DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
“OLHAR O FUTEBOL ATRAVÉS DO MICROSCÓPIO”
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Planejamento e organização no Treinamento Desportivo.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
MISSÃO: formar professores de educação física
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
O que saber - Princípios do Treinamento
COMO FUNCIONA - QUEM FAZ
O QUE SABER.
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Encontros de Escolas de Futebol OBJECTIVOS GERAIS (A.F.Guarda) Possibilitar a todas as crianças do nosso distrito a possibilidade de praticar futebol.
Aquecimento Desportivo
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Treinamento Funcional
CAPACIDADES FÍSICAS BÁSICAS
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
PSICOPEDAGOGIA.
Metodologia de Ensino da Educação Física
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Metodologia de Ensino da Educação Física
Subsistema de Desenvolvimento
O esporte e a saúde psicológica Prof. Dr. Dante De Rose Junior EEFEUSP - Depto. De Esporte.
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
Sequência Pedagógica da Dança
Adaptação/Treino.
Apoio: Lagoa, 30 de Maio 2014 ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA
TREINAMENTO DESPORTIVO
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
Rosana Fachada Daniela Marcondes
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Prof. José Roberto Medina
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
O Treinamento de Velocidade
Aptidão Física Educação Física II.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
Bases Metodológicas do Condicionamento Físico Prof. José Alex Cantuária.
ESTRUTURA DO EXERCÍCIO
Termo de Terminalidade
O papel da competição na infância e adolescência na perspectiva do ciclo de vida MÓDULO I TEORIA E PRÁTICA Encontro II 12 de maio 2012.
Transcrição da apresentação:

DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL Treinamento é a soma de solicitações corporais repetidas, executadas em espaços de tempo determinados, destinadas a aumentar o rendimento, as quais levam a modificações morfológicas e funcionais do organismo (Hollman apud Tubino e Moreira 2003). Treinamento é o conjunto de procedimentos tendentes a conduzir um ser humano ao máximo de suas possibilidades físicas (Andrivet, Leclerq e Chignom – França apud Tubino e Moreira 2003). O Treinamento ou “aperfeiçoamento” é o coroamento da aprendizagem propriamente dita e da fixação. É a especialização, e como tal, é condicionado ao grau de formação integral (intelectual, física, emocional e social), e nunca apenas em relação ao grau de formação técnica ou de capacidade individual (Daiuto – Brasil).

No treinamento os atletas preparam-se para atingir um objetivo específico, fisiológico, isto é, melhorar as funções orgânicas, aprimorando o desempenho. Dessa forma, busca-se que o atleta aumente suas habilidades e capacidades de trabalho e desenvolva, também fortes traços psicológicos, muitas variáveis fisiológicas, psicológicas e sociológicas estão envolvidas no treinamento, que é, em geral, uma atividade sistemática de longa duração, graduada de forma individual e progressiva (Bompa 2002). O treinamento desportivo é o conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta à sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado (Dantas 1995).

O treinamento desportivo é o conjunto de procedimentos utilizados na preparação de pessoas/atletas para as diversas perspectivas de exercício do direito às práticas esportivas: Esporte educação - Esporte educacional. - Esporte escolar. No esporte lazer. No esporte rendimento (Tubino e Moreira 2003). E também no fitness. Segundo Mantivéiev (1986, p. 32), "[...] é a forma básica de preparação do atleta. É a preparação sistematicamente organizada por meio de exercícios que de facto constitui um processo pedagogicamente estruturado de condução de desenvolvimento do atleta [...]".

O treino desportivo apresenta-se como uma atividade física de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções: fisiológicas e psicológicas, com  o objetivo de superar tarefas mais exigentes do que as habituais (Bompa 2002). A explicação de treinamento desportivo de Weineck "[...] sugere a definição de ‘treinamento esportivo’ como sendo o processo ativo complexo regular planificado e orientado para melhoria do aproveitamento e desempenho esportivo" (WEINECK 1999). O treinamento corporal é um conjunto de procedimentos pedagógicos, metodológicos e organizacionais que visam levar o indivíduo a sofrer “adaptações”: motoras, fisiológicas e psico-sociais, buscando de forma sistemática atingir um objetivo previamente proposto (Cruz 2011).

Ciências aplicadas ao desenvolvimento do treinamento.