AMBIENTE DE NEGÓCIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Estudo de Mercados.
Planejamento Estratégico de Marketing
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
Repensando a Logística
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Análise do ambiente de marketing
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
AMBIENTE DE NEGÓCIOS.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Logística e Gerenciamento da
Aula 2 Ambiente de Marketing.
LOGÍSTICA Grupo 97..
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
REPENSANDO A LOGÍSTICA
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Estratégias do agronegócio
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Repensando a Logística
Repensando a Logística
Repensando da logística
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Administração de Marketing I
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
Equipe de Gestão.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Modelo de Planejamento
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
Empreendedorismo ________________________________________
FILOSOFIA EMPRESARIAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Planejamento Estratégico de Marketing
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Disciplina: Direção Estratégica
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

AMBIENTE DE NEGÓCIOS

OBJETIVO FACILITAR A ORDENAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, O ENTENDIMENTO DO QUE É UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS E DE EMPRESAS E POSSIBILITAR O INICIO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS AULA 1 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS

AMBIENTES DE MARKETING PREÇO EMPRESA COMUNICAÇÃO MERCADO AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO CONSUMIDOR CONCORRENTE FORNECEDOR ÍNTERMEDIÁRIOS ECONOMIA LEGISLAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA POLÍTICA GOVERNO ETC PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS RH ETC PESQUISA DISTRIBUIÇÃO PRODUTO

OLHANDO PARA O MUNDO

EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES AGRICOLA INDUSTRIAL DE INFORMAÇÃO FONTE DE CONHECIMENTO PASSADO PRESENTE FUTURO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) TERRA CAPITAL CONHECIMENTO

O AGENTE DAS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES: AS MEGATENDÊNCIAS

ENTENDENDO AS MEGATENDÊNCIA SÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SE FORMAM LENTAMENTE E, UMA VEZ ESTABELECIDAS, NOS INFLUENCIAM POR ALGUM TEMPO ENTRE SETE E DEZ ANOS, OU ATÉ MAIS.

FORMAÇÃO DA MEGATENDÊNCIA NOVOS PARADIGMAS MUDANÇA INOVAÇÃO

MEGATENDÊNCIAS ECONÔMICAS (JÁ INSTALADAS) GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA VIAGENS COMO A MAIOR INDÚSTRIA GLOBAL ÁSIA E AMÉRICAS COMO NOVAS ÁREAS DE OPORTUNIDADES PARADOXO GLOBAL: QUANTO MAIOR A ECONOMIA GLOBAL, MAIS PODEROSOS SERÃO OS SEUS PROTAGONISTAS

MEGATENDÊNCIAS SOCIAIS (JÁ INSTALADAS) TRIUNFO DO INDIVÍDUO RENASCIMENTO DAS ARTES RENASCIMENTO RELIGIOSO DO 3º MILÊNIO ESTILO DE VIDA GLOBAL E NACIONALISMO CULTURAL E O NOVO TRIBALISMO

MEGATENDÊNCIAS POLÍTICAS (JÁ INSTALADAS) A PRIVATIZAÇÃO DO WELFARE STATE A EMERGÊNCIA DE UM SOCIALISMO DE LIVRE MERCADO NOVOS CÓDIGOS DE CONDUTA PARA O SÉCULO 21 QUANTO MAIS DEMOCRÁTICO O MUNDO, MAIS PAÍSES SURGIRÃO

MEGATENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS (JÁ INSTALADAS) ALTA TECNOLOGIA A ERA DA BIOLOGIA A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES

ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

ENCASULAMENTO GRUPOS CLÃS - FECHADOS FAZER DA CASA UM NINHO PROTEGIDO DAS DUREZAS DO MUNDO LÁ FORA. GRUPOS CLÃS - FECHADOS VIDA SOCIAL LIMITADA A UM PUNHADO DE GENTE COM IDÉIAS SEMELHANTES.

AVENTURA, MAS NÃO MUITO VINGANÇA DO PRAZER PARA DIMINUIR A TENSÃO, DIVERSÃO SEM RISCO, COMO REALIDADE VIRTUAL. VINGANÇA DO PRAZER A VOLTA DA COMIDA COM GORDURA, DOS CASACOS DE PELE E OUTROS FRUTOS PROIBIDOS.

PEQUENOS LUXOS APOIO NAS RAIZES CARRO IMPORTADO, VIAGENS, UM BOM VINHO-CARO, MAS VIÁVEL APOIO NAS RAIZES VALORES ESPIRITUAIS DO PASSADO PARA SE FIRMAR NO FUTURO.

A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO

O QUE PODE ACONTECER COM OS MERCADOS NESTES PRÓXIMOS ANOS ?

MERCADOS DECLÍNIO DOS MERCADOS E DA PRODUÇÃO EM MASSA FRAGMENTAÇÃO DO MERCADO EXPLOSÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS ESCOLHAS

MERCADOS DEMANDA POR QUALIDADE E POR RESPOSTAS RÁPIDAS MAIOR COMPLEXIDADE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS

MERCADOS CONCORRÊNCIA ÁGIL / DINÂMICA INTENSA INTERNACIONAL IMPOSSÍVEL MANTER VANTAGEM COMPETITIVA

MERCADOS FORNECEDOR NOVO PARCEIRO PEÇA CHAVE DA CADEIA DE PRODUÇÃO

MERCADOS FABRICANTE/INTERMEDIÁRIO Canal de Distribuição ATACADISTA DISTRIBUIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR O PODER NO CANAL SE DESLOCA DO FABRICANTE PARA O VAREJISTA SURGIMENTO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA AGRE-GANDO VALOR PARA O CONSUMIDOR SURGIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS INTERNA-CIONAIS

MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil) BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE BAIXA RENDA TORNANDO-SE MAIS VELHO EDUCADO PELA GLOBALIZAÇÃO E NO PLANO REAL TORNA-SE CONSICENTE DE SEUS DIREITOS ADQUIRE NOÇÃO DO VALOR DO DINHEIRO MAIS INFORMADO E EXIGENTE (QUALIDADE/CUSTO)

AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO CRESCIMENTO MAIS LENTO DO MERCADO INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA LOCAL E INTERNACIONAL INTENSIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PRODUTOS ANÁLOGOS REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS

AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO MAIOR ATAQUE AOS NICHOS PELOS CONCORRENTES MAIOR SOFISTICAÇÃO DO CLIENTE E SENSIBILIDADE A PREÇOS E SERVIÇOS FORTE PRESSÃO PARA REBAIXAMENTO DE PREÇOS

PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, VISÃO E VALORES

“MISSÃO” É A MANEIRA PELA QUAL A EMPRESA EXERCE O “CORE BUSINESS” OU SEJA, O QUE ELA É HOJE E O QUE DESEJA SER, NO FUTURO, A PARTIR DE AGORA.

“MISSÃO” ELA É DIRETIVA E NÃO LIMITADORA E INDICA: ONDE CONCENTRAR RECURSOS ONDE PROCURAR POR NOVAS OPORTUNIDADES ONDE CONSTRUIR O SUCESSO DA EMPRESA

“MISSÃO” ELA CONTÉM: O negócio da empresa (necessidades a atender) O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)

“VISÃO” DETERMINAM O RUMO A SER SEGUIDO PELA EMPRESA IDENTIFICAM O QUE SE DESEJA REALIZAR SÃO ATEMPORAIS E INDICAM GRANDEZAS, SEM QUANTIFICAÇÃO

“VALORES” CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS QUE A EMPRESA DEFENDE E ADOTA COMO GUIA DE GESTÃO DO SEU NEGÓCIO E DEVEM SER REAIS

FATORES - CHAVE DE SUCESSO ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO

FATORES-CHAVE DE SUCESSO FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCS’s) são aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios

FATORES-CHAVE DE SUCESSO Pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo

FATORES-CHAVE DE SUCESSO Avaliando as empresas-líderes no setor em que nossa empresa atua (ou atuará), podemos nos perguntar: Quais seriam as razões comuns que determinam a liderança destas empresas no mercado ?

FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor Industrial Abastecimento De Matérias-primas Qualidade, Performance E Confiabilidade Dos Produtos Setores de Alta Tecnologia Reputação Da Empresa Capacidade E Velocidade De Inovação Commodities Preços Competitivos Setor Financeiro Credibilidade

FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor de Serviços Agilidade Operacional Suporte Técnico Setor de Bebidas Distribuição Setores de Varejo e Atacado Diversidade De Produtos Disponibilidade De Produtos Setor de Varejo de Combustíveis Localização

FCS’s NA ANÁLISE ESTRATÉGICA O número de FCS’s para uma empresa deve ser REDUZIDO A identificação dos FCS’s facilita e CRIA FOCO na análise de variáveis ambientais críticas de natureza externa e interna ao empreendimento A determinação dos FCS’s depende diretamente da definição da Visão da empresa

AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO AULA 2 CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO AMBIENTE TECNOLÓGICO

CONSTRUINDO CENÁRIOS Seqüência de Montagem: Seleção dos eventos que interfiram com os fatores chaves de sucesso e com a missão da empresa. Construção dos ambientes (econômico, sócio-cultural, político-legislativo e tecnológico) de hoje e sua evolução no tempo Construção da grande história (cenário)

Fatores Ambientais Críticos SELEÇÃO DE EVENTOS Missão: FCS: Ambientes Fatores Ambientais Críticos Econômico 1. 2. 3. X. Sócio Cultural 1. 2. 3. X. Político Legislativo 1. 2. 3. X. Tecnológico 1. 2. 3. X.

AMBIENTE ECONÔMICO SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS FATORES AMBIENTAIS CRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS

AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL FATORES AMBIENTAIS CRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS

AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO FATORES AMBIENTAIS CRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS

AMBIENTE TECNOLÓGICO SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS FATORES AMBIENTAIS CRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS

A GRANDE ESTÓRIA: O CENÁRIO SETORIAL

CONSTRUINDO CENÁRIOS O CENÁRIO É O CRUZAMENTO DOS EVENTOS PREVISTOS PARA O FUTURO, NOS AMBIENTES REGISTRE OS EFEITOS DOS CRUZAMENTOS E NÃO OS EVENTOS CRUZADOS

CONSTRUINDO CENÁRIOS CONTE NUMA GRANDE ESTÓRIA, COMO SERÁ O MUNDO PARA SUA EMPRESA (AMBIENTE DE NEGÓCIOS), NOS PRÓXIMOS 3 ANOS.

AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

AMEAÇA Antevisão de uma situação futura potencialmente desfavorável que, dada sua relevância e grande probabilidade de ocorrência poderá enfraquecer a posição competitiva da empresa e restringir sua capacidade de realizar sua visão (se nada for feito a respeito, é claro !)

OPORTUNIDADE Antevisão de uma situação futura potencialmente favorável à empresa, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para a realização de sua visão, tendo em vista sua grande probabilidade de sucesso