Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
Advertisements

Execução de Prestação Alimentícia (732 a 735 CPC)
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo
Responsabilidade Patrimonial
Penhora.
Teoria Geral do Direito Privado
Concurso, venda e pagamento
Aula 1 Introdução ao Direito das Obrigações I e II (conceito, importância, características, direitos reais e pessoais, evolução, elementos, fontes e responsabilidade)
Aula 12 Pagamentos especiais
Aula 5 – Obrigações de não fazer Obrigações alternativas Obrigações divisíveis e indivisíveis Prof. Alexandre Guerra.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
Formas especiais de pagamento
Execução das obrigações de pagar quantia certa
Execução das Obrigações de fazer e não fazer
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
Injunções Andreia Portela TSJ Direito Processual.
Outro exemplo 31/03/2017.
Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito
01/04/2017.
01/04/2017.
Documentação Comercial
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
NULIDADE, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO
-Actividade social (980) Artigos do código comercial
BUSCA E APREENSÃO art. 839 a 843 do CPC
DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO
Execução para entrega de coisa certa e incerta
O processo de prestação de contas. O objecto da acção Apuramento e aprovação das receitas obtidas e das despesas realizadas por quem administre bens alheios.
EFEITOS DOS CONTRATOS.
PENHOR, HIPOTECA E ANTICRESE
12/04/2017.
UNIDADE II – NOÇÕES GERAIS DE OBRIGAÇÃO
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
Da ação de consignação em pagamento art. 890 a 900
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA
Execução de Prestação Alimentícia (732 a 735 CPC)
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL
Penhor - É o direito real pelo qual o devedor ou terceiro transfere ao credor, em garantia do débito, a posse de coisa móvel. Exceto: rural, industrial,
ARRESTO 813 a 821 do CPC Conceito: é a medida cautelar de apreensão de bens que tem por fim garantir futura execução por quantia certa. O arresto consiste.
ESPECIALIZAÇÃO DA HIPOTECA LEGAL
EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGA DE COISA
CONTRATOS MERCANTIS EM ESPÉCIE
Medida Cautelar de Caução
LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIAS
AÇÃO PAULIANA (Revocatória).
Unidade 7 Do Pagamento com Sub-rogação
EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA
Execução contra devedor solvente – avaliação e adjudicação Art A avaliação será feita pelo oficial de justiça (art. 652), ressalvada a aceitação.
Alienação Fiduciária.
Responsabilidade Patrimonial Prof.º Arnaldo Maranhão Neto.
Responsabilidade Patrimonial Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito.
EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Armando A Oliveira. Sem prejuízo da venda antecipada (e imediata) os procedimentos da venda deverão ocorrer após: Estar citado o executado (proprietário.
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 11 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO => DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Processo de Execução –Processo Civil IV
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
LEGITIMIDADE ATIVA E PASSIVA.
Riscos do sistema financeiro
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA Acadêmicos: Amanda Maciel; Cibely Saticq; Gláucio Pereira; Julia Mazon e Julyana Brizola.
Alienação Fiduciária. Conceito “Alienação fiduciária é o contrato pelo qual uma das partes aliena um bem para a outra sob a condição de ele ser restituído.
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
Garantias reais e pessoas Instituições e Direito Prof. Rafael Mafei.
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA Segundo Elpídio Donizetti
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Transcrição da apresentação:

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Aquele que pretenda a expurgação de hipotecas, pagando integralmente, aos credores hipotecários, requererá que estes sejam citados para receberem a importância dos seus créditos, sob pena de esta ser depositada. 998º CPC

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Em que consiste a expurgação de hipotecas? Em desonerar o imóvel hipotecado, isto é , em libertar do ónus real da hipoteca que sobre ele pesa. 998º CPC O prédio estava sujeito ao ónus de garantir o cumprimento de determinada obrigação, com a expurgação fica livre desse ónus.

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Em que consiste a expurgação de hipotecas? A coisa hipotecada responde por determinado valor – o da hipoteca. Em termos práticos , essa responsabilidade não ultrapassará o montante do próprio valor da coisa: havendo execução, o valor da coisa dará a medida máxima realizável, para efeitos de hipoteca. Dupla via para a expurgação das hipotecas 998º CPC Requer cautelas – 998º e sgs CPC

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Em que consiste a expurgação de hipotecas? Pagando integralmente , aos credores hipotecários as dívidas a que os bens estão hipotecados Duas vias para a expurgação da hipoteca: Artºs999º,1000º e 1002º Declarando que está pronto a entregar aos credores, para pagamento dos seus créditos, até à quantia pela qual obteve os bens ou aquela em que os estima, quando a aquisição tenha sido feita por título gratuito ou não tenha havido fixação do preço 721º CC

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Quem pode requerer a expurgação de hipotecas? A vantagem constituída pela possibilidade de expurgar só se justifica quando conferida a quem nada tenha a ver com os débitos, a título pessoal. A pessoa adstrita em termos obrigacionais ao cumprimento, tem de efectuá-lo no momento previsto, não podendo antecipá-lo em nome do ónus hipotecário.

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Quem pode requerer a expurgação de hipotecas? O titular da faculdade de expurgar deve registar o seu título de aquisição: ele vai provocar a extinção de um direito hipotecário, registado, sob pena de inexistência ou total ineficácia.

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Pagando integralmente , aos credores hipotecários as dívidas a que os bens estão hipotecados Requerimento para expurgação Prova do facto que autoriza a expurgação; Certidão do registo da transmissão da coisa hipotecada a favor do requerente; Citação dos credores inscritos Dia e hora para o pagamento por temo na secretaria Cancelamento das hipotecas

Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Processos especiais Da expurgação de hipotecas e da extinção de privilégios Declarando que está pronto a entregar aos credores, para pagamento dos seus créditos, até à quantia pela qual obteve os bens ou aquela em que os estima, quando a aquisição tenha sido feita por título gratuito ou não tenha havido fixação do preço Requerimento para expurgação Prova do facto que autoriza a expurgação; Declaração do valor por que obteve os bens ou aquele em que os estima; Certidão do registo da transmissão da coisa hipotecada a favor do requerente; Citação dos credores inscritos Impugnar esse valor Não Impugnam o valor Impugnam o valor Depósito da importância declarada Venda dos bens Cancelamento das hipotecas Depósito do preço e expurgação hipoteca