MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 1.OBJECTIVO Determinar qual o impacto dos aromas na percepção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Academia de Ensino Superior
E_ Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo A Estruturação do Negócio Tema 3.2.
Docente: Cláudia Seabra.
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
MARKETING DE SERVIÇOS E EMPRESARIAIS
VALS A metodologia VALS explora a relação entre atributos psicológicos e comportamento do consumidor Marketing - Licenciatura em Finanças ©Prof. José.
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
Repertório da “Mãe” e do Bebé   VOCALIZAÇÕES INFANTIS E REAÇÕES PARENTAIS Heidi Keller and Axel Schölmerich Osnabrück University Osnabrück, Federal Republic.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Modelos de Pesquisa – Projeto de Pesquisa
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
O que significa efetividade publicitária no mercado de telefonia celular? A interação entre recall publicitário & força da marca, e o impacto sobre futuras.
Modelo Genérico do Comportamento de Compra
Definição do Produto da empresa
O Modelo da Procura e Oferta
Quadro síntese – Escolha do teste estatístico mais adequado
Investimento e Expectativa de Lucros
Key Account Dia Os dados publicados neste estudo são informações coletadas no Shopper Brasil 2011 em uma base de donas de casa consumidoras.
CASCÃO Testes com Utilizadores ao 2º Protótipo Funcional Andreia Santos Ricardo Ribas – Sofia Martins
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
CONTROLE ESTRATÉGICO E RETORNO OPERACIONAL SOBRE INVESTIMENTOS
Trabalho realizado por
Key Account Emblema Extra
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
PRINCIPAIS DELINEAMENTOS DE PESQUISA
Apresentação Vale Descontos
Key Account Walmart Os dados publicados neste estudo são informações coletadas no Shopper Brasil 2011 em uma base de donas de casa consumidoras.
Testes de Hipóteses Caderno de Exercícios Nome
Lavratti.com Slide 1/9 Administração da Qualidade Correlatos da Qualidade Medidas de desempenho empresarial que estão ligadas à Qualidade: Preço Propaganda.
N Incremental n Aprende conceitos estruturais Aprende o conceito de um arco através de exemplos e contra-exemplos a ele fornecidos O Sistema ARCHES de.
Produtos Administração de Portfólio e Desenvolvimento de Novos Produtos Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração.
Comportamento do consumidor
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Comportamento do consumidor
Renata Vianna Mestranda PUC-Rio
Efeitos da Aromaterapia nos Estados de Humor de Bailarinas Clássicas
Análise de Agrupamentos Marcílio Souto DIMAp/UFRN.
Comportamento do Consumidor
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI.
Lançamento de Produtos e Serviços
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
Teste.
PLANEJAMENTO DE IMPLANTAÇÃO
Categorias É um grupo distinto e GERENCIÁVEL de produtos / serviços que os consumidores percebem ser inter-relacionados e / ou substituíveis na satisfação.
principalmente da tutoria,
Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI.
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
PMA Orientações Metodológicas
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
ESTRATÉGIA DE MARKETING
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Estratégias de Marketing
Produzido pela Equipe de Mídias Sociais G&A. Análise junho| 2014 Como não houve investimento em posts pagos durante o mês de Junho, verificamos queda.
Introdução à Microeconomia
Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E -Learning3 Academy The Layers of Presence: A Bio-cultural.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 17 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
Investimento e Expectativa de Lucros De maneira similar que as expectativas futuras sobre a renda na hipótese da renda permanente as expectativas futuras.
Trabalho 2 – Sistemas de Informação e Tecnologia Indústria Fonográfica Tatiani Velardi.
INTRODUÇÃO Com o dinamismo do mercado atual, as indústrias alimentícias têm conduzido testes sensoriais para identificar se os seus produtos preenchem.
Aula Teórica nº 8 Sumário: Continuação da aula anterior. Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 2 Frank e Bernanke (2003), cap. 22 Economia.
Teste.
Teste.
Teste.
Teste\. testes.
Transcrição da apresentação:

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 1.OBJECTIVO Determinar qual o impacto dos aromas na percepção da qualidade dos serviços, produtos e ambientes das lojas.

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 2. IDENTIFICAR AS HIPÓTESES H1. Se a presença de um ambiente com aromas inofensivos vs. Nenhum aroma afecta a avaliação de um comportamento de aproximação/fuga de um ambiente de loja. A presença de um ambiente inofensivo produz avaliações nas lojas que são mais positivos do que os produzidos em ambientes sem aromas.

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? H2. Explorar se o impacto varia conforme a natureza afectiva e a intensidade dos aromas no ambiente. Nota: Armas inofensivos são os considerados não desagradáveis pela maioria das pessoas. (Agradáveis ou neutráis) A presença de um ambiente de aromas inofensivos comparado com os ambientes sem aromas aumenta os comportamentos de aproximação, incluíndo: a)Intenções de visitar a loja; b)Intenções de compra para produtos específicos; c)Tempo real e percebido gasto no ambiente; d)Produtos examinados na loja;

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? H3. A intensidade dos aromas interage com o efeito: a)Baixas intensidades de aromas neutrais produz avaliações mais positivas do que as produzidas com intensidades altas ou baixas dos aromas; b)Intensidades moderadas ou agradáveis produzem avaliações mais positivas do que intensidades altas ou baixas;

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? H4. Intensidades dos aromas interagem com o efeito dos aromas: a)Baixas intensidades de aromas neutrais produzem comportamentos de aproximação do que intensidades de aroma moderados ou altos; b)Intensidades moderadas de aromas agradáveis produzem mais comportamentos de aproximação do que intensidades baixas ou altas destes aromas. Isto ocorre nas: - Intenções de visitar a loja; - Intenções de comprar determinados produtos; - Tempo real e percebido no ambiente; - Produtos examinados na loja;

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? 3. DESCREVER A METODOLOGIA Realização de pré-teste dos estímulos olfactivos (aromas) para identificar a sua qualidade efectiva ; separação da dimensão afectiva dos aromas (bom/mau) da sua dimensão comportamental; Medição com recurso à escala de Fisher de 7 pontos; Verificação de aromas já utilizados numa amostra com 704 pessoas com idade média de 26.1 anos; Análise factorial dos resultados; Realização do teste com 2 aromas e 3 intensidades ( amostra de 308 estudantes)

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 1 - LOJA Objectivo: p<0.05

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 1 - PRODUTO Objectivo: p<0.05

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 2 – Reacções de aproximação/fuga Objectivo: p<0.05

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 3 – Interacção do efeito aromático e a sua intensidade na evolução da compra Esta hipótese não foi sustentada

MARKETING EMPRESARIAL E DE SERVIÇOS Qual o impacto dos aromas no comportamento dos consumidores? HIPOTESE 4 – Interacção do efeito aromático e a sua intensidade na aproximação/afastamento Esta hipótese não foi sustentada