Assessoria Organizacional e RP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura Organizacional
Advertisements

FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Estruturas Tradicionais
Organização, Sistemas e Métodos
DISCUSSÃO x DIÁLOGO Numa discussão cada pessoa procura conseguir que sua visão seja aceite pelo outro. Num diálogo a meta não é vencer mas conseguir que.
Assessoria Organizacional e RP
O que é uma estrutura ?.
Comunicação Empresarial
Principais características da Escola de Relações Humanas
Comunicação Interpessoal
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Abrangência do Planejamento
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
Comunicação Causa da comunicação
Professor: Júlio Cesar
Comunicação Empresarial
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
COMUNICAçÃO.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Conceito de Grupo.
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Solidificando seus relacionamentos
Comunicação organizacional
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Fundamentos da Comunicação Social 2º Ten. REP Helena 1 1.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
Estruturas Organizacionais
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Capítulo 1 A administração hoje.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Organização – conceitos introdutórios
Antes de ser grupo, somos individuais.
Sistemas de Informação Prof Paulo Germano. Sistemas de Informação Um sistema de informação é um conjunto de componentes relacionados que recebe, trata,
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
Fundamentos do Comportamento em Grupo
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Comunicação Organizacional
Gerenciamento de Comunicações
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Centro de Educação e Ciências Humanas Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia Social 1 Prof.: Marcus Eugênio.
Questões introdutórias
Comportamento Organizacional
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Introdução à Administração
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
TGA - TEORIA DA COMPORTAMENTAL
GESTÃO ORGANIZACIONAL
A Comunicação nas Organizações Privadas
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Transcrição da apresentação:

Assessoria Organizacional e RP Profª. Patrícia Nascimento

NÍVEIS DE ANÁLISE NA COMUNICAÇÃO Na organização a comunicação assume muitas formas: algumas são totalmente pessoais e interpessoais outras dizem respeito a assuntos internos da organização e outras, ainda se voltam para os vínculos entre a organização e seus ambientes.

Intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico Essas várias formas de comunicação devem ser observadas através dos níveis de análise: Intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico

Intrapessoal? (Fonte / Receptor) É o que se processa dentro do indivíduo. É a capacidade de operar internamente a comunicação (codificar / decodificar). Depende da capacidade , suscetibilidade e do universo cognitivo de cada um. Condições pessoais – físicas e psicológicas Dificuldades e problemas de natureza sensorial Problemas de fala Capacidade de entendimento / raciocínio Fluidez de pensamento e expressão

Intrapessoal? Para melhorar... Mente aberta Ter habilidades no trato da palavra escrita e falada. Habilidades de raciocínio. Alta capacidade de leitura e audição. Boa interpretação.

Interpessoal? (Bilateral) É quando se analisa comunicação entre indivíduos. A relação uma com as outras. É a comunicação entre dois ou mais interlocutores. É a comunicação direta, bilateral, recíproca Como as pessoas se afetam mutuamente Como as pessoas se regulam e se controlam umas com as outras. Elementos inibidores são prejudiciais neste nível.

Organizacional? (Grupal) São as redes e sistemas de dados e fluxos que ligam entre si os membros da organização e esta com o meio ambiente. É a relação da organização com os grupos sociais. Consiste na organização enquanto sistema, comunicar-se com outros sistemas.

Tecnológico? Recai na utilização dos equipamentos mecânicos e eletrônicos. Os programas formais para gerar, armazenar, processar, traduzir e distribuir informações. Preocupação se dirige ao equipamento. Questões de linguagens de canais, especificidade técnica são estudadas neste nível.

FLUXOS COMUNICATIVOS Os fluxos conduzem as mais diferentes comunicações dentro de uma organização, nas mais variadas direções. São eles: Descendentes ou verticais Ascendentes Horizontais ou laterais Diagonal

Comunicação descendente ou vertical É o processo de informações da cúpula diretiva para os subalternos. De cima para baixo. Traduz as normas, filosofia e as diretrizes. Caracteriza-se sobretudo como comunicação administrativa oficial.

Comunicação ascendente O processo é o contrário. São as pessoas situadas no nível inferior que enviam informações para a cúpula. De baixo para cima. Normalmente por meios planejados como: caixa de sugestões, reuniões com trabalhadores, pesquisa de clima organizacional, consultas.

Comunicação horizontal ou lateral A comunicação ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares e as pessoas em posições hierárquicas semelhantes. Entre departamentos, seções, unidades. Se bem conduzida é muito favorável para otimização de recursos e do desempenho organizacional. Favorece a sistematização e uniformização de ideias e informações.

Comunicação diagonal Fluxo em todas as direções, nas mais variadas posições da estrutura organizacional. São mensagens trocadas entre um superior e um subordinado localizado em outra área. Comuns em organizações mais abertas, menos burocráticas. Pode provocar ruídos como by pass ou baipassar.

REDE FORMAL E INFORMAL O sistema de comunicação das organizações flui basicamente por meio de duas redes que convivem simultaneamente: Formal e informal.

Rede formal + informal Os planos e as políticas formais não resolvem todos os problemas existentes em uma situação dinâmica. Estes são preestabelecidos e inflexíveis. Algumas exigências são melhor atendidas através de relações informais, mais flexíveis e espontâneas.

A rede formal de uma organização é o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberada. É uma comunicação formalizada. Vem da estrutura organizacional propriamente dita. É chamada também de comunicação administrativa. Emana pelos mais diferentes veículos impressos, visuais e/ou eletrônicos, levando informes, comunicados, ordens, discursos, portarias. Rege o comportamento, os objetivos, as estratégias e conduz as responsabilidades dos membros da organização.

Com o tempo é adicionado por uma rede informal, também importante, que se baseia nas relações sociais intra-organizativas sendo uma forma mais rápida de atender a demandas mais urgentes e instáveis. É por onde flui informações, aconselhamentos e inclusive, ordens. Por ser mais tática e ágil, a comunicação informal pode vir alterar a formal. É também conhecida como rede de rumores.

Comunicação informal Emerge das relações sociais entre as pessoas. (Líderes e comissões ) Não é requerida e nem contratada pela organização. Pode-se reconhecê-la como efetivamente presente e utilizá-la, quanto ignorá-la ou desestimulá-la. Ela veio para ficar, é parte normal da organização e oferece benefícios.

Comunicação informal Os membros tem a necessidade de receber informações sobre a empresa e como elas afetarão suas vidas. Elas esperam por informações confiáveis e seguras, que nem sempre estão presentes nos canais formais de modo a satisfazer suas curiosidades. Buscam fontes alternativas ou clandestinas.

Comunicação informal Um dos produtos da rede de rumores é o boato, decorrente da ansiedade, insegurança e falta de informação. Exemplos de rede de rumores: Boato, conversas, livre expressão do pensamento, as manifestações dos trabalhadores sem o controle da administração. Deve ser aproveitada para se obter respostas ágeis para as inquietações, facilitar o convívio e a gestão das pessoas (participativa)

Rede de rumores Livre pra fluir em qualquer direção, passar por cima dos níveis de autoridade, pode satisfazer as necessidades sociais dos membros dos grupos, bem como facilitar a execução de tarefas.

Ler e Ler… Texto 2: Comunicação formal x comunicação informal