HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Advertisements

PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
Prof.ª Vilma Maria de Lima
Direito Constitucional
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Introdução ao Direito II
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Legislação Tributária Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
TEMA 09 MÉTODOS DE PESQUISA JURÍDICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ADIN por omissão e ADIN interventiva
DO PROCESSO LEGISLATIVO
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
fontes do direito - a lei -
Processo Legislativo Sumário
NORMATIVIDADE SOCIAL Normas éticas: são as que disciplinam o comportamento do homem, quer o íntimo e subjetivo, quer o exterior e social. Normas religiosas:
Direito Constitucional I
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
Definições importantes
UNIDADE II – Visão Geral do Poder Legislativo
Relações Internacionais
AS FONTES DO DIREITO.

DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
FONTES DO DIREITO TRIBUTÁRIO
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
HIERARQUIA DAS LEIS I – Constituição
PROCESSO LEGISLATIVO Análise da Constituição Federal de 1988 Acadêmico: Renato Pereira Gomes Prof. Orientador: Cecília Caballero Lois Copyright © 1997.
Introdução ao Estudo de Direito
Direito constitucional
LEIS DELEGADAS.
DIREITO CONSTITUCIONAL
ÉTICA.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
a) decretos regulamentares: normas jurídicas, gerais, abstratas e impessoais, estabelecida pelo Poder Executivo da União, do Estado e dos Municípios –
DIREITO ADMINISTRATIVO I
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
DIREITO CONSTITUCIONAL
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 7
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - ESPÉCIES
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 6
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Instituições de Direito Público e Privado
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
FACISA DIREITO CONSTITUCIONAL II Prof. Ms. Rogério Abreu
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
A LEI JURÍDICA.
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
DIREITO TRIBUTÁRIO.
PROCESSO LEGISLATIVO E TÉCNICA LEGISLATIVA
PROCESSO LEGISLATIVO E TÉCNICA LEGISLATIVA
Introdução ao Estudo do Direito
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Atuação Parlamentar Regimento Interno; Elaboração de Proposituras; Pareceres e Pronunciamentos; Tribuna e Comissões Parlamentares.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * Como o direito regula a criação do direito? * Como o direito lida com normas criadas por outros entes “não.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * De onde vem o direito? * Onde podemos conhecê-lo? * Que atos têm poder de criá-lo?
Norma Jurídica. ETIMOLOGIA  PORTUGUÊS: LEI  LATIM: LEX  ITALIANO: LEGGE  FRANCÊS: LOI  ESPANHOL: LEY  INGLÊS: LAW  GREGO: NÓMOS  S. TOMÁS: LIGARE,
Transcrição da apresentação:

HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS

FONTES DE DIREITO SÃO AS FORMAS PELAS QUAIS AS REGRAS SE EXTERIORIZAM, SE APRESENTAM. SÃO ENFIM, “MODOS DE EXPRESSÃO DO DIREITO”

LEI É UM PRECEITO COMUM E OBRIGATÓRIO, EMANADO DO PODER COMPETENTE E PROVIDO DE SANÇÃO

PRECEITO COMUM DIRIGE-SE INDISTINTAMENTE À TODOS OS MEMBROS DA SOCIEDADE E COLETIVIDADE, SEM EXCLUSÃO DE NINGUÉM

OBRIGATÓRIO NINGUÉM SE SUBTRAI AO SEU TOM IMPERATIVO E A SEU CAMPO DE AÇÃO

PODER COMPETENTE A LEI DEVE EMANAR DO PODER COMPETENTE, SE PROVIR DE ÓRGÃO INCOMPETENTE, PERDE A OBRIGATORIEDADE E PORTANTO DEIXA DE SER LEI

PROJETO DE LEI A LEI SE INICIA COM O PROJETO DE LEI. ESTE É SUBMETIDO ÀS DUAS CASAS DO CONGRESSO NACIONAL: CÂMARA DOS DEPUTADOS E SENADO. APÓS APROVAÇÃO NESTAS DUAS CASAS, SERÁ SUBMETIDO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE PODERÁ SANCIONAR OU VETAR A LEI

SANCIONAR ATO PELO QUAL O EXECUTIVO MANIFESTA SUA AQUIESCÊNCIA À LEI ELABORADA PELO LEGISLATIVO

VETAR É A ANTÍTESE DA SANÇÃO

PROMULGAR ATESTAR A EXISTÊNCIA DA LEI E DE SEU CONTEÚDO ATRAVÉS DA PUBLICAÇÃO EM DIÁRIO OFICIAL

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DAS LEIS POR ESSE PRINCÍPIO, A LEI SOMENTE PERDE A EFICÁCIA EM RAZÃO DE UMA FORÇA CONTRÁRIA À SUA VIGÊNCIA.TAL FORÇA É A REVOGAÇÃO, CONSISTENTE NA VOTAÇÃO DE OUTRA LEI, COM A FORÇA DE FULMINAR A SUA OBRIGATORIEDADE A REVOGAÇÃO PODE SER PARCIAL OU TOTAL.

QUANTO A HIERARQUIA AS LEIS SE DIVIDEM EM: -LEIS CONSTITUCIONAIS -LEIS COMPLEMENTARES -LEIS ORDINÁRIAS

LEIS CONSTITUCIONAIS SÃO AS MAIS IMPORTANTES NESTA HIERARQUIA. COLOCA-SE BEM ALTO E ACIMA DE TODAS. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL É A EMANAÇÃO DIRETA DA SOBERANIA NACIONAL. POR ISSO,DEVE SER OBEDECIDA IGUALMENTE POR TODOS

LEIS COMPLEMENTARES DESTINADAS À REGULAMENTAÇÃO DOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS

LEIS ORDINÁRIAS EMANAM DOS ORGÃOS QUE A CONSTITUIÇÃO INVESTIU DA FUNÇÃO LEGISLATIVA

QUANTO A EXTENSÃO TERRITORIAL AS LEIS DIVIDEM-SE EM: -FEDERAIS -ESTADUAIS -MUNICIPAIS *NÃO SE TRATA DE ESCALONAMENTO HIERÁRQUICO, MAS SIM DE UMA DISTRIBUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

MEDIDA PROVISÓRIA EXPEDIDA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM CASO DE RELEVÂNCIA E URGÊNCIA, DEVENDO SER SUBMETIDA AO CONGRESSO NACIONAL NO PRAZO DE 30 DIAS

DECRETOS SÃO ATOS ADMINISTRATIVOS NORMATIVOS, ESTANDO SEMPRE EM POSIÇÃO INFERIOR À LEI E, PORTANTO NÃO PODEM CONTRARIÁ-LA. ATO PRIVATIVO DO CHEFE DO EXECUTIVO FEDERAL (PRESIDENTE DA REPÚBLICA), ESTADUAL(GOVERNADOR DE ESTADO) E MUNICIPAL(PREFEITO)

RESOLUÇÕES SÃO ATOS ADMINISTRATIVOS NORMATIVOS, INFERIORES AOS DECRETOS, CUJA FUNÇÃO É EXPLICAR E COMPLEMENTAR OS REGULAMENTOS

PORTARIAS SÃO ATOS ADMINISTRATIVOS INTERNOS. NÃO PRODUZEM EFEITOS EXTERNOS, ISTO É, NÃO OBRIGAM OS PARTICULARES. NO ENTANTO, VÊM SENDO UTILIZADAS ESTRANHAMENTE PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ( PORTARIA 344/98)