Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Competências do século 21
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O uso pedagógico das tecnologias na Escola
Criação A Agência de Inovação INOVA Paula Souza foi criada através da Deliberação CEETEPS-6, de 25/11/2010 – publicada no Diário Oficial do Estado de São.
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Conceitos e Gerações de EAD
Tecnologia na educação: reflexões, exemplos, prospecção
CURRICULO +.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem
Cleber de Jesus Ferreira Junior, Me
A tecnologia e os saberes em rede
Profa. Reane Franco Goulart
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Ferramentas de comunicação
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
Como a inovação pode ser uma aliada na melhoria da educação pública? Elementos que devem ser considerados EDUCAÇÃO: SERÁ A TECNOLOGIA UM DIVISOR DE ÁGUAS?
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
Faculdade Piaget - Brasil
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP As novas tecnologias na escola: escolher e implantar hoje pensando no amanhã Prof. Dr. Cesar A. A. Nunes Oort Tecnologia Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP

Informe Horizon Edição Iberoamericana 2010 Horizonte de implantação de um ano ou menos: Ambientes colaborativos Meios sociais Horizonte de implantação de dois a três anos: Conteúdos abertos Móveis www.nmc.org

Quero “ver” o que está acontecendo!

Quero “ver” mais! (www.thinkquest.org)

Estou gostando!

E os alunos?

E a avaliação?

E a avaliação por pares?

Liderando as mudanças (Michael Fullan) Condutores-chave: Engajamento “moral” das pessoas Desenvolvimento de capacidades Compreensão do processo de mudança Desenvolvimento de culturas de aprendizagem Desenvolvimento de culturas de avaliação Foco na liderança para a mudança Promoção continuada da coerência Cultivo do desenvolvimento nos três níveis

A intenção da escola Ético Sistema de Ensino Ensino para a Compreensão (Wiske, Perkins, Gardner) Competências para o Séc. XXI: pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, colaboração, tecnologia, compreensão intercultural, autonomia ... Parâmetros Curriculares, Projeto Político-Pedagógico Resultados SAEB, Prova Brasil ...

Sabedoria digital – extensões digitais e ampliações Ampliação do nosso acesso a dados e informações Ampliação da nossa capacidade de fazer análises profundas Ampliação da nossa capacidade de planejar e priorizar Ampliação do nosso conhecimento sobre o outro Ampliação do nosso acesso a perspectivas alternativas

Ferramentas do mundo de hoje – google docs, wikis

Ferramentas de hoje – Foruns, blogs (moodle, wordpress, blogger …)

Ferramentas de hoje – comunidades, grupos (Twitter, YouTube, Facebook …)

Ferramentas “Web 2.0” com possibilidades de colaboração

Qualificação e ambiente de trabalho Além do e-Learning – Marc Rosemberg - 2008

Aprendizado no mundo do trabalho Além do e-Learning – Marc Rosemberg - 2008

Integração ao mundo do trabalho Além do e-Learning – Marc Rosemberg - 2008

Ambientes para formação e recursos Aula como lição de casa, lição de casa na aula (projetos, discussões ...) Aprendizagem por projetos, desenvolvimento de competências, rotinas de pensamento, escolas para o pensamento ... Videos, animações, simulações (YouTube, Como tudo funciona, Discovery, banco internacional de objetos do MEC ...)

Khan Academy

“Atividades abertas” (com ou sem tecnologia) Schoenfeld (capítulo em “Powerful Learning: what we know about teaching for understanding”. Linda Harling-Dammond, Jossey Bass 2008). Alinhamento entre: Formação Prática Materiais/ Recursos Avaliação

A resposta ao meio Out of Control (Fora de Controle) (Kevin Kelly) Organizações que Aprendem – (A Quinta Disciplina – Cadernos de Campo – Senge et al) Pensamento sistêmico!!! The New Leadership (A Nova Liderança) (Goleman et al) Qualidade Total na Educação (Falconi et al)

Conclusão Ferramentas gratuitas: Moodle, ThinkQuest, Google Apps, YouTube, Wordpress ... Tablets, celulares, netbooks ... Formação para a prática, na prática e da prática (com tecnologia, metodologia, estratégias, avaliação ...) Aceitação da diversidade 8 condutores-chave como checklist