GRUPO FOCAL Para que serve?.

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Transcrição da apresentação:

GRUPO FOCAL Para que serve?

Grupo focal Pergunta certa? Definir pergunta Identificar tendências, foco Desvenda problemas Aprofundar reflexão

Grupo focal Buscar o que é essencial Valores Princípios Motivações Julgamentos e percepções das pessoas

Grupo focal Histórico Ciências sociais, 1941 1950: Marketing Paul Lazarsfeld e Robert Merton 1950: Marketing

Compreender e não inferir nem generalizar Grupo focal Conceitos Perceber aspectos valorativos e normativos Grupo em particular Entrevista coletiva Identificar tendências Compreender e não inferir nem generalizar

Grupo focal Usos Políticas públicas Identificação de problemas Definir o objetivo da pesquisa Planejamento Como atingir os objetivos Implementação Ajuste aos planos originais Avaliação Lições para o futuro

Grupo focal Usos 4 áreas: aplicáveis a outras áreas de conhecimento Qualquer fase de um projeto Marketing: 1950 e 1980 Identificar tendências, preferências, hábitos e percepções do consumidor Percepções sobre estímulos: ex. filme Cultura, comunicação de massa, etc

Grupo focal Usos Grande potencial para complementar pesquisas Antes ou depois Aplicação: extremamente vasta Cuidados na aplicação e interpretação

Grupo focal Vantagens Sinergia do grupo Interação entre entrevistados (enriquece respostas) Flexibilidade na condução do roteiro Profundidade e qualidade das verbalizações e expressões

Grupo focal Desvantagens Controle reduzido do moderador sobre dados gerados Pode não refletir comportamento natural (laboratório) Influência de opiniões Recomendações: ouvir, explorar temas, buscando impressões, aprofundar conhecimento NÃO ATENDEM A DADOS ESTATÍSTICOS

ROTEIRO NÃO É CAMISA DE FORÇA! Grupo focal Como planejar? Elaboração do roteiro de entrevistas Objetivo da pesquisa, foco Obter tipos específicos de informação Evitar: Questões com resposta “sim” ou “não” Questões longas, complexas, com partes difíceis de se compreender oralmente ROTEIRO NÃO É CAMISA DE FORÇA!

Grupo focal Como planejar? Roteiro = guia Aproveitar “deixas” dos participantes para mudar de assunto

Grupo focal Elaboração de roteiros Evitar: Questões longas, complexas, com diversas partes Questões com respostas de uma ou duas palavras Ordenadas do geral para específico Ordenadas por importância das questões CUIDADO COM A ORDEM DAS PERGUNTAS!

Grupo focal Elaboração de roteiros Número de perguntas: geral, até 12 Grupos homogêneos: mais rápidos Grupos heterogêneos: mais devagar

Grupo focal Elaboração de roteiros Tipo de questões: Desestruturadas Livre resposta Como você pensa...? O que vocês sente...? Quem você levaria a uma ilha deserta...?

Grupo focal Elaboração de roteiros Tipo de questões: Estruturadas Foca em um tipo particular de resposta O que vc pensa sobre a segurança do fusca? Quais os pontos fortes da faculdade? Como você vê a mulher no anúncio? Estreitar respostas

Grupo focal Público-alvo Necessidade do pesquisador Nível socioeconômico e acadêmico semelhante Evitar inibições e constrangimentos Não usar chefia e subordinados Não usar participantes repetidos ou curto espaço de tempo Diversidade de perfil: enriquece

Grupo focal Perfil do moderador/facilitador Conduzir reunião/entrevista Não induz respostas Maior número de pessoas participem/ interação entre membros Conhece tema Conhece principais conceitos e clareza dos objetivos Interromper com delicadeza e objetividade os monopolizadores Não manifesta opinião Assegura participação de todos Flexibilidade e atenção para redirecionar tema

Grupo focal Papel do documentador Anota tudo, observa Facilitar análise de dados Transcrição, no preenchimento da planilha Registra comentários verbais e não verbais Identifica respondentes por números ou letras e não nomes Não interpreta anotações: “o que quis dizer”

Grupo focal Disposição da sala 7 5 8 4 9 3 10 11 2 12 1 M

Participantes/Temas Questões Grupo focal Modelo de planilha Participantes/Temas Questões R1 R2 R3 T1 T2 T3 T4 T5 T – Temas/questões R - participantes

Grupo focal Apresentação e Introdução Iniciar: boas vindas, agradecimento, auto-apresentação dos participantes, exposição de objetivos, confidencialidade, papel do documentador e eventuais observadores

Grupo focal Apresentação e Introdução Em seguida Falar sobre a técnica Não é avaliação Não existem respostas certas e erradas Reforça importância da participação de todos Lanche ao final

Grupo focal Relatório Transcrição literal do texto (verbal e não verbal) Agrupar depoimentos em categorias Respostas espontâneas Respostas socialmente aceitas Respostas pistas (continuidade da investigação)

Grupo focal Ética Preservar confidencialidade dos dados Cliente não tem acesso ilimitado às informações Limites estabelecidos no planejamento Preservar identidade dos participantes Percepções e crenças

Grupo focal Tendências Observação em dois níveis (visibilidade total dos participantes) Grupos conduzidos por telefone Grupos bi-laterais Focus groups globais, via tv

Grupo focal Recomendações Reunião de feedback Administrar liberdade Condução e análise Identificar pistas e conexões

Grupo focal Conhecer sala de pesquisa qualitativa na Empírica

Referências Bibliográficas BARROS, A e DUARTE, J. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006. p. 180 – 192.