Administração por Objetivos (APO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Anexo 1.
APO ( Escola de Administração por Objetivos)
Gestão da Produção com foco nos processos
Administração Estratégica
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Processo Administrativo
Referencial Rumo à Excelência
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Gestão da Qualidade – Motivação
TCD- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Aula 04 Processo Administrativo
- Minister (subordinação ou obediência)
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Modelo de plano estratégico
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Teoria Neoclássica.
Funções de administração
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Função da Administração:
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO
Planejamento de estratégias:
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Teoria Geral da Administração
Planejamento Estratégico
CONTROLADORIA X SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Planejamento e estratégia
TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Planejamento Organizacional Integrado
Características Básicas das Empresas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Planejamento OrganizaçãoControle Direção AMBIENTE EXTERNO Entrada Insumos Saídas Resultados Feed - back M. BERENGUER - adm25.ppt.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gestão da Tecnologia da Informação
Controle de Qualidade Total
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Balanced Scorecard.
Planejamento e Estratégia
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Controle da Qualidade Total
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA Planejamento não é mais encarado como um diferencial gerencial, mas sim como uma ferramenta fundamental de sobrevivência das organizações modernas.
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Planejamento estratégico
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

Administração por Objetivos (APO) O pensamento administrativo, em um certo momento, ficou confinado à explicação de teorias. As organizações, cada vez maiores e mais complexas, necessitavam investir no conhecimento da essência, da finalidade última de suas atividades. Principiou, então, a tomar forma uma corrente de pensamento voltada para os objetivos.

Características da APO Estabelecimento conjunto de objetivos entre gerente e subordinado. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição. Interligação entre os vários objetivos departamentais. Ênfase na mensuração e no controle de resultados. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos. Participação atuante das gerências e dos subordinados. Apoio intensivo do staff.

O Processo Participativo e Democrático da APO Ação Individual do Gerente: Proporcionar apoio, direção e recursos Gerente Avaliação conjunta do alcance dos objetivos e reciclagem do processo de APO Formulação Conjunta de Objetivos de Desempenho Ação Individual do Subordinado: Desempenhar as tarefas e alcançar objetivos Subordinado

Fontes de Objetivos Meio Externo Expectativas dos dirigentes Fontes A própria organização Objetivos

Classificação dos Objetivos Internos Lucratividade, crescimento; produtividade etc. 2. Externos Satisfação do cliente; prestígio na comunidade etc. 3. Declarados Declarações oficiais sobre aquilo que uma organização afirma ser seus objetivos. 4. Reais O que fazem de fato os membros da organização.

Os objetivos devem ser: Características dos Objetivos Os objetivos devem ser: CLAROS: fáceis de entender; ESPECÍFICOS: visar um campo determinado; TANGÍVEIS: demarcados e definidos; ALCANÇÁVEIS: passíveis de obter.

O Ciclo Contínuo da APO Fixação dos Objetivos Elaboração do Globais da empresa Elaboração do Planejamento Fixação dos Objetivos Departamentais Avaliação dos Resultados Elaboração do Plano tático do Departamento Revisão dos Planos Desdobramento do Plano Tático em Planos Operacionais Execução dos Planos

Fixação de Objetivos A importância dos objetivos: Proporcionam uma diretriz ou finalidade comum. Permitem o trabalho em equipe e eliminam tendências egocêntricas. Servem de base para avaliar planos e evitam erros. Melhoram as possibilidades de previsão do futuro. Quando os recursos são escassos, ajudam a orientar e prever sua distribuição criteriosa. 1. Critérios para escolha dos objetivos: Atividades com maior impacto sobre os resultados. Objetivo deve ser específico, mensurável e basear-se em dados concretos. Focar objetivos na atividade e não na pessoa. Detalhar cada objetivo com metas subsidiárias. Usar linguagem compreensível e clara. Devem concentrar-se em alvos do negócio e não dispersar atividades. Devem indicar resultados a atingir sem limitar a liberdade de escolha dos meios. 2. Hierarquia de objetivos: Objetivos estratégicos: objetivos organizacionais e globais. Objetivos táticos: objetivos departamentais. Objetivos operacionais: objetivos de cada atividade.

A Hierarquia de Objetivos Retorno sobre o Investimento Empresarial Aumento do Redução do Retorno Investimento Objetivos Organizacionais Departamentais Operacionais Aumento do Redução de Faturamento Custos Utilização Eficiente dos Atuais Recursos Aquisição de Recursos Adicionais Manutenção dos Equipamentos Melhoria dos Aquisição de novos equipamentos Programas de captação de recursos Recrutamento e seleção de novos empregados

Modelo de APO de Humble Planos Estratégicos da Empresa Avaliação e Controle dos Resultados Planos Táticos da Empresa Resultados de cada Departamento Planos de cada Departamento da Empresa

Modelo de APO de Odiorne Superior e subordinado estabelecem objetivos Subordinado propõe objetivos e medidas para seu trabalho Revisão da estrutura da organização Objetivos da organização e medidas de desempenho Acordo comum sobre objetivos do subordinado Abandono de objetivo inadequados Avaliação do desempenho da organização Retroação de resultados periódicos sobre prazos intermediários Avaliação periódica dos resultados Novos Dados

Benefícios e Problemas com a APO Alguns benefícios da APO: Aclaramento de objetivos. Melhoria do planejamento. Padrões claros para controle. Aumento da motivação das pessoas. Avaliação mais objetiva dos resultados. Melhoria do moral. Alguns problemas com a APO: Coerção sobre os subordinados. Aprovação de objetivos incompatíveis. Papelório em excesso. Focalização sobre resultados mais facilmente mensuráveis do que sobre resultados mais importantes. Perseguição rígida de objetivos que poderiam ser abandonados.

A APO em Ambientes Difíceis Algumas recomendações para tempos difíceis: Abandone imediatamente todos os projetos emperrados; Não permita a expansão dos inventários; Venda à vista, sempre que possível; Não congele o salário do pessoal que toma as decisões; Estreite seu relacionamento com o concorrente; Abandone corajosamente produtos não rentáveis; Acompanhe de perto os números da empresa; Fique atualizado com relação aos preços; Acompanhe a liquidez do patrimônio da empresa; Compare a rentabilidade prevista e a real.