Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP As novas tecnologias na escola: escolher e implantar hoje pensando no amanhã Prof. Dr. Cesar A. A. Nunes Oort Tecnologia Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
Informe Horizon Edição Iberoamericana 2010 Horizonte de implantação de um ano ou menos: Ambientes colaborativos Meios sociais Horizonte de implantação de dois a três anos: Conteúdos abertos Móveis www.nmc.org
Quero “ver” o que está acontecendo!
Quero “ver” mais! (www.thinkquest.org)
Estou gostando!
E os alunos?
E a avaliação?
E a avaliação por pares?
Liderando as mudanças (Michael Fullan) Condutores-chave: Engajamento “moral” das pessoas Desenvolvimento de capacidades Compreensão do processo de mudança Desenvolvimento de culturas de aprendizagem Desenvolvimento de culturas de avaliação Foco na liderança para a mudança Promoção continuada da coerência Cultivo do desenvolvimento nos três níveis
A intenção da escola Ético Sistema de Ensino Ensino para a Compreensão (Wiske, Perkins, Gardner) Competências para o Séc. XXI: pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, colaboração, tecnologia, compreensão intercultural, autonomia ... Parâmetros Curriculares, Projeto Político-Pedagógico Resultados SAEB, Prova Brasil ...
Sabedoria digital – extensões digitais e ampliações Ampliação do nosso acesso a dados e informações Ampliação da nossa capacidade de fazer análises profundas Ampliação da nossa capacidade de planejar e priorizar Ampliação do nosso conhecimento sobre o outro Ampliação do nosso acesso a perspectivas alternativas
Ferramentas do mundo de hoje – google docs, wikis
Ferramentas de hoje – Foruns, blogs (moodle, wordpress, blogger …)
Ferramentas de hoje – comunidades, grupos (Twitter, YouTube, Facebook …)
Ferramentas “Web 2.0” com possibilidades de colaboração
Qualificação e ambiente de trabalho Além do e-Learning – Marc Rosemberg - 2008
Aprendizado no mundo do trabalho Além do e-Learning – Marc Rosemberg - 2008
Integração ao mundo do trabalho Além do e-Learning – Marc Rosemberg - 2008
Ambientes para formação e recursos Aula como lição de casa, lição de casa na aula (projetos, discussões ...) Aprendizagem por projetos, desenvolvimento de competências, rotinas de pensamento, escolas para o pensamento ... Videos, animações, simulações (YouTube, Como tudo funciona, Discovery, banco internacional de objetos do MEC ...)
Khan Academy
“Atividades abertas” (com ou sem tecnologia) Schoenfeld (capítulo em “Powerful Learning: what we know about teaching for understanding”. Linda Harling-Dammond, Jossey Bass 2008). Alinhamento entre: Formação Prática Materiais/ Recursos Avaliação
A resposta ao meio Out of Control (Fora de Controle) (Kevin Kelly) Organizações que Aprendem – (A Quinta Disciplina – Cadernos de Campo – Senge et al) Pensamento sistêmico!!! The New Leadership (A Nova Liderança) (Goleman et al) Qualidade Total na Educação (Falconi et al)
Conclusão Ferramentas gratuitas: Moodle, ThinkQuest, Google Apps, YouTube, Wordpress ... Tablets, celulares, netbooks ... Formação para a prática, na prática e da prática (com tecnologia, metodologia, estratégias, avaliação ...) Aceitação da diversidade 8 condutores-chave como checklist