MÉTODO CIENTÍFICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Metodologia Científica
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Prof. Everton da Silva Correa
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
contexto profissional
Fluxograma da pesquisa.
Ciência e Conhecimento científico
O que é um Resumo Expandido?
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Pesquisa: Conceitos e Definições
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho de conclusão de curso
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Psicologia ou as Psicologias
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Tipos de Conhecimento Humano
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
TEMA E PROBLEMA.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
O que é pesquisa científica?
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Conceitos e Modalidades
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia Científica
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
O que é conhecimento?.
Finalidades da pesquisa científica
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
Transcrição da apresentação:

MÉTODO CIENTÍFICO

Atitude Científica x Senso Comum

SENSO COMUM Definição: É o conhecimento acumulado no cotidiano o qual pecorre o caminho que vai do hábito à tradição. Quando estabelecida, passa de geração para geração. O senso comum integra, de um modo precário, o conhecimento humano.

SENSO COMUM Características do senso com comum: *São subjetivos, isto é, exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro; * São generalizadores, pois tendem a reunir numa só opinião ou numa idéia coisas e fatos julgados semelhantes;

SENSO COMUM Características do senso comum: *Em decorrência das generalizações, tendem a estabelecer relações de causa e efeito entre as coisas ou entre fatos; *São qualitativos, pois as coisas são julgadas pelas pessoas como grandes ou pequenas, doces ou azedas, quentes ou frias, etc.

SENSO COMUM Características do senso comum: *Por não compreender o que seja investigação científica tende a identificá-la com a magia, considerando que ambas lidam com o misterioso, o incompreensível; *As certezas cotidianas e o senso comum de nossa sociedade ou de nosso grupo social cristalizam-se em preconceitos como os quais passamos a interpretar toda a realidade que nos cerca e todos os acontecimentos.

ATITUDE CIENTÍFICA CONCEITO: É um sistema ordenado e coerente de preposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais complexo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias. A teoria científica permite que uma multiplicidade empírica de fatos aparentemente muito diferentes sejam compreendidos como semelhantes e submetidos às mesmas leis e vice-versa.

ATITUDE CIENTÍFICA Características da atitude científica: * É objetivo, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas; * É quantitativo,isto é, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem ser diferentes; * É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes.

ATITUDE CIENTÍFICA Características da atitude científica: * Só estabelecem relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com outros semelhantes ou diferentes; * Surpreende-se com a regularidade, a constância, a freqüência, a repetição e a diferença das coisas e procura mostrar que o maravilhoso é um caso particular do que é regular, normal, frequente;

ATITUDE CIENTÍFICA Características da atitude científica: * Formular uma teoria geral sobre o conjunto dos fenômenos observados e dos fatos investigados, isto é, formular um conjunto sistemático de conceitos que expliquem e interpretem as causas e efeitos, as relações de dependência, identidade e diferença entre todos os objetos que constituem o campo investigado.

SENSO COMUM X ATITUDE CIENTÍFICA A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.

PASSOS NA PESQUISA CIENTÍFICA A disposição de tratar com fatos e não com as opiniões; A rejeição ao saber da autoridade; A disposição de aceitar fatos, mesmo quando eles são opostos aos seus desejos; A capacidade de ficar sem uma resposta, até que seja encontrada uma resposta satisfatória; Tendência a evitar conclusões prematuras até que tenha encontrado as resposta plausíveis;

INTRODUÇÃO A PESQUISA TEMA DA PESQUISA: - Indica o assunto que se deseja estudar; - O importante é a elaboração, que ele se torne algo “concreto”, determinado, preciso; - Para tanto é necessário observar a realidade que nos interessa de maneira cuidadosa e persistente; - Fazer uma boa consulta a livros, períodicos, etc.

TEMA Indica a área na qual se deseja desenvolver um trabalho, neste caso, de cunho científico Significa uma área de interesse a ser investigado. Trata-se, então, de uma delimitação ainda bastante ampla, tendo várias possibilidades de abordagens (qualitativos ou quantitativa, sociais ou biológicas. Não confundir TEMA com TÍTULO.

PROBLEMA Após escolhido o tema, o projeto de pesquisa vai solicitar a formulação do problema. Costuma ser apresentado na forma de uma proposição interrogativa. Formular um problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade, com a qual nos defrontamos e pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas caracterísitcas.

PROBLEMA Exemplo: A aplicação de um novo método de ensino aos alunos do ensino médio do Colégio X produzirá aumento de rendimento escolar? Deseja saber se a aplicação de um novo método de ensino traz aumento de rendimento escolar aos alunos do ensino médio do Colégio X. (Interrogativa indireta)‏

HIPÓTESE O enunciado dela vem logo após a formulação do problema. É uma tentativa que se faz para explicar o que se desconhece, uma suposição provisória e deverá ser testada para verificar sua validade. Critérios: Tem que ser plausível, consistente, específica, verificável, clara, simples, econômica e explicativa. Pode vir na forma: “Se X, então Y”. Se isso acontece, então aquilo poderá mudar.

TEMA / PROBLEMA / HIPÓTESE Tema: A influência de tóxicos em crimes de homicídios cometidos por delinqüentes juvenis em Goiânia. Problema: A maior incidência de crimes de homicídios cometidos por delinqüentes jovens em Goiânia, encontra-se entre os viciados em tóxicos? Hipótese: (1) Existe uma equivalência entre os números de homicídios praticados por delinqüentes toxicômanos e não-toxicômanos; (2) A maior parte dos homicídios praticados por delinquentes juvenis em Goiânia encontra-se entre os viciados em craque.