_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
Advertisements

Conceitos, âmbito e objetivo
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
RESPONSABILIDADE SOCIAL
FUNDAMENTOS DE MARKETING
_PROPAGANDA DE RP Propaganda Institucional. PP de RP Compra de tempo / espaço. Paga PP - estimular a mudança da opinião – princípios do sec. XX Ivy Lee.
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Plano de Comunicação e Marketing
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Marketing político: comunicação governamental Jul2011.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
As Relações Públicas como ferramenta de Promoção em massa
Glossário de Marketing
Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Comunicação Empresarial
Planejamento Estratégico
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Noções de Relações Públicas
Elaboração, Avaliação Orçamentação de ações e programas Arvore de apostas MOMENTO NORMATIVO ESQUEMA BÁSICO PROJETO DE GOVERNOPLANO PROBLEMAS POR PROBLEMAS.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
Comunicação.
AULA 1 - Comunicação Organizacional
Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais
O QUE É MÍDIA TRAINING?. É a técnica que orienta como agir diante dos jornalistas: Responder de forma clara, precisa, segura; Evitar enganos, distorções.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
O que é Assessoria de Imprensa
Gestão por Competências
PROMOÇÃO: INSTRUMENTO DE MARKETING
Comunicação Organizacional. vídeo Vídeo1 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações.
Estratégias de Comunicação
Comunicação Integrada Empresarial Aula 12. Assessoria Integrada Empresarial Instituições Categorias profissionais Empresas, empresários Artistas Enfim,
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Objetivos e Desafios Empresariais
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial – “Cases” Prof. Esp. Cassius Breda Pereira.
Plano de Comunicação para Empresa Automobilística
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Atuação dos agentes de Controle Social
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação Organizacional Integrada
Técnica de Redação em AI
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Estratégias de Promoção
Revisão de Relações Públicas
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Transcrição da apresentação:

_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2 RP 2

RP como técnica de comunicação Papel bastante diversificado: Com. pessoais, Com. Instituições, Com. Massa; Leva aos públicos propósitos e realizações da empresa. Canal de ligação e entendimento empregador/ empregado. Informar benefícios gerados para comunidade. Informar sobre produtos e serviços e etc.

RP como técnica de comunicação Informação: grande importância para RP. É a divulgação destinada a esclarecer os públicos sobre determinados assuntos. Pessoas pensam e agem de acordo com o que assimilam de informações e as integram. Necessidade intuitiva de serem informadas. Ex. Se negadas – boatos infundados (prejuízo)

RP como técnica de comunicação Ato comunicativo: extremamente complexo. Barreiras no transmissor, receptor, canal. (Cutlip e Center): 8 Cs – Indicações p/ Boa comunicação Credibilidade Contexto Conteúdo Clareza Consistência e continuidade Canais de divulgação. Capacidade de auditório

RP como técnica de comunicação Sistema efetivo de comunicação empresarial: condições básicas. Disposição clara em informar. Resistência. Communicare. Comunicação bidirecional. Via de mão dupla. Reação adequa políticas. Escolha correta dos veículos. (Msg e destinação)

Atividades de Relações Públicas 1)Assessoramento: Consultor sobre as políticas. Sugere e coordena as políticas de comunicação, propaganda institucional, relações industriais, apoio ao marketing, propõe atitudes para tratar os públicos.

Atividades de Relações Públicas 2)Pesquisa: Conhecimento da situação interna/externa, dos problemas de posicionamento. (Kunsh) “só é possível mediante uma pesquisa, um levantamento completo de toda situação existente”. Promove pesquisa de opinião ou administrativa e examina. Analisa clippings e entrevistas com líderes de opinião. Detecta possíveis problemas institucionais.

Atividades de Relações Públicas 3)Planejamento: Formalização dos objetivos e fixação de prioridades de comunicação. Ações institucionais. Propagandas. Programas de RP e etc. Elabora orçamentos para RP. Seleciona pessoal.

Atividades de Relações Públicas 4)Execução Produção da comunicação, material informativo, ações de divulgação, informação e contatos. (Tabela) Divulgação jornalística externa. Comunicação entre empresa e públicos específicos. Eventos e promoções especiais. Gerência de assuntos públicos.

Atividades de Relações Públicas 4)Avaliação: Aferição dos resultados de RP. Durante o processo – Controle – Correção. Através de pesquisa.

RP com Finalidades Institucionais Empresas públicas e privadas. Instituições da Sociedade Civil.(escola, igrejas, associações de classe, ONGs) Governo. Assegurar a criação e projeção de uma imagem institucional positiva.

RP com Finalidades Institucionais “Por identidade (...) deve-se entender a soma das maneiras que uma organização escolhe para identificar-se perante seus públicos. Imagem, por outro lado, é a percepção da organização por aqueles públicos. (...) A minha identidade é o que eu mesmo sou. A minha imagem é aquela em que imagino que pareço.” (Torquato)

RP com Finalidades Institucionais Trabalho institucional: desenvolver uma personalidade como um todo para organização. Como? Criação de conceito. Identidade visual coerente com cultura e valores. Promoção de atividades de interesse público. Relacionar com a grande imprensa. Campanhas de propaganda institucional.

Instrumentos de RP Instrumentos: recursos, meios e as atividades de comunicação para alcançar objetivos de RP. Meios de comunicação: Veículos de massa, interpessoal, formas de comunicação humana. Eventos: organizados para difusão institucional. Atividades de comunicação: Editoração, divulgação, propaganda institucional.

Instrumento de RP: Evento Acontecimentos - atenção do público e da imprensa. Características: atrai atenção, desperta interesse e produz impressões duradoras nas pessoas”. (Canfield) Conceito (no âmbito da comunicação institucional): acontecimentos planejados para que se faça palpável uma determinada imagem de marca/empresa/produto.