Currículo OS PROFESSORES E OS SABERES

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Transcrição da apresentação:

Currículo OS PROFESSORES E OS SABERES Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar Alex-Sandro P. Cardoso Cláudio S. de Souza Joana D’arc Botelho Maria Rachel Alves

OS CENÁRIOS

Tecnologias de Informação Convergência de Serviços A ERA DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO Telecomunicações Tecnologias de Informação Audio - Visual 1930s Telefone Rádio 1960s Telefone Mainframes TV a P&B 1980s Telefone Computador Pessoal TV a Cores Valor Acrescentado 1990s Telefone, GSM PC portátil, PDA TV Interactiva Voz Internet Vídeo Multimedia Convergência de Serviços 2000 CONVERGÊNCIA = OPORTUNIDADES

A Sociedade de Informação e os Novos Saberes Novas formas de criar Novos processos de produzir Novos modelos de gerir Novas organizações do trabalho Novos mecanismos de entretenimento Novos estilos de vida e diferentes percepções de valores Novas fontes de conhecimento Novos modos de aprender

OS DIFERENTES LOCAIS DE APRENDIZAGEM Mobilidade Mobilidade Escola Escola Local de Trabalho Local de Trabalho Casa Casa

Cenários 2000-2020.....? Sociedade Educativa Idade do Conhecimento Personalizado Comunidades Idade do Conhecimento Segmentado Mercado Laranja Mecânica Uniformizado Burocracia + Corporativismo Indústria Globalização Novo Humanismo

EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL PRODUTIVI DADE DESENVOLVIMENTO PESSOAL EDUCA ÇÃO APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO PESSOAL PRODUTIVI DADE COESÃO SOCIAL

TEMAS FUNDAMENTAIS Comunidades de Aprendizagem “totalmente ligadas” e em rede Aprendizagem ao Longo da Vida Novas Tecnologias/E-Learning

A MUDANÇA TECNOLÓGICA E A ESCOLA

Potencialidades para a renovação da paisagem educativa A promoção de um sistema aberto de saberes. A evolução para tecnologias de aprendizagem ao invés da persistência em meras tecnologias de ensino. A capacidade de catapultar cada estudante para a condição de “investigador”. A plena disseminação de avaliações e testes interactivos em formato digital, com possibilidades de personalização e de classificação em tempo real. A formação de novas redes distributivas compreendendo o potencial de dinamização de comunidades virtuais de aprendizagem. A alavanca para produzir um desmantelamento eficaz do regime massificado de ensino, ou seja, para acelerar o colapso do “ciclo longo” e esclerosado da educação centralizada, mantida pelo modelo industrial. A oportunidade para a aprendizagem intergeracional coligando pais e filhos, professores e alunos, em torno de objectivos comuns de progresso e de realização de uma nova dimensão solidária da aprendizagem inclusiva.

VYGOTSKY, PIAGET, NEWELL & SIMON – “TEORIA CONSTRUCTIVISTA” O conhecimento é construído por cada pessoa. A aprendizagem fundamenta-se na “construção” de sentido São as representações mentais que “impõem” ordem e coerência sobre a experiência e a informação O acto de aprender é sempre interpretativo e inferencial: ele envolve processos activos de raciocínio e de “conversação” com o mundo Os aprendentes competentes são os que dominam aptidões metacognitivas (na autoregulação das “cargas cognitivas”) A aprendizagem é o resultado de esforço pessoal e menos de aptidões naturais A inteligência humana é expansível pelo esforço e pelo estímulo A aprendizagem duradoura sustenta-se na dimensão social do conhecimento As novas tecnologias podem ser poderosos instrumentos “construtivistas” da aprendizagem se forem potenciadas nas suas vertentes eminentemente “relacional” e “motivacional”

APRENDER A QUALQUER HORA, EM QUALQUER LUGAR

OS PROFESSORES E OS SABERES

MATRIZ DE E-COMPETÊNCIAS e-Literacia Corresponde à capacidade individual de utilizar tecnologias digitais nas tarefas laborais, e de utilizar essas tecnologias para aprender no local de trabalho matérias e competências necessárias para o desempenho. e-Proficiência Envolve a capacidade individual de utilizar a Internet para desenvolver trabalho em organizações conhecimento-intensivas, e de aceder a ferramentas e informação para inovar e acrescentar valor aos bens e serviços para cuja produção se contribui. Organizações e- Aprendentes Designa a capacidade de as organizações utilizarem as capacidades individuais de e-literacia e e-proficiência para aprender a nível organizacional de modo a melhorar processos e sistemas que aumentam o desempenho, produtividade e inovação da organização. e-Gestão Estratégica Designa a capacidade das organizações de integrar nos seus processos de gestão e planeamento estratégico as competências acrescidas de inovação e produtividade de trabalhadores e-literatos e e-proficientes, e de potenciar de modo sistemático as características e atributos de organizações aprendentes de que dispõem.

OS QUATRO PILARES DA NOVA APRENDIZAGEM (UNESCO) Aprender a ser Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver juntos

Dimensões Pedagógicas: Indicadores Críticos (PROMETEUS) Papeis Predominantes dos Professores: o professor como orientador da aprendizagem o professor como ‘empreendedor’ de ambientes de aprendizagem o professor como ‘aprendente’ na sala de aula o professor como tutor (discussões online, modelizador, treinador e árbitro, andaimes) o professor como colaborador de alunos o professor como investigador o professor como formador ao longo da vida o professor como membro de uma equipa de professores

CULTURAS APRENDENTES Celebrar a diversidade em contextos aprendentes Promover a “destruição criativa” Disseminar informação, partilhar saberes Aprender com as crises, “agarrar” as oportunidades, distinguir entre mudança necessária e moda transitória Superar o conhecimento fragmentário (paradigma linear) e aprender a lidar com a complexidade Evoluir de saberes objectivos para saberes construídos Sustentar competências meta-cognitivas com conhecimento auto-organizado

OS SABERES DOS PROFESSORES S. sobre área disciplinar S. sobre desenvolvimento humano S. sobre modos de aprender S. sobre recursos curriculares S. sobre tecnologias educativas S. sobre trabalho colaborativo REFLEXIVIDADE ESTRATÉGIAS DE ENSINO