Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.

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Transcrição da apresentação:

Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática

Esta fase mostra como a área de informática deve ser organiza da na empresa e a sua abrangência dentro da mesma, ou seja, se ela será responsável pelo desenvolvimento e implementação dos Sistemas de Informação e/ou ERP, pelo sistema de comunicação (redes) e automação da mesma, ou se esses serviços serão tercerizados. 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática

Esta fase pode ser desmembrada nas seguintes etapas: Abrangência de Atuação: A informática ficará responsável pelo que na organização (Planejamento da infra-estrutura de TI, desenvolvimento de SI, treinamento, desenvolvimento de estrutura de comunicação, suporte, etc.). Dimensão de atuação. Vinculação Hierárquica: A quem o setor de informática estará vinculado (Presidente, Diretores, Gerentes). Centralização ou Descentralização da área de Informática: O corpo técnico de informática ficará centralizado no DTI ou distribuídos por setores, filiais, etc. 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática

Esta fase pode ser desmembrada nas seguintes etapas: Organograma funcional da área de informática: Especificar a estrutura funcional da área de informática (Gerência, Analista de negócios, Analista de suporte, Administrador de bando de dados, Programadores, Webmaster, Técnicos de manutenção, equipe de treinamento, etc). Definir a quantidade de funcionário por função. Capacitação técnica/requisitos: Especificar os requisitos necessários/qualificação do funcionário para o plano de carreira funcional da organização. Se necessário especificar/determinar, cursos/treinamento para capacitação dos funcionários atuais da organização. 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática

Esta fase pode ser desmembrada nas seguintes etapas: Suporte ao usuário: Especificar os tipos de suporte técnico que o setor de informática poderá prestar (aplicativos, sistemas de informação, redes, internet, hardware, treinamentos,etc). Se possível especificar o líder e o ramal de cada responsável por área. Se terceirizado especificar a empresa, o telefone e o responsável. Segurança Lógica : Especificar a forma/regras da Política de Segurança para o seu ambiente computacional (senhas de acesso as LANs, senha de acesso remoto, senha a sistemas para níveis de usuários, restrições de áreas, backup - responsabilidades, acessos a Internet e s, etc). 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática

Esta fase pode ser desmembrada nas seguintes etapas: Segurança Física : Especificar a forma de segurança física do seu ambiente computacional/território (controle de acesso ao DTI, furto de HW (mouse, cartuchos....) e SW, controle de emprestimo e/ou saída de equipamentos para manutenção (segurança lógica dos dados e do patrimonial – micro) incêndio (extintor, cofre ante chamas) enchentes (nível mais baixo que um rio), refrigeração, controle do ambiente – poeira, entre outros. 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática

Metodologia de desenvolvimento : Utilizar/adotar uma metodologia de desenvolvimento para sistemas de informação (UML, Clássico, Prototipação e Espiral). Definir padronização no desenvolvimento de sistemas (nome de variáveis, programas, rotinas e arquivos, layout de tela e relatório, outros). Definir padronização para documentação (Macro Fluxo, DFD, DER e Diagrama de Descrição de Entidades – help on line) e para os chamados técnicos, suporte, redes e outros – importante para o controle sazonal. Criar um Relatório de acompanhamento técnico diário da infra- estrutura de TI na empresa – agilizar serviços e problemas com a trocas de turnos de trabalho. 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática

6 a Fase - Finalização do Planejamento de Tecnologia da Informação Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas

Nesta fase final da TI, são estimados alguns aspectos sobre a estrutura organizacional, como a reestruturação da Organização, as Pressões exigidas pelo mercado/concorrência sobre a tecnologia a ser adotada, e as alterações e benefícios que este planejamento irá proporcionar para a competitividade da organização em seu mercado de atuação (Relatar as principais alterações da organização). Agora também é o momento de realizar uma análise de Custo x Benefício, considerando os investimentos necessários, os desinvestimentos, as despesas gerais e os benefícios do projeto. 6 a Fase - Finalização do Planejamento de Tecnologia da Informação

Investimentos: Compra de Software Compra de Hardware Treinamento de Pessoal Instalações Custos/Despesas:. Mão de obra de pessoal operacional Manutenção de hardware/software Locação de hardware/software Locação de linhas de comunicação Locação a provedores/portais 6 a Fase - Finalização do Planejamento de Tecnologia da Informação

Benefícios: Segurança, velocidade e precisão das Informações Eficiência e rapidez na tomada de decisão Melhoria de velocidade/erros na comunicação dos dados Compartilhamento de recursos e informações Automação de processos operacionais Aumento da qualidade final do produto Expansão comercial (sem fronteiras - Internet) Eficiência e agilidade no atendimento ao cliente pré e pós venda Outros 6 a Fase - Finalização do Planejamento de Tecnologia da Informação

Programa das ações e responsabilidade - Benefícios: Esta etapa é necessária e essencial para programar as ações e responsabilidades que serão desenvolvidas durante a implantação de TI. A sugestão é fazer um cronograma, utilizando a metodologia do gráfico de Gantt. Existem ferramentas, como o MSProject da Microsoft, que pode auxiliar essa fase de planejamento. 6 a Fase - Finalização do Planejamento de Tecnologia da Informação

FIM.