Tomada de Decisão e Solução de Problemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

BENCHMARKING.
Administração de Sistemas de Informação
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Treinamento para Casais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração Estratégica
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )
Eu sou seu cliente sabia?
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Competência: Compreender as métricas de Software
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Fundamentos de Administração
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
A importância do Planejamento Estratégico
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Aprendendo a ser empreendedor
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
Oficina de Motivação.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Capítulo 1 A administração hoje.
PROCESSO SELETIVO.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
A Liderança transformacional
Qualidade, Processos e Gestão de Software

FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de fiscalização de energia elétrica – a busca pela gestão da qualidade! Tania Aparecida de Oliveira.
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
MASP Método de Análise e Solução de Problemas. 2 OBJETIVO AFAM consultoria técnica Entendimento dos conceitos de não conformidade, disposição, ação imediata,
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Conceitos Estratégias
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

Tomada de Decisão e Solução de Problemas

PROBLEMA Problema: O que dificulta a solução: Falta de informação   Falta de informação Medo do desconhecido Medo do passado Falta de habilidades + conhecimento Imaginação (medo do que não existe) Indecisão (conflito de valores) Falta de opções Influência externa (opiniões)

PROBLEMA Problema: O que dificulta a solução: COMO MUDAR   Falta de informação – criar fontes e meios que informam (ex: relatórios) Medo do desconhecido – buscar conhecer Medo do passado – aceitar o passado e mudar o significado Falta de habilidades + conhecimento - buscar (atitude) Imaginação (medo do que não existe) – controlar pensamentos Indecisão (conflito de valores) – estabelecer critérios p/ decisão Falta de opções – criar opções, pesquisar, pedir opiniões Influência externa (opiniões) – saber quem ouvir

ATITUDE Atitude Positiva Dar Significado Motivação Informação “O fracasso é, simplesmente, uma oportunidade para se recomeçar de forma mais inteligente” Henry Ford

O SABER Competente Consciente Incompetente Consciente Incompetente Inconsciente Competente Inconsciente

A HIERARQUIA DA EXCELÊNCIA REFERÊNCIA EXCELÊNCIA (BENCHMARK) SINERGIA ( 1 + 1 >> 2 ) COMPETÊNCIA AUTOMAÇÃO SIMPLIFICAÇÃO COMPREENSÃO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IMPLEMENTADO CONSCIÊNCIA CONTROLE CAOS INOCÊNCIA SEUS COMENTÁRIOS: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

X Conhecimento Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! O Conhecimento é um Objeto X O Conhecimento é um Processo Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! Devemos criar as condições adequadas para sua geração, transferência, retenção e aplicação!

Processo de Decisão Fato Modelo mental Valores Ação Resultado Interpretação Ação Resultado

Processo de Decisão Fato Modelo mental Valores Ação Resultado Interpretação Ação Resultado Emoção

Air Ação Intenção Resultado O que você fez Porque você fez Processo de Decisão Air Ação Intenção Resultado O que você fez Porque você fez O que ocasionou Ah eu pensei que........

O Air em Ação

Resolução de Problemas RECONHECER A EXISTÊNCIA DO PROBLEMA Qual é o problema? Como deve ser (META)? Quais são os passos que devo seguir para atingir a META? De que recursos irei precisar? Informações sobre o problema (5W 2H) Quais são as alternativas? As pessoas resolvem os problemas de formas bastante diferentes. Os pacientes chegam em nosso consultório embolados em seus problemas, sem conseguir dar conta de questões básicas do dia a dia, o que piora a depressão, aumenta a ansiedade, nem sabem muitas vezes quais são os seus problemas, aonde começam, nem ao mesmo aonde querem chegar. Este é portanto um dos objetivos mais importantes no início da terapia, limpar a área, identificar problemas, resolver questões básicas que sem isso, não há como atingir as grandes metas terapêuticas. As metas precisam ser objetivas, seqüenciais e palpáveis(realistas)

Sentimento Mapa de Mundo Não é a situação que determina o que sentimos e sim a leitura que fazemos dela. Sentimento

Sentimentos O que existe de positivo no problema? Isolar o problema (o fato em si) Focar a solução e não o problema Não fazer parte do problema e sim da solução Mudar o foco de: de quem é a culpa? Para quem pode ajudar?

3 Coisas sobre Problemas Tempo Tamanho Responsabilidade

3 Coisas sobre Problemas Tempo Um problema no casamento: Pensamento Dominante Meu casamento é uma merda (sempre foi?) Mudança de Pensamento Meu casamento não está bom

3 Coisas sobre Problemas Tamanho Brigou com o chefe: Pensamento Dominante Meu chefe não gosta de mim -> ninguém gosta de mim Mudança de Pensamento Estou tendo um problema com meu chefe

3 Coisas sobre Problemas Responsabilidade Brigou com o chefe: Pensamento Dominante A culpa é do meu chefe Mudança de Pensamento O que ele fez? Ou que eu fiz?

Tomada de Decisão Conceito: Tomada de decisão "é o processo de identificar um problema específico e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo". (Stoner & Freeman) Problema é a situação que ocorre quando o estado atual das coisas é diferente do estado desejado.

Execução As 4 Habilidades da Execução: Definir objetivos claros e possíveis Traduzir o objetivo em ações específicas Medir a execução do objetivo (evidências) Se responsabilizar pela execução (mesmo quando delegar parte da execução)

Ferramentas de Apoio

A Técnica do Por que Problema: Estamos com dificuldades de captar associados Por que vocês estão com dificuldades de captar associados? - Porque O mercado é muito competitivo Por que o mercado é muito competitivo? - Porque os concorrentes estão mais bem estabelecidos do que nós Por que eles estão mais bem estabelecidos? - Porque a marca deles é mais bem conhecida Por que a marca deles é mais bem conhecida? - Porque tem melhor aderência O que significa melhor aderência? É ser bem mais reconhecida pelos clientes Solução: Então bastaria melhorar o reconhecimento da marca para aumentar a captação de clientes

Medir/ Avaliar/ Comparar O Ciclo P-D-C-A A P Definir objetivo Definir método Atuar corretivamente Definir recursos Educar e treinar Medir/ Avaliar/ Comparar Executar C D

O Ciclo P-D-C-A PLANEJAR: ( P ): É estabelecer um plano que pode ser um cronograma, um gráfico ou um conjunto de padrões. As metas podem decorrer do plano para casos de recursos limitados ou o plano pode decorrer da meta para recursos ilimitados. EXECUÇÃO( D ): Execução das tarefas exatamente como previstas no plano e coleta de dados para verificação do processo. Nesta etapa é essencial o treinamento no trabalho decorrente do plano. VERIFICAÇÃO ( C ): Partir dos dados coletados na execução, compara-se a meta realizada com a planejada. ATUAÇÃO CORRETIVA (A ): Esta é a etapa onde o gerente detectou desvios e atuará no sentido de fazer correções definitivas de tal modo que o problema nunca volte a ocorrer. Esta atuação é metódica.

Diagrama de Causa e Efeito Diagrama de Espinha de Peixe Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Causa e Efeito Para orientar a análise, sugere-se o seguinte conjunto de causas. Material Máquina Método Homem (mão-de-obra) Meio ambiente Medição (Gerência)

Diagrama de Causa e Efeito

Diagrama de Causa e Efeito

Diagrama de Causa e Efeito

Diagrama de Causa e Efeito

Diagrama de Causa e Efeito Não critique quaisquer idéias. Para encorajar um intercâmbio livre, escreva todas conforme forem mencionadas . Quanto mais idéias forem mencionadas, mais precioso será o diagrama . As idéias de uma pessoa disparam as de uma outra Agrupe várias causas conforme forem mencionadas, para que o diagrama não fique sobrecarregado de causas Compreenda cada causa conforme seja mencionada, para assegurar sua colocação adequada no diagrama. Use a técnica por que, o que, quando, quem, onde e como (5W 2H) Construa um diagrama separado para cada problema. A medida em que um grupo de causas começa a dominar o diagrama, aquele item deveria tornar-se em si um diagrama

Exercícios Por que ocorrem acidentes de transito? Analise a questão usando o diagrama causa-efeito Motorista Veículo Vias de rodagem Fiscalização

Análise do Campo de Força A Favor Contra

Mapa Mental Mapa mental é uma ferramenta de organização de idéias por meio de palavras-chave, cores e imagens em uma estrutura que se irradia a partir de um centro. Os desenhos de mapas mentais favorecem o aprendizado e, conseqüentemente, melhoram a produtividade pessoal.

Mapa Mental Os mapas mentais podem ser usados em qualquer situação que apresente uma estrutura de relações. Seu uso desenvolve a habilidade de organizar e aplicar conhecimentos. Sua estrutura favorece a liberdade de pensamento e, conseqüentemente, a criatividade.

Mapa Mental O convívio com mapas mentais nos ensina a estrutura chamada de pensamento radiante, baseado em possibilidades, alternativas, múltiplos aspectos, níveis. Mudar a forma de pensar nesse nível impacta significativamente a capacidade da pessoa, conduzindo-a a habilidades e modelos mentais mais ricos e com isso enriquecendo e aperfeiçoando suas escolhas.

Mapa Mental Estamos acostumados a formas de pensar lineares: em um modelo de causa e efeito O uso regular de mapas Mentais melhora a estrutura do pensamento

Mapa Mental

Mapa Mental

Mapa Mental

“A EXCELÊNCIA NÃO É UM FEITO, MAS A SEGUIDA REPETIÇÃO DE BONS HÁBITOS” ARISTÓTELES

1. Um coronel encontrou dez soldados vadiando e deu-lhes uma ordem, aparentemente absurda, que deveria ser cumprida imediatamente ou iriam todos presos: "Formar cinco fileiras com quatro soldados em cada!" Para surpresa do coronel, os dez soldados conseguiram cumprir a ordem. Como eles fizeram?