Construção de Comunidades Virtuais de Aprendizagem - uma experiência a nível de Mestrado Maria Helena Menezes ESE de Castelo Branco CIEFCUL 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Educação no contexto do Trabalho
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
RECCRIA PROMOVERESISTE Observatório do Cidadão OC1 OC2 OC3 OC4 OC5 OC6 OC7 OC8.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Agentes Inteligentes e Sistemas Multi- agente (UD5) Construção de Sociedades de Agentes IST- 2004/2005.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PEI – Programa Educacional Individualizado
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Docência universitária: repensando a aula
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Somos todos seres sociais
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Construção de Comunidades Virtuais de Aprendizagem - uma experiência a nível de Mestrado Maria Helena Menezes ESE de Castelo Branco CIEFCUL 2005

A educação, desde os anos 90, passa por uma grande transformação no seu modelo pedagógico, onde o professor fazia o papel de simples transmissor da informação que lhe foi dada.

Os grandes responsáveis por todas estas mudanças no mundo pedagógico são a pressão exercida pela globalização e as novas tecnologias que crescem sem parar. Um dos novos modelos pedagógicos actuais são as COMUNIDADES VIRTUAIS de APRENDIZAGEM.

construção de conhecimento Abordagens de Aprender e Ensinar Mudança de paradigma educacional: transmissão de informação construção de conhecimento - Participação activa do aluno - Contribuição de todos no processo

Comunidades Virtuais de Aprendizagem O que são? Grupo de pessoas Próximas localmente Interesses comuns características sociais, profissionais, ocupacionais, étnicas ou religiosas noções de “espaços sociais”

DUAS DEFINIÇÕES “the entire group of participants and facilitators who meet together for lecturettes, discussions, and sharing” www.eldm.psu.edu/leadershape/terms.html “This term might best be described by what it "looks like" in practice. A learning community looks like people exhibiting genuine respect for each other. It looks like individuals who are comfortable with shared responsibilities and possessing an unflinching curiosity about "hot" issues. It also looks like a place of safety, i.e., a practice field, where new ideas and behaviors may be "tried on" in the pursuit of ways that work rather than right answers” www.fspe.org/linc/glossary.asp

Rheingold no seu livro The Virtual Community (disponível, gratuito, no endereço www.rheingold.com/vc/book/) foi um dos primeiros a estudar o tema, e a usar o nome "comunidades virtuais“ Rheingold afirma que "a comunidade virtual é um elemento do ciberespaço, mas é existente apenas enquanto as pessoas realizarem trocas e estabelecerem laços sociais" e que elas, as comunidades "são agregados sociais que surgem da rede [Internet], quando uma quantidade suficiente de gente leva adiante essas discussões públicas durante um tempo suficiente, com suficientes sentimentos humanos, para formar redes de relações pessoais no espaço cibernético [ciberespaço]."

Segundo Lévy (1999) e Palloff e Pratt (1999), uma comunidade virtual é formada a partir de afinidades de interesses, de conhecimentos, de projectos mútuos e valores de troca, estabelecidos num processo de cooperação.

Sucesso de uma comunidade Dinamizadores da própria comunidade, pois ao contrário do que muitos defendem o que importa não são as regras que se impõem, nem a própria tecnologia, mas as pessoas. Ainda hoje a figura do professor é, quase sempre, relacionada com o "dono" do saber, o 'senhor‘, o que tem que ensinar o caminho, mostrar o 'certo' e o 'errado'.

Neste novo paradigma, o papel do professor tem que mudar. Sender diz que: "Só mudando nossa forma de pensar é que podemos modificar políticas e práticas profundamente enraizadas. Só mudando nossa forma de interagir poderemos estabelecer visões e compreensões compartilhadas, e novas capacidades de ação coordenada [...] A aprendizagem que altera os modelos mentais é altamente desafiadora, desorientadora. Pode ser assustadora ao confrontarmos crenças e pressupostos consagrados, não pode ser feita isoladamente. Só ocorre dentro de uma comunidade de aprendizes." (1998, p. 23). Tem que passar a ser do professor a "função" de agitar, promover a comunicação e a interacção entre as partes, no processo de comunicação.

Lévy diz mesmo que os "Info-mediadores", intermediários e animadores de ciberespaços são peças importantes e devem ser os agentes formativos do processo, trabalhando com um mesmo perfil de trabalho, voltado para as necessidades do grupo. "Os indivíduos toleram cada vez menos seguir cursos uniformes ou rígidos que não correspondem as suas necessidades reais e à especificidade de seu trajecto de vida".

É necessária a vida 'social' de uma comunidade É necessária a vida 'social' de uma comunidade. Essa vida social é o que proporciona o envolvimento, necessário à acção e ao sucesso da própria comunidade. A sensação de "pertencer" ao grupo, ou comunidade, é que leva o indivíduo à colaboração e cooperação. O primeiro requisito de uma comunidade virtual é a formação de um grupo de pessoas que estabelecem entre si relações sociais. Essas relações "são construídas através da interacção mútua" (Primo, 1998) entre os indivíduos, em um período de tempo, tendo a permanência - entendida como espaço temporal contínuo de relacionamento - entre seus requisitos fundamentais (Palácios, 1998).

Palacios caracteriza uma comunidade por: "o sentimento de pertencimento, a territorialidade, a permanência, a ligação entre o sentimento de comunidade, carácter corporativo e emergência de um projecto comum, e a existência de formas próprias de comunicação". O sentimento de "pertença", a noção de que o indivíduo é parte do todo, e que coopera para uma finalidade comum com os demais membros (carácter corporativo, sentimento de comunidade e projecto comum), a territorialidade, a permanência, são condições essenciais para o estabelecimento das relações sociais.

As relações sociais entre os membros de uma comunidade virtual nunca são distantes. Lévy (1999), afirma que nas comunidades virtuais de aprendizagem, as relações on-line estão muito longe de serem frias. Elas não excluem as emoções. A personalidade de cada participante acaba sendo expressa através do estilo de escrita, competências, tomadas de posição, evidenciadas nas relações humanas presentes nas interacções. Líderes surgem naturalmente. Papéis são assumidos claramente. Entre os membros de comunidades virtuais também se desenvolve um forte conceito de "moral social", uma espécie de código de conduta, um conjunto de normas não escritas, que governam as suas relações, principalmente com relação à pertinência das informações que circulam na comunidade, i.e. não é necessário impor o que se "pode" e o que "não se pode" fazer.

A própria comunidade organiza-se e auto-regula-se A própria comunidade organiza-se e auto-regula-se. Todos os membros aprendem lendo as mensagens, e ajudando-se quando uma situação problema ou questão é posta. Durante os processos de interacção, os membros constroem e expressam competências, que são reconhecidas e valorizadas de imediato pela própria comunidade. Tal como afirma Castells (1999) nas comunidades virtuais "constroem-se afinidades, parcerias e alianças intelectuais, sentimentos de amizade e outros, que se desenvolvem nos grupos de interacção, da mesma forma como acontece entre pessoas que se encontram fisicamente para conversar.

Sistemas de computador Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem Estabelecimento de Relações Comunicação e Interacção via Sistemas de computador mediadas por

Comunidade no âmbito do Mestrado em Tecnologias Educativas Turma No âmbito das suas áreas Portal MAMBO Fórum PHPbb Moodle E-mail Fórum PHPbb

Sucesso da experiência Competências de autonomia (manejo do ambiente de aprendizagem) Competências Metacognitivas (interacção com o contexto de aprendizagem) Competencias colaborativas (interacção com o professor e com os colegas) Partilha de informação e conhecimento Competências sociais (sentido de identidade e pertença)

CVA Tradicional Alunos Mais activos, mais participativos Mais passivos, à espera da transmissão do conhecimento Professor Facilitador, guia, dinamizador, também aprendente Responsável pelas decisões, peritos na matéria Metodologia Mais colaborativa, holistica com integração da aprendizagem Mais expositiva, a matéria organizada com base nos valores do professor Recursos Mais diversificados, todos podem contribuir para o acervo e recursos; participantes seleccionam materiais de acordo com necessidades e interesses Escolhidos e distribuídos pelo professor Trabalho Colaborativo; boas relações de trabalho Mais individual; não há tanta partilha do saber

Que futuro?!... “Online education is not the panacea that will cure the ills of education of today. However, if facilitated in a way that incorporates community into the process, it is a way to promote a generation of empowered learners who can successfully navigate the demands of a knowledge society.” (Pallof & Pratts, 1999)

OBRIGADA! Maria Helena Menezes ESE de Castelo Branco Centro de Investigação em Educação- FCUL helena.menezes@mail.ese.ipcb.pt