EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Advertisements

Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO SAUDOSA MALOCA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Mediação e Linguagem II
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Curso de Especialização em Mídias na Educação
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Profa. Cristina Araújo de Farias
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Política Nacional de Educação e a Formação de Professores Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação Secretária.
Relatório de Proposta de Projeto
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação - MS Coordenadora:
Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Nilene Badeca da Costa Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação – SUPAE Angela Maria.
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Histórias em quadrinhos
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
PROJETO TOSCO EM AÇÃO Maria Nilene Badeca da Costa Secretária de Estado de Educação / MS CASO DE SUCESSO EM MATO GROSSO DO SUL.
Alice no Mundo da Programação
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado.
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL MIGUEL SUTIL - Cód. 278 Rua Francisco Faustino nº 340 – Centro Telefone nº.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
EDUARDO BATISTA AMORIM
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Proposta de atividade, esboço inicial
NOVA ALVORADA DO SUL – MSNOVA ALVORADA DO SUL – MS E. E. DELFINA N. DE SOUZA – EXTENSÃO PANA PROGETEC: APARECIDO RODRIGUES SANTANA MULTIPLICADORA: MARÍLIA.
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: E. E. ANTONIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE e E. E. DR. MARTINHO MARQUES MSN COMO FERRAMENTA.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
De Olho nas Metas Relatório de acompanhamento das 5 Metas do Todos Pela Educação.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

Re(descobrindo) a poesia infantil de Vinícius de Moraes – a poesia musicada

EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS Projeto idealizado pelo professor Edson Benazet, e desenvolvido nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental

Objetivos Despertar nas crianças habilidades e competências para a leitura, a interpretação e a escrita. Possibilitar a criança a expressar oralmente e, aperfeiçoar suas idéias, emitir opiniões por meio de argumentação verbal e extra verbais. Permitir a criança compreender, interpretar a leitura por meio de conclusões, hipóteses sobre aos textos das poesias. Viabilizar a produção e a re(produção textual) de textos poéticos. Trabalhar com os temas transversais referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Descrição das atividades Pesquisa na Internet sobre a biografia do autor Autobiografia: as crianças escreveram sua história; As poesias foram apresentadas uma a uma, usando os recursos do computador: o editor de texto, a planilha eletrônica, apresentação de slides;

O projeto foi iniciado somente com Língua Portuguesa e História, mas devido o sucesso e interesse dos alunos, aos poucos todas as disciplinas foram trabalhadas; Trabalhou-se conscientização de preservação do meio ambiente, por meio de atividades lúdicas: teatro, música,

O projeto permitiu que se abrisse um leque de possibilidades da sua aplicabilidade em outros anos do ensino fundamental e até mesmo no Ensino Médio, adaptando-se à faixa etária, trabalhando-se outros gêneros textuais, e inserindo temas transversais.

Escola Estadual Edwards Correa e Souza Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Nilene Badeca da Costa Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação – SUPAE Angela Maria da Silva Coordenadoria de Tecnologias Educacionais – COTEC Aparecida Campos Feitosa Núcleo de Tecnologia Educacional de Três Lagoas - NTE Marlucia Salim Pelisão Escola Estadual Edwards Correa e Souza