A PRÁTICA E REFLEXÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Formação em ação Segundo Semestre..
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A informática na Educação Indígena
Edna Maria Barbosa Arrebola
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Quando falamos em aprender...
Espaços de participação na escola: práticas e diversidade
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
A relação Professor/ Aluno
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL Educação a Distância
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Tendência Progressista Libertadora
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
/ / Década de SAIR.
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Software Educativo União Educacional-Minas Gerais
Divulgando a Pesquisa.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Por uma educação de qualidade
Docência universitária: repensando a aula
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Conceitos e reflexão sobre a tecnologia educacional.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Escola: Incluir o diverso é possível? PROINAPE – Grupo E.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.
Transcrição da apresentação:

A PRÁTICA E REFLEXÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA Flávio Henrique Faria

1.A MANIPULAÇÃO POLITÍCA DO PROCESSO EDUCACIONAL

2.A REALIDADE DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL

3.O DIÁLOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

4.UMA REFLEXÃO SOBRE A MOTIVAÇÃO

5.NOVAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM MINHAS AULAS DE HISTÓRIA.

1.A MANIPULAÇÃO POLITÍCA DO PROCESSO EDUCACIONAL REFLEXÕES: A EDUCAÇÃO PÓS DÉCADA DE SESSENTA A RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE NO PERCURSO DIDÁTICO O LIVRO DIDÁTICO

2.A REALIDADE DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL Educação e Prazer O educador e a reprodução do sistema A formação do professor O aluno coadjuvante na aprendizagem Ensino público e privado

O DIÁLOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Avaliando minhas metodologias A comunicação e o processo de ensino e aprendizagem A relação entre receptor e emissor

UMA REFLEXÃO SOBRE A MOTIVAÇÃO Avaliando a motivação dos alunos Conhecendo a comunidade escolar Qualidade das aulas de História Um processo de ensino e aprendizagem significativo

NOVAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM MINHAS AULAS DE HISTÓRIA Livros paradidáticos Utilização de vídeos Palestras e visitas Desenhos e Pinturas Atividades de Pesquisa Atividades em grupo Vestibulinho

Debatendo: o negro na sociedade brasileira

Visita ao poder Legislativo

Desenho com carvão – Pré - História

Eleição do Grêmio Estudantil – Apuração

“conhecer não consiste em copiar o real, mas em reagir sobre ele e transformá-lo”. Piaget