A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Proposta para formação continuada
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011.
JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
OS TRÊS PORQUINHOS.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Rotina na Alfabetização:
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Integração :
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Percepção do Espaço Pela Criança
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretrizes da Educação Infantil MEC
Características da criança: perspectivas teóricas
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Construção de um jogo de boliche
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
A dança na educação infantil
Transcrição da apresentação:

A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.

A criança percorre um caminho de aprendizagens

Há a garantia da variedade e da regularidade de atividades

As crianças são incentivadas a iniciar pequenas explorações.

O Professor organiza oportunidades para brincadeiras.

Brincadeiras diversificadas

Brincadeiras de interesses das crianças

A criança elabora noções onde se misturam a fantasia, o pensamento mágico e algumas tentativas de formulação lógica.

A criança aprende a partir do convívio com outras pessoas.

Atividades livres que as próprias crianças iniciam.

Atividade livre no tanque de areia

Na roda de conversa as crianças aprendem a participar de espaços de conversa coletiva, apoia-se no Professor e na própria memória.

Direito a ter presenca da mãe nos primeiros dias no CEI.

É importante que as crianças tenham acesso às informações fundamentais para a construção de conhecimentos sobre a história da cultura humana.

Estimulo à arte

Estimulo à leitura

Teatro para estimular a alimentação saudável

Projeto de Educação Nutricional

A curiosidade infantil é incentivada.

A curiosidade infantil é explorada pelo Professor.

A criança familiariza-se com a imagem do próprio corpo.

Atividade de pintura com rolinhos.

Atividades com biscuit.

Fantasia e formulação lógica se misturam.

Teatro interativo ao ar livre

A criança brinca não apenas no parque.

Elas brincam em atividades planejadas

ou atividades do interesse delas.

As crianças aprendem diferentes posições espaciais e corporais para desenhar

Reconhecemos e validamos as conquistas de cada criança

Observamos as ações das crianças

As crianças observam outras crianças desenhando e marcam os papéis com suas garatujas básicas

Estimulamos à convivência.

Elaboramos propostas desafiadoras

Experiências do brincar e imaginar.

Exploração da natureza e da cultura

Jogos e brincadeiras são elementos privilegiados para o trabalho corporal

Há possibilidades de introduzir a criança em outras práticas educativas

Workshop do dia das mães

Projeto Laramara(NEE). Exploração de brinquedos.

Crianças podem ser apoiadas a assumir papéis.

Linguagens artísticas.

Os leitores são reconhecidos pelos seus comportamentos

Professores emprestam sua voz aos textos para que os autores possam falar às crianças

As crianças aprendem agir sobre objetos e materiais

A criança observa organizações sociais, hábitos e culturas.

Estimulação às interações infantis

Organizamos atividades em que as crianças podem observar acontecimentos

Festa da Primavera

A importância da natureza

Preservar a natureza para as futuras gerações.

As crianças participam de danças e outras expressões da cultura corporal

Coral dos funcionarios

Coral dos funcionários

Adereços para a Festa da Primavera

As flores

As frutas

O broto

As folhas

As crianças podem aprender imitar gestos

Elas aprendem a dançar ao som de músicas de diferentes gêneros

Exploram o espaço (em cima, em baixo, para frente, para trás, a esquerda e a direita.

O Professor considera preferências, torna-se um forte referencial para elas construírem uma imagem de si.

Festa de Natal

Magia e encantamento

Experiências de apropriação do conhecimento matemático

Exploração do mundo pelo movimento

A criança é estimulada a assumir personagens na brincadeira

As crianças são incentivadas a explorar os diferentes desafios

Desafios possíveis de serem alcançados

As crianças são desafiadas pelas novas situaçãos de aprendizagens

O espaço para brincar assegura a educação numa perspectiva criadora.

Brincar é uma atividade aprendida na cultura que possibilita que as crianças se constituam como sujeitos

A criança lê sem saber ler

A leitura desempenha papel prioritário também no percurso da escrita

Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro e do meio ambiente.

As crianças aprendem a se posicionar na defesa de um planeta Terra seguro.

As crianças aprendem sobre os riscos ambientais.

As crianças aprendem a cuidar do seu ambiente .

A criança conhece narrativas literárias e desenvolve comportamentos leitores.

Favorecemos a organização de atividades que reúnam crianças com diferentes competências corporais.

Disponibilizamos objetos que apoiem as crianças a imitar situações da vida cotidiana.

Favorecemos a autonomia da criança na exploração do ambiente.

Asseguramos a regularidade nas propostas para que possibilite a exploração repetidamente do espaço e do material.

As crianças aprendem a reconhecer as diferentes qualidades do som.

Festa do aniversário das crianças

As crianças aprendem a origem dos alimentos.

As crianças são transportadas para lugares de magia e encantamento.

Reunião de Pais

O Professor oferece às crianças novas informações e propicia experiências diversas.

A criança aprende a se deslocar ou deslocar objetos no espaço.

Elas aprendem a construir brinquedos com sucatas, tocos de madeiras e outros materiais.

As crianças sentem-se atraídas a participar