ACOLHIMENTO. ACOLHIMENTO O que é acolhimento?

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Transcrição da apresentação:

ACOLHIMENTO

O que é acolhimento?

O que é acolhimento? Acolher significa apreender, compreender e atender as demandas do usuário,dispensando-lhes a devida atenção,com o encaminhamento de ações direcionadas para sua resolutividade.Assim,acolher é um processo de inclusão do usuário do serviço de saúde na rede integrada de atendimento médico e psicossocial,conforme as expectativas e necessidades- percebidas ou não- do paciente.

Comportamentos que propiciam a comunicação do paciente:

Comportamentos que propiciam a comunicação do paciente: - Comportamento receptivo e calor humano;  - Escuta ativa; - Linguagem clara e acessível, compatível com o nível educacional do paciente; - Disponibilizar informações de modo geral;

Atitudes dos Profissionais de Saúde que favorecem o processo de comunicação e a relação com o paciente

Atitudes dos Profissionais de Saúde que favorecem o processo de comunicação e a relação com o paciente -Postura isenta e ética; -Confidencialidade e sigilo; -Respeito e valorização das diferenças; Valorização da participação do paciente em seu processo de cuidado; -Direito de tratamento.  

Reflexões

Reflexões Profissionais de Saúde: donos da verdade/certo Vaidade: o que fazemos é o melhor/excepcional Visão a respeito das doenças: variáveis culturais, religiosas, etc. Negar os conhecimentos e valores dos clientes: aprender com eles Diretos e deveres dos clientes do serviço de saúde: faze-los pensar que é favor !! Aceitação positiva incondicional.

Adesão ao Tratamento

Adesão ao Tratamento È fundamental iniciar o processo de resgate do individuo a partir de fatores positivos de sua existência e no atendimento de suas necessidades biopsicossociais, econômicas e espirituais. Ambiente agradável, recepção acolhedora e métodos que tenham no individual seu ponto forte. Entendemos que o cliente é um sujeito de direitos, deve ser respeitado. Abordagem não verdadeira (mentiras). Terapia do terror Resolver problemas no 1º encontro Cumprimento de horários Parecer que estão fazendo favor (profissionais).

Rotinas Administrativas (impessoal/desumanizada)

Rotinas Administrativas (impessoal/deshumanizada) Responsabilidade é dos profissionais de saúde por: Despreparo Não saber lidar com conflitos Proteção (integridade física) Preconceito ( ex. drogas,HIV,etc.) Especificidade e especialidade Profissionais responsabilizando outros profissionais

Estrutura Funcional e Física

Estrutura Funcional e Física Instalações físicas e fluxo não são pensados a partir do paciente: Acomodações inadequadas para sala de espera; Corredor estreito e pouco espaço para circulação; Melhores espaços destinados aos técnicos e serviço administrativo; Entrada s/ acesso para cadeirantes.

Estrutura Funcional e Física Funcional: excesso de rotinas administrativas Informações retidas com as pessoas; Desconhecimento e pouca clareza com rotinas e serviços oferecidos; Visão da especialidade “ Isto não é comigo”

Cartazes

Cartazes Código Penal : Decreto Lei nº 2848 de 07/12/1940 Cada um “deve” estar pronto para ouvir, mas, lento para falar e lento para se irritar ... Código Penal :   Decreto Lei nº 2848 de 07/12/1940   Art. 331 Desacatar funcionário público no exercício da sua função ou em razão dela: Pena: Detenção de 06 meses a 02 anos ou multa. 3. Dia ... estaremos fechados das 07x12 hs para reunião de funcionários.