CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE

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Transcrição da apresentação:

CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE

CURRÍCULO FUNCIONAL Proposta educacional que prioriza o desenvolvimento de capacidades que permitam o educando viver e conviver na sua comunidade Proposta educacional Currículo

CURRÍCULO Enfoque terapêutico Enfoque educacional Crescimento como pessoa Crescimento intelectual não leva a crescimento pessoal

CURRÍCULO Conjunto de experiências proporcionadas ao educando tendo em vista seu crescimento e inserção na sociedade Transmite conhecimentos Proporciona vivências

CURRÍCULO Informação Formação Aquisição de saberes Desempenho de papéis sociais Relações inter pessoais Valores Regras

CURRÍCULO PRINCÍPIOS DIRETRIZES METODOLÓGICAS POSTURA DO EDUCADOR Concepções acerca da deficiência Prática pedagógica de sala de aula Relação

Currículo Funcional PRINCÍPIOS Perceber o educando como pessoa Valorização da pessoa X Valorização da deficiência Considerar a pessoa como parte de uma rede de relações

Currículo Funcional PRINCÍPIOS Acreditar que esta pessoa tem capacidades Reconhecer seu direito de viver e conviver na sua comunidade

DIRETRIZES METODOLÓGICAS Maximização de oportunidades Características das atividades propostas Respeito às características do educando

Diretrizes Metodológicas MAXIMIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES Participação Participar em parceria ou fazendo uma atividade comum a seu grupo com seu ritmo e precisão na tarefa Participação máxima Envolvimento passivo Participação independente

Diretrizes Metodológicas MAXIMIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES Interação Escolha Atuação independente Tomada de decisões Autonomia

Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS Cooperativas Resultado final é comum Fator coletivo Interdependência Atividades individualistas

Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS Funcionais Ocorrem no dia-a-dia do educando Facilitam o desenvolvimento de capacidades/ habilidades essenciais a vida na comunidade

Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS Ação educadora em ambientes naturais Heterogêneos Ritmo de vida Pistas e reforço naturais Ambientes simulados

Diretrizes Metodológicas RESPEITO ÀS CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO Adequação à faixa de idade Materiais utilizados Atitudes Ambientes Atividades Preferências Valores

POSTURA DO EDUCADOR Relação professor aluno A parceria com a família e demais pessoas significativas na vida do educando

Postura do Educador RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO Papel de organizador da atividade e mediador das interações Visão positiva do educando Escuta sensível Ajuda na interpretação das situações apresentadas

Postura do Educador RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO Apoio e supervisão no desenrolar da atividade Uso de vocabulário compatível com a faixa etária do educando Uso de roupas compatível com o ambiente educacional

A família como parceira Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO A família como parceira Envolvimento desde o início da experiência educacional Membros ativos e respeitados da equipe educacional Tradição

O educador precisa aprender a trabalhar com o grupo familiar Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Toda família pode e deve ser envolvida no processo educacional de seus filhos O educador precisa aprender a trabalhar com o grupo familiar A família tem informações que são importantes para o desenvolvimento da proposta educacional

Ter pais como parceiros significa: Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Ter pais como parceiros significa: Partilhar responsabilidades Decidir juntos Planejar juntos Trabalhar juntos

Benefícios desta parceria Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Benefícios desta parceria Para o profissional Para os pais Para o educando

Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Criar uma parceria entre pais e educadores não é fácil mas é possível e deve ser tentado

Precisamos de uma proposta pedagógica onde os conhecimentos a serem adquiridos e as melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal possam andar juntos