ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.

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ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz

O ensino da Arte no Brasil sofreu influências políticas, econômicas, sociais, históricas e culturais. Antes mesmo de os portugueses aportarem no Brasil,os grupos indígenas já expressavam sua arte, nos valores e crenças, nos objetos do cotidiano – redes, trançados, cerâmicas, pintura corporal, adereços plumários – representando seu modo de ser e de viver.

No séc. XVl, os jesuítas com a intenção de propagar sua fé e garantir a unidade política, trabalhavam o teatro, música, dança e os diálogos em versos, como forma de atrair os indígenas a sua cultura.

No séc. XVll, com a expulsão dos jesuítas do país, o ensino da Arte também passou por reformulações metodológicas, propostas por Marquês de Pombal. Foram instituídos o ensino do desenho geométrico nas aulas públicas de geometria.

. O ano de 1808 – Foi um marco na história econômica e cultural do país, D. João Vl com a corte portuguesa, impulsionou mudanças que atingiram as esferas sociais econômicas, políticas e culturais. A convite de D. João Vl, vieram ao Brasil um grupo de artistas franceses, que trouxeram um estilo técnico europeu, o neoclassicismo, para satisfazer às necessidades da corte (arte para poucos).

Com a Proclamação da República em 1889, os positivistas pretendiam consolidar seu novo regime. Como a Arte é um poderoso veículo para desenvolver o raciocínio, a imaginação e a observação, possibilitando a identificação das leis que regem as formas, foi implantado nas escolas o desenho geométrico, o qual permaneceu no cenário artístico escolar, até os primeiros 20 anos do séc.XX.

As décadas de 1920 – 30, foram caracterizadas por um entusiasmo pela educação e por um otimismo pedagógico. As influências da filosofia humanista, enfatizava a relação existente entre o processo afetivo e cognitivo do educando, indicando uma concepção de Arte como produto interno que reflete uma organização mental. Arte não é ensinada, mas expressa. O centro não é o conteúdo, nem o educador, mas sim, o educando em constante crescimento. * É realizada a semana da Arte moderna – Semana 22.

No ano de 1948, foi fundada a Escolinha de Arte no Brasil. Valorização da Arte infantil, como expressão e liberdade criadora. Arte era considerada fundamental para a educação formal, por desenvolver a criatividade. Fonte de ensino alternativo, como complemento nas atividades escolares.

Nas décadas de – 1950 e 60 – O país vive o momento da industrialização. O ensino da Arte passou a ser destacado nas universidades como a de Brasília, que tinha uma proposta de estudos por meio da Arte – Educação, refletindo a idéia da educação pela Arte.

Essa liberdade criadora foi reprimida na década de - 70 – com a lei 5692/71, imposta pelos militares e tecnocratas, visando o aspecto técnico dos instrumentos artísticos e a expressão pessoal por meio do fazer artístico. Em 1973 foi criado o primeiro curso superior de Educação Artística.

Em 1980,a crescente politização dos educadores, impulsionaram a realização de congressos, seminários e simpósios sobre Arte e a história da Arte,fatos que provocaram discussões, renovações e importantes transformações nesta área.

No início dos anos 90, evidencia-se o descaso pela classe dirigente para o ensino nesta área. Existe a obrigatoriedade no currículo das escolas, mesmo não sendo considerada, por lei, básica na educação. Supervalorização da arte como livre expressão, A criação artística como fator afetivo e emocional, sem a existência do pensamento reflexivo.

Alguns avanços ocorreram: A divulgação da metodologia triangular, que enfatiza o fazer, o apreciar e o conhecer Arte, pela Arte- educadora Ana Mae Barbosa. A presença da imagem da Arte na escola, que possibilita ao educando o contato com o universo da Arte. A elaboração de uma nova concepção de Arte, entendida como uma área do conhecimento humano, com conteúdos próprios e compreendido como um processo de construção de conhecimento. A formação da LDB 9394/96, a qual garante a presença da Arte como área de conhecimento obrigatório no currículo escolar, nos diversos níveis da educação básica.

Esse breve histórico do ensino da Arte no Brasil,nos mostra a trajetória da arte no campo educacional, onde vai gradualmente deixando de ser uma simples atividade auxiliar ou decorativa, para ser compreendida como um processo de construção de conhecimento, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos educandos. Fonte Currículo Básico.