Que pedagogias para o século XXI? Reflexões avulso sobre Ludotecnologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 13
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Clube dos Poetas Mortos Clube dos Poetas Mortos
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Quando falamos em aprender...
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Tecnologia e Educação.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
2ª Etapa Minha escola é noticia
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Análise de uma ferramenta ou recurso
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
União Educacional Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Renata Fad Professoras: Gilca Vilarinho Maio / 2007.
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Como elaborar um plano de aula
Instituto A Vez do Mestre
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
.AS TECNOLOGIAS EXISTENTES EM MINHA ESCOLA
Software Educativo Discente:Lucilaine de Fátima Ferreira Prof(a):Gilca Vilarinho dos Santos Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
Uso do Celular na escola NOME: ISABELLA CATARINO Nº14 5ºANO A PROFª LUDMILA.
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Ensinando e Aprendendo com as TICS. Tecnologias na minha Escola Computador Aparelho de Fax Telefone Impressora Televisão DVD Micro-System Retro Projetor.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Que pedagogias para o século XXI? Reflexões avulso sobre Ludotecnologia

Do Toy Story ao Tarzan : - uma viagem no presente com o olhar posto no futuro. Exploração lúdica de software multimédia em Cd-rom e DVD Reflexão sobre o papel do professor no contexto actual de uma sociedade dominada pela tecnologia Retrospectiva vivencial: - a minha infância e a dos meus alunos

O motivo...

A questão... Quantos de vocês já exploraram um bom jogo de computador? Quantos de vocês já viram, pelo menos, 300 vezes o mesmo filme? Quantos de vocês já pensaram seriamente sobre o que fazem os alunos quando não estão na escola?

Toy Story: - o pretexto Woody e Buzz: - a ameaça ao poder instituído A dicotomia e a complementaridade ?

Toy Story: - a síntese Quando um reluzente “ranger” do espaço chamado Buzz Lightyear invade o mundo de um cowboy de corda chamado Woody, desencadeia uma hilariante briga entre brinquedos. Agora o favoritismo de Woody no coração do seu jovem dono está em perigo... assim como as vidas de Buzz e Woody, acidentalmente levados para longe de casa. Ambos terão agora que rever estratégias e ultrapassar diferenças para selar uma amizade que em muito os ajudará na aventura de regresso a casa.

Toy Story: - o convite

Toy Story: - a reflexão A exploração de software educativo em contexto de sala de aula perspectiva uma atitude de inovação pedagógica e incentiva a auto- aprendizagem?

Aspectos a ter em conta na selecção de software educativo: Quem diz que o software é educativo? O interface gráfico é amigável?...e adapta-se à idade dos meus alunos? É interactivo? O que é ser interactivo?

Aspectos a ter em conta na selecção de software educativo: Como reage o software ao erro? E o menu de ajuda?...é mesmo uma ajuda? O som?...é apropriado ou, pelo contrário, é monótono e desajustado? A cor?...provoca distracção e/ou cansaço visual?

Aspectos a ter em conta na selecção de software educativo: A navegabilidade?...posso ir para qualquer lado a qualquer momento? Tem graus diferentes de dificuldade?...pode ajustar-se a diferentes ritmos de (auto)aprendizagem? Tem mecanismos de reforço/correcção?

Conclusão

Do Toy Story ao Tarzan : - uma viagem no presente com o olhar posto no futuro. O DVD – exploração de um potencial emergente (ao nível da pedagogia da Língua escrita e falada) Reflexão sobre motivação e multimédia: –novas etapas na comunicação educacional Crenças e resistências: - ser professor na Era da Cultura Digital