PROJETO PEDAGÓGICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Máscaras Africanas.
O FOLCLORE BRASILEIRO.
Jardim de Infância Dr Luiz Silveira Professora: Dalva Projeto: O Mundo Encantado Detonador: Visita a biblioteca.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Esta é a escola onde trabalho
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Ateliê Cultural Oficinas Lezanfan 2014
OS TRÊS PORQUINHOS.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ
Diretrizes da Educação Infantil MEC
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Projetos Literários na
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Escola Secundária Fernando Namora
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROJETO.
Tema central e eixos temáticos
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Construção de um jogo de boliche
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
Transcrição da apresentação:

PROJETO PEDAGÓGICO

PERFIL DAS CRIANÇAS NO INÍCIO DO ANO Crianças ansiosas para iniciar a escola; Demonstração de expectativas sobre o que irão fazer; Agrupamento das crianças por vínculo em relação ao ano anterior por afinidade ou gênero; Autonomia das crianças durante a realização das atividades Crianças ativas e falantes

Demonstração de interesse e curiosidade; Crianças que se apropriam do espaço; Confiantes; Cooperativas; Alegres; Amigos, afetuosos; Crianças iniciantes na escola: questionadoras, autônomas, com algumas atitudes de convivência já interiorizadas; Crianças do 1º Estágio apresentando algumas atitudes agressivas.

PRIORIDADE CONSTRUÇÃO e OTIMIZAÇÃO dos espaços e tempos das crianças, pois acreditamos que elas devem ser vistas como protagonistas dos seus fazeres, participando e elaborando de forma ativa e autônoma de sua infância.

M E T A S Promover o conhecimento, o relacionamento franco e a participação das famílias das crianças na vida escolar. Desenvolver a socialização da criança, visando uma boa convivência com o outro, onde todas as relações sejam permeadas por valores éticos, respeitando as diferenças e fazendo uso de valores / princípios importantes para a convivência em sociedade (respeito, solidariedade, cooperação, tolerância, verdade, honestidade, entre outros).

Contribuir para a formação da identidade das crianças como um ser com sua singularidade, história de vida, reconhecendo e valorizando as diferenças existentes entre as crianças e, dessa forma, beneficiando a todas no que diz respeito ao seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos. Interagir com os meios físico e social de forma autônoma. Despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento e aprendizagem. Favorecer o desenvolvimento do pensamento /raciocínio através de situações problematizadoras envolvendo jogos, brincadeiras, histórias. Construir e otimizar espaços e tempos onde as crianças possam desenvolver os diferentes sentidos e a capacidade criadora nas diferentes linguagens.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE SALAS / ESPAÇOS AMBIENTES Sala de Aula Brinquedoteca Sala de Leitura Sala de Música Sala de Vídeo Laboratório de Informática Educativa Pátio (área externa) Parque

PROJETOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS 1º Estágio A ANIMAIS 1º Estágio B CORES QUE NOS FAZEM BEM 1º Estágio C EU, O OUTRO E O MUNDO 1º Estágio D 2º Estágio A 2º Estágio B JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 2 º Estágio C JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 2º Estágio D ARCA DE NOÉ – CONHECER E CUIDAR DOS ANIMAIS 2º Estágio E ÁGUA 3º Estágio A ANIMAIS / PLANTAS 3º Estágio B 3º Estágio C BALEIA AZUL - ÁGUA

PERÍODO INTERMEDIÁRIO 11:00 ÀS 15:00 ALIMENTAÇÃO E HIGIENE PROJETO INFORMÁTICA TODAS AS SALAS

RECURSOS UTILIZADOS Atividades em grupo / individual Exploração das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) Jogos e brincadeiras diversas Jogos e brincadeiras cooperativas Jogos de mesa (dominó, memória, quebra-cabeças, etc)

Exploração a observação do meio físico e natural Conversas na roda Relatos Leitura de histórias Atividades com diferentes portadores de textos Manuseio de livros Projeto “EMPÉSTIMO DE LIVROS” Desenhos

Produção de textos coletivos Escrita espontânea Pesquisa Fotos Laboratório de Informática Atividades culturais / recreativas / eventos / Festas com a participção da comunidade Passeio à FÁBRICA DE CHOCOLATE “CHOCOMUNDO”

Teatro: O tesouro do pirata Pão – duro no Céu Vila Atlântica – Entrando numa suja Teatro na Escola : FOLCLORE Passeio ao Parque das Hortênsias Passeio à Chácara Encantada Festas: PÁSCOA FESTA JUNINA SEMANA DA CRIANÇA FESTA DE NATAL

EXPLORAÇÃO das diferentes técnicas em artes visuais (desenho, pintura, modelagem, recorte, colagem) DRAMATIZAÇÃO MÚSICA IMITAÇÃO DANÇA PROJETO SELF - SERVICE