José Salomão Schwartzman

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Como reconhecer? O que fazer.
Os principais espectros do desenvolvimento
AMBULATÓRIO DE ALTO RISCO - FOLLOW UP
Distúrbios Psicomotores
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
José Salomão Schwartzman
ENTREVISTA COM O PROFESSOR
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Aluna: Mikelle Alexandra Ferreira Orientador: Prof. Humberto Corrêa
TDAH Sônia Maia de Farias.
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS
ESTRESSE.
A primeira infância é um excelente investimento. US$ 1.00 investido na infância retorna aproximadamente US$ 7.00* Uma criança pobre freqüentando.
Alexandre de Araújo Pereira Psiquiatra, Msc
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
Transtorno déficit atenção - hiperatividade
Transtornos da Aprendizagem
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
CRIANÇAS ÍNDIGO: Doentes hiperativos ou precursores de um novo homem?
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
MEU ALUNO É ESPECIAL Msc Ingrid M. Carvalho.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade
PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO(PHDA)
Atenção Primária ao Desenvolvimento
Aprendizado depende de:
“Como identificar e conduzir pacientes com TDAH” Rubens Wajnsztejn Faculdade de Medicina da FUABC – Universidade Metodista.
Motivações relacionadas com a dependência
Dra Maria José Martins Maldonado
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH
A medicalização da educação
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade -TDAH
Motivações relacionadas com a dependência
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal.
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH
Hiperatividade.
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Crianças Especiais Crianças Especiais.
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
Transtornos do Neurodesenvolvimento
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”
Faculdade de Medicina 7º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
ESQUIZOFRENIA Infantil
Iane Kestelman. ABDA Objetivos: –Difundir conhecimentos científicos sobre TDAH –Dar apoio a portadores e familiares –Capacitar profissionais de saúde.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Hiperatividade: verdades e mitos Instituto Evoluir – 06/03/2008 Camila Ramos Moreira Fonoaudióloga.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
Esquizofrenia.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

José Salomão Schwartzman

Transtorno de déficit de atenção (TDA) Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDA+H) José Salomão Schwartzman

TDAH: linha do tempo Clements descreve atenção como um déficit em crianças 1966 Bradley; Benzedrina 1937 Déficit de Atenção / Hiperatividade (DSM-III-R) 1987 Criação do MTF 1955 George Still descreveu os sintomas do TDAH 1902 Disfunção Cerebral Mínima 1960 Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (DSM-III) 1980 1994 DSM-IV atualização dos critérios José Salomão Schwartzman

Transtorno de déficit de atenção : prevalência considerado um dos principais problemas comportamentais crônicos da infância causa mais comum de encaminhamento para centros de saúde mental constitui cerca de 40% de todos os encaminhamentos para clínicas de orientação infantil ocorre mais freqüentemente nos meninos numa proporção de 2:1 a 9:1 José Salomão Schwartzman

Prevalência de TDAH (%) Prevalência de TDAH (%) Estudos internacionais de prevalência (Janssen-Cilag) India China Netherlands New Zealand Japan Brazil Ukraine Germany Netherlands/Belgium Switzerland Israel United Kingdom Ireland Canada Spain 5 10 15 20 Prevalência de TDAH (%) 5 10 15 20 Prevalência de TDAH (%) Puerto Rico New York City Pittsburgh Iowa Tennessee Minnesota Oregon Missouri Virginia N. Carolina NY, MI, WI José Salomão Schwartzman

Estudos brasileiros de prevalência do TDAH (Janssen-Cilag) Guardiola et al (Porto Alegre 2000) 3,5 - 3,9% (critérios neuropsicológicos) Barbosa et al (João Pessoa 1997) 3,3% (Escala de Conners) Rohde et al. (Porto Alegre 1999) 5,8% (DSM-IV) (3,2-10,6%) Fleitlich-Bilyk (Taubaté-SP 2002) 1,5% (CID-10 diretrizes de pesquisa) (0,6-2,5%) José Salomão Schwartzman

Transtorno de déficit de atenção : prevalência considerado um dos principais problemas comportamentais crônicos da infância causa mais comum de encaminhamento para centros de saúde mental constituem cerca de 40% de todos os encaminhamentos para clínicas de orientação infantil ocorre mais freqüentemente nos meninos numa proporção de 3:1 José Salomão Schwartzman

Diretrizes diagnósticas do DSM-IV (1994) Seis ou mais dos sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento Seis ou mais dos sintomas de hiperatividade/impulsividade, por no mínimo 6 meses em grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento José Salomão Schwartzman

a. Não presta atenção aos detalhes ou comete erros por descuido (1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. Não presta atenção aos detalhes ou comete erros por descuido b. Apresenta dificuldades em manter a atenção c. Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra d. Não segue instruções e não termina deveres escolares, tarefas rotineiras ou de trabalho e. Apresenta dificuldades com organização O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

b. Apresenta dificuldades em manter a atenção (1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. Não presta atenção aos detalhes ou comete erros por descuido b. Apresenta dificuldades em manter a atenção c. Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra d. Não segue instruções e não termina deveres escolares, tarefas rotineiras ou de trabalho e. Apresenta dificuldades com organização O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

c. Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra (1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. Não presta atenção aos detalhes ou comete erros por descuido b. Apresenta dificuldades em manter a atenção c. Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra d. Não segue instruções e não termina deveres escolares, tarefas rotineiras ou de trabalho e. Apresenta dificuldades com organização O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

(1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. Não presta atenção aos detalhes ou comete erros por descuido b. Apresenta dificuldades em manter a atenção c. Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra d. Não segue instruções e não termina deveres escolares, tarefas rotineiras ou de trabalho e. Apresenta dificuldades com organização O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

e. Apresenta dificuldades com organização (1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. Não presta atenção aos detalhes ou comete erros por descuido b. Apresenta dificuldades em manter a atenção c. Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra d. Não segue instruções e não termina deveres escolares, tarefas rotineiras ou de trabalho e. Apresenta dificuldades com organização O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

(1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: f. Evita ou reluta em dedicar-se a tarefas que exijam esforço mental constante g. Perde coisas necessárias para as tarefas ou atividades h. Distrai-se facilmente com estímulos externos i. Esquece as atividades diárias O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

g. Perde coisas necessárias para as tarefas ou atividades (1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: f. Evita ou reluta em dedicar-se a tarefas que exijam esforço mental constante g. Perde coisas necessárias para as tarefas ou atividades h. Distrai-se facilmente com estímulos externos i. Esquece as atividades diárias O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

h. Distrai-se facilmente com estímulos externos (1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: f. Evita ou reluta em dedicar-se a tarefas que exijam esforço mental constante g. Perde coisas necessárias para as tarefas ou atividades h. Distrai-se facilmente com estímulos externos i. Esquece as atividades diárias O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

i. Esquece as atividades diárias (1) Seis ou mais dos seguintes sintomas de desatenção, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: f. Evita ou reluta em dedicar-se a tarefas que exijam esforço mental constante g. Perde coisas necessárias para as tarefas ou atividades h. Distrai-se facilmente com estímulos externos i. Esquece as atividades diárias O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

a. É inquieto com as mãos, pés ou se remexe na cadeira (2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. É inquieto com as mãos, pés ou se remexe na cadeira b. Levanta-se da cadeira em sala de aula ou em outras situações em que se esperaria que ficasse sentado c. Corre ou pula excessivamente em situações inapropriadas (em adolescentes limita-se a uma sensação subjetiva de inquietude) d. É barulhento nos jogos ou atividades de lazer O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

(2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. É inquieto com as mãos, pés ou se remexe na cadeira b. Levanta-se da cadeira em sala de aula ou em outras situações em que se esperaria que ficasse sentado c. Corre ou pula excessivamente em situações inapropriadas (em adolescentes limita-se a uma sensação subjetiva de inquietude) d. É barulhento nos jogos ou atividades de lazer O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

(2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. É inquieto com as mãos, pés ou se remexe na cadeira b. Levanta-se da cadeira em sala de aula ou em outras situações em que se esperaria que ficasse sentado c. Corre ou pula excessivamente em situações inapropriadas (em adolescentes limita-se a uma sensação subjetiva de inquietude) d. É barulhento nos jogos ou atividades de lazer O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

d. É barulhento nos jogos ou atividades de lazer (2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: a. É inquieto com as mãos, pés ou se remexe na cadeira b. Levanta-se da cadeira em sala de aula ou em outras situações em que se esperaria que ficasse sentado c. Corre ou pula excessivamente em situações inapropriadas (em adolescentes limita-se a uma sensação subjetiva de inquietude) d. É barulhento nos jogos ou atividades de lazer O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

e. Está “a mil por hora” ou age como se fosse movido por um motor (2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: e. Está “a mil por hora” ou age como se fosse movido por um motor f. Fala em excesso g. Responde as perguntas antes de elas terem sido terminadas h. Tem dificuldades em aguardar a sua vez i. Interrompe ou se intromete no assunto dos outros O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

(2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: e. Está “a mil por hora” ou age como se fosse movido por um motor f. Fala em excesso g. Responde as perguntas antes de elas terem sido terminadas h. Tem dificuldades em aguardar a sua vez i. Interrompe ou se intromete no assunto dos outros O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

g. Responde as perguntas antes de elas terem sido terminadas (2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: e. Está “a mil por hora” ou age como se fosse movido por um motor f. Fala em excesso g. Responde as perguntas antes de elas terem sido terminadas h. Tem dificuldades em aguardar a sua vez i. Interrompe ou se intromete no assunto dos outros O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

h. Tem dificuldades em aguardar a sua vez (2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: e. Está “a mil por hora” ou age como se fosse movido por um motor f. Fala em excesso g. Responde as perguntas antes de elas terem sido terminadas h. Tem dificuldades em aguardar a sua vez i. Interrompe ou se intromete no assunto dos outros O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

i. Interrompe ou se intromete no assunto dos outros (2) Seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade/ impulsividade, por no mínimo 6 meses, em um grau mal-adaptativo e inconsistente com o desenvolvimento: e. Está “a mil por hora” ou age como se fosse movido por um motor f. Fala em excesso g. Responde as perguntas antes de elas terem sido terminadas h. Tem dificuldades em aguardar a sua vez i. Interrompe ou se intromete no assunto dos outros O sintoma deve ocorrer freqüentemente José Salomão Schwartzman

Sub-tipos de TDAH (DSM-IV) Predomínio de Desatenção Predomínio de Hiperatividade/ Impulsividade Combinado José Salomão Schwartzman

co-morbidade no TDAH (Biederman e Faraone, 1996) desordem de conduta TDAH 7% 49% 6% 5% 4% 9% desordem de ansiedade depressão 11% 11% co-morbidade no TDAH (Biederman e Faraone, 1996) José Salomão Schwartzman

Etiologia do TDAH fatores genético-familiares: estudos de história familiar, de gêmeos e de adoção adversidade ambiental (biológica) complicações na gravidez e parto vulnerabilidade genética + adversidades ambientais = TDAH José Salomão Schwartzman

Linha do tempo do TDAH hiperatividade impulsividade desatenção Janssen-Cilag José Salomão Schwartzman

Mudanças na sintomatologia do TDAH com o passar dos anos 78% 22% 44% 56% 100 90 Tipo desatento 80 70 % 60 50 40 Tipo combinado 30 20 10 José Salomão Schwartzman Em crianças Em adultos Faraone, et al, J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, 1998;37:185-193. Faraone, et al, Biol Psychiatry, 2000;48:9-20.citado por Janssen-Cilag

Fatores de resiliência José Salomão Schwartzman Fatores de resiliência níveis normais ou elevados de QI classe socio-econômica mais alta ausência de dificuldades de aprendizagem ausência de transtorno de conduta / agressividade ausência de comportamento criminoso nos pais Biederman et al, 1996; Weiss et al, 2000 citado por Janssen-Cilag

não hiperativos não impulsivos não desatentos TDAH: modelo discreto José Salomão Schwartzman

Atenção: modelo discreto número de crianças habilidade de atenção reduzida habilidade de atenção muito boa Atenção: modelo discreto José Salomão Schwartzman

Diagnóstico TDAH é um diagnóstico clínico; testes neuropsicológicos são úteis para avaliar déficits específicos, mas não são suficientemente úteis para o diagnóstico a ponto de serem realizados rotineiramente não existem dados suficientes que indiquem a utilidade de exames de neuroimagem como ferramentas clinicas, embora tais exames sejam promissores em termos de pesquisa AACAP Official Action, 1999 AMA Council for Scientific Affairs, 1998 José Salomão Schwartzman

Escala para professores de Conners, forma reduzida nunca um pouco muito demais 1- irrequieto e hiperativo 2- excitável, impulsivo 3- perturba outras crianças 4- não termina tarefas 5- constantemente em movimento 6- dispersivo, facilmente distraído 7- desejos têm que ser satisfeitos imediatamente 8- chora muito freqüentemente 9- rápidas mudanças de humor 10- crises de birra, explosivo normatizada para o Brasil, Brito 1987 José Salomão Schwartzman

CPT de Conners teste informatizado duração de 14 minutos avalia: acima dos 6 anos versão Kids duração de 14 minutos avalia: desatenção impulsividade vigilância José Salomão Schwartzman

José Salomão Schwartzman

controvérsias Transtorno de déficit de atenção dificuldades no diagnóstico prevalência conduta José Salomão Schwartzman

José Salomão Schwartzman