Natureza e Sociedade 3º Encontro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Discentes: Adneide Carvalho Ana Paula dos Santos Ivone Gomes
Mobilizando o operatório
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
DIRETRIZES CURRICULARES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Projeto de Inclusão produtiva e social
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Educação Ambiental - GPEEA
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Parâmetros Curriculares Nacionais
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal de Uberlândia
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
Conceitos e Procedimentos
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Cristiane Jonas Francisconi
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
twitter.com/funasa.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Natureza e Sociedade 3º Encontro

Retomada Natureza e Sociedade Olhar sensível sobre as questões das vivências humanas Compreensão dos diferentes elementos do mundo presentes no cotidiano Necessidade de redirecionamento da prática em sala de aula

Retomada Organização didática (não é área de conhecimento) Visão integradora das ações humanas na natureza respeitando as especificidades de cada área Conhecimento não é fragmentado Metodologia: Abordagem investigativa Proposta pedagógica: Problematização da realidade Interpretação dos espaços das crianças Favorecer a indagação sobre a realidade vivida

Retomada Possibilitar a abordagem interdisciplinar Ser acessível para as crianças Ter relevância científica e social Possibilitar a elaboração inicial dos conceitos estruturantes Promover procedimentos, atitudes e valores humanos para a vida em sociedade Valorizar as atitudes de: Cuidado com a saúde Qualidade ambiental Respeito à diversidade

Retomada Metodologia: Sensibilização, contextualização e levantamento inicial: Para começo de conversa / a conversa é (caderno de Apoio) Problematização, desenvolvimento do conhecimento e sistematizações parciais A questão é / Atividade de desenvolvimento (caderno de apoio Síntese final ou conclusão O que aprendemos ( caderno de apoio)

Conceitos Estruturantes ou Estruturadores Representação das características gerais de um determinado objeto Conceituar: Ação de formular uma ideia para estabelecer uma definição por meio de palavras

Contribuições dos Conceitos Estruturantes Se relacionam com os diferentes ramificações das ciências Possibilitam que o professor tenha liberdade de ação de acordo com a sua realidade em sala de aula

NATUREZA E SOCIEDADE CONCEITOS ESTRUTURADORES CIÊNCIAS NATURAIS GEOGRAFIA HISTÓRIA ESPAÇO TEMPO MATÉRIA ELEMENTO VIVO E NÃO VIVOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÕES REGULARIDADES ENERGIA EVOLUÇÕES Obs. Estes conceitos são escolhidos pelos envolvidos no processo de acordo com as OCs LUGAR PAISAGEM TERRITÓRIO ESPAÇO – FORMAÇÃO SÓCIO- ESPACIAL TEMPORALIDADES NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO HISTÓRICO MUDANÇAS PERMANÊNCIAS MARCADORES TEMPORAIS SUJEITO HISTÓRICO CULTURA, NATUREZA Conceitos estruturadores: Dar uma idéia rápida dos conceitos que estruturam as disciplinas (Hist., Geog., Cien.; o importante é mostrar que trabalhando numa perspectiva interdisciplinar há conceitos que estruturam o eixo Natureza e Sociedade 8

Conceitos mais inclusivos e menos inclusivos Segundo Ausubel: Importante estabelecer hierarquias conceituais descendente Contribui para o desenvolvimento da estrutura cognoscitiva(processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento)

Exemplo Alimentos Animal Vegetal Mineral Carnes e ovos Frutas Hortaliças cereal legumes água sal

Atividade 1 Em grupos preencher a tabelo com: Conceito(s) mais inclusivo Conceito (s) menos inclusivo

Expectativas de Aprendizagem Noções e o Conceitos PRIMEIRO ANO – LUGAR ONDE VIVEMOS CONCEITO/s MAIS INCLUSIVO CONCEITOS MENOS INCLUSIVOS Unidade 01 AMBIENTE   OBSERVAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE: ANIMAIS DO CONVÍVIO; PLANTAS DO CONVIVIO, PESSOAS DO CONVIVIO, LUGARES , PAISAGENS CUIDADOS PARA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA, ANIMAIS E PLANTAS ACONTECIMENTOS ( NA SALA DE AULA) SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS SER HUMANO E OUTROS ANIMAIS PAISAGENS DOS LUGARES

SEGUNDO ANO – MODOS DE VIVER CONCEITO/s MAIS INCLUSIVO CONCEITOS MENOS INCLUSIVOS Unidade 01 ALIMENTAÇÃO E SAÚDE   IDENTIFICAÇÃO E COMPARAÇÃO TIPOS DE ALIMENTOS: VARIEDADE ADEQUAÇÃO PARA A SAUDE ROTINAS ALIMENTARES E EM FESTAS HABITOS ALIMENTARES NA COMUNIDADE E OUTRAS CULTURAS DIVERSIDADE DE COSTUMES ALIMENTARES E DIFERENTES TEMPOS PERCEPÇÃO E REGISTRO PERCURSOS DIÁRIOS – RELACIONADO A OBTENÇÃO DE ALMENTAÇÃO PONTOS DE REFERÊNCIA – INFORMAÇÕES ENDEREÇOS, RUAS, OBSERVAÇÃO OBJETOS EM DIFERENTES POSIÇÕES: VERTICAIS, LATERIAS, FRONTAIS

TERCEIRO ANO: O QUE COMPARTILHAMOS CONCEITO/s MAIS INCLUSIVO CONCEITOS MENOS INCLUSIVOS UNIDADE 01   FENÔMENOS NATURAIS OBSERVAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, COMPARAÇÃO, RECONHECIMENTO E REGISTRO REGULARIDADES E MODIFICAÇÕES NO CLIMA; DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DOS FENÔMENOS METEREOLÓGICOS DURANTE O DIA REGULARIDADES NA TEMPERATURA (NUVENS E CHUVAS) PERÍODOS CHUVOSOS CORES E FORMAS DE NUVENS DURANTE O DIA PRESENÇA DE UMIDADE E GAROA ALTERAÇÕES PROVOCADAS COMO CONSEQUENCIA DA AÇÃO HUMANA (ENCHENTESS, INFILTRAÇÃO DE ÁGUA EM DIFERENTES TIPOS DE TERRENO RELAÇÃO ENTRE OBJETOS OBSERVÁVEIS NA NATUREZA E ELEMENTOS CULTURAIS (MITOS, LENDAS, BRINCADEIRAS)

QUARTO ANO: O QUE PRODUZIMOS CONCEITO/s MAIS INCLUSIVO CONCEITOS MENOS INCLUSIVOS UNIDADE 01 PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS IDENTIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO, DESCRIÇÃO , COMPARAÇÃOE MAPAS ORIGEM E PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS E NÃO INDUSTRIALIZADOS; CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS NUTRIENTES E DIETA DIGESTÃO DOS ALIMENTOS PERCURSO DOS ALIMENTOS –PRODUÇÃO E COMÉRCIO ORIGEM, LOCAL DE PRODUÇÃO E CONSUMO SETORES DE PRODUÇÃO –AGRICULTURA, PECUARIA, EXTRATIVISMO LOCAIS DE COMERCIALIZAÇÃO LOCAIS DE ABASTECIMENTO NA CIDAE DE SÃO PAULO COSTUMES ALIMENTARES DA CIDADE MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS PROCESSOS DE PREDUÇÃO, CONSERVAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE ALIMENTOS QUE ABASTEÇAM A CIDADE DE SÃO PAULO; MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS RELAÇÕES DE ABASTECIMENTO EM SÃO PAULO, COMPARANDO COM OUTRAS LOCALIDADES PRODUÇÃO AGRÍCOLA: TRABALHO LIVRE E TRABALHO ESCRAVO

QUINTO ANO: COMO NOS COMUNICAMOS CONCEITO/s MAIS INCLUSIVO CONCEITOS MENOS INCLUSIVOS UNIDADE 01 CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: SOCIAIS CULTURAIS E BIOLÓGICAS Corpo humano- órgãos internos do corpo humano relações entre funções biológicas e fatores emocionais, sociais e culturais Nutrição, respiração, circulação e excreção Funcionamento do sistema nervosos Preservação da saúde ambiental – doenças contagiosas, vacinas Sinais vitais- pulsação, freqüência cardíaca Mapas e imagens dos bairros e cidades; Dados sobre a população Representação gráfica de objetos Traços culturais dos grupos sociais História individual ligada a doenças História das doenças, epidemias e ações de combate Doenças na família História estudada em linha de tempo –acontecimentos de curta, média e longa duração

Considerações conceituais C4- Observar a natureza, valorizando cuidados necessários para a PRESERVAÇÃO da água limpa, dos animais e das plantas Ambientalistas preferem o termo CONSERVAÇÃO (visão conservacionistas) Preservação – áreas protegidas não devem ser tocadas Conservação – utilização dos seus recursos sem destruição (sustentabilidade)

Situações didáticas: Possibilitar que as crianças aprendam: Observar Identificar Coletar dados Organizar registros Diferenciar Estabelecer relações de semelhanças e diferenças Classificar Localizar Expressar Representar Estimar Verbalizar suas observações Valorização de atitudes: Respeito às diversidades Bons hábitos de saúde

Habilidades de Pensamento Identificação: Exercício onde se aponta entre diversos elementos aquele que corresponde a um critério previamente definido Comparação: Envolve duas ou mais situações Estabelece relações entre os atributos ou circunstâncias Define Semelhanças Diferenças Aproximações Contradições

Habilidades de Pensamento Conclusão: Examinar e construir um parecer finalizante Identificar: Consequências Implicações Comparar com outros referencias teóricos Aplicação: Capacidade de interferir intelectualmente em situações que exijam conhecimentos para a resolução de problemas Aplicar a teoria em uma situação particular

Habilidades de Pensamento Análise: Exercício dialético que consiste na separação /união de diferentes elementos em busca da compreensão possível da realidade Identificar as partes e suas relações para entender o todo Síntese: A partir da análise, organizar: Os núcleos dos discursos Conceitos Situações ou contextos observados Resumir e organizar as estruturas Compreender o todo a partir da articulação das partes

Habilidades de Pensamento Crítica: Observar com fidelidade um: Fenômeno Ideia ou contexto Ressaltar os aspectos: Positivos Negativos Exercício de desvelar o que está por trás do aparente