MERCADO DE CONSUMO – LEITURA MACRO DAS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS.

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Transcrição da apresentação:

MERCADO DE CONSUMO – LEITURA MACRO DAS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

Grandes Eventos Público Tendências Divulgação Exposição

Cada vez mais comuns no Brasil e na América Latina Dimensões internacionais Desafios Investimentos Pré-Evento para perdurar Pós-Evento GRANDES EVENTOS / INTERNACIONALIZAÇÃO

Benefícios Infra-estrutura Inovação Visibilidade

POR QUE ESTAMOS AQUI? Saber como tirar maior proveito dos Grandes Eventos Detectar necessidades e propor sugestões

INFORMAÇÃO!

NECESSIDADES SETOR MOVELEIRO PARA O EVENTO DE 2014 Pouco tempo para 2014 Brasileiro deixa tudo para última hora Estudos apontaram que obras e reformas começarão agora para 2014 Empresários (hotéis, restaurantes) precisam dar uma resposta às demandas de público estrangeiro e de Copa do Mundo.

COMO AJUSTAR PRODUTOS AO PÚBLICO DE GRANDES EVENTOS?

a.O que o sabem sobre o Brasil (economia, natureza, diversidade) b.Expectativa quando estiver no Brasil (encontrar todos esses fatores em produtos e serviços) COMO AJUSTAR SERVIÇOS AO PÚBLICO ESTRANGEIRO?

PÚBLICO EUROPEU

Elevada consciência ecológica e sustentável Prezam a organização e a antecedência Investem em viagens culturais (de todos os tipos) CARACTERÍSTICAS

Quem é o Cliente Europeu? Alguém que se informa antes de visitar um lugar ou consumir um produto Alguém exigente Alguém que vai voltar e fazer a propaganda boca-a- boca Investe em sensações (de todos os tipos) CARACTERÍSTICAS

PREVISIBILIDADE DA EUROPA Efeito Surpresa Explorar lugares, produtos e experiências diferentes / exóticas “Explorar”: conhecer, ver, sentir, experimentar “Exótico”: o que para nós é comum, para eles é exótico QUEREM VER ISSO NO MOBILIÁRIO, EMPRESÁRIOS DE VÁRIOS SETORES ESTÃO PROCURANDO ISSO CARACTERÍSTICAS

PÚBLICO LATINO

Deixa tudo para última hora Não se informam muito antes de viajar como o europeu, por isso estão abertos a tudo o que se informam na hora São mais consumistas, investem em produtos que podem levar para a sua terra Imediatistas CARACTERÍSTICAS

70% dos latinos conectam o Brasil com a natureza e inovação 60% dos europeus conectam com a natureza, flora SONDAGEM

TENDÊNCIAS

POR QUE TENDÊNCIAS? Anunciam o gosto e expectativa de boa parte do público/cliente Podem indicar oportunidades de negócio Tendências mundiais e nacionais Chance para empresários se alinharem às tendências

Tendência: Design Exemplos: peças de resíduos florestais com design arrojado Madeira e Móveis

Sustentabilidade x Brasilidade Design criativo, explora a criatividade brasileira Design sustentável, explora a flora brasileira Design para todas as classes

Peças de decoração o mais funcional possível Combinação de design arrojado com utilidade Quando compra algo, o público está buscando exclusividade, experiências e boas sensações Madeira e Móveis

BRASILIDADE Inserir referências da nossa biodiversidade em todas as peças e móveis que forem elaborados Alertar para as preocupações ambientais, produzindo móveis e soluções ecologicamente corretos Madeira e Móveis

Resgatar nas peças quaisquer característica que façam a ligação com a brasilidade e diversidade do Brasil, tratar de recuperar as características que já tem Tudo isso é INFORMAÇÃO! Madeira e Móveis

CLIENTE OCULTO Em nenhum lugar havia mobiliário com esse resgate, exceto em alguns hotéis Oportunidades de mercado Poucos sabem contextualizar a brasilidade Poucos investiram em idiomas Exemplo: ecopizzaria Praia do Francês

Comunicação e Marketing Idiomas Internet DIVULGAÇÃO

OBRIGADO! ATCM