à formação musical da criança

Enfoques temáticos: 3.1 Aula PRESENCAIAL 3.2 Ritmo e Melodia; 3.3 Métodos de ensino da música; 3.4 Projetos em Educação Musical: conteúdos, procedimentos e materiais. FIM