Alteridade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
GERENCIANDO O CONFLITO
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
Administração de Conflitos e Negociação
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
CULTURA ORGANIZACIONAL
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Liderança e Trabalho em Equipe MBA em Gerência de Projetos.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Um foco na Ética.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
Os tipos de comportamento no meio social
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
O TERAPÊUTA É O MELHOR PROFISSIONAL, QUANDO TORNA- SE O MELHOR PACIENTE DE SI MESMO!
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
CULTIVANDO A HONESTIDADE
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
INTELIGÊNCIA RACIONAL
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
Comunicação Empresarial
O ingresso na Universidade
ASSERTIVIDADE.
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
O Impacto do Equilíbrio Emocional na Liderança
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Solidificando seus relacionamentos
Programação Neurolingüística
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Os Estilos de Liderança
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Um foco na Ética.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
ENFRENTANDO OBJEÇÕES.
CULTURA ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Bom dia.
Negociação Para o Trabalho em Equipe
Desenvolvimento Interpessoal
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
 Nome:  Apelido:  Palavra negativa:  Palavra positiva:
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
Falando de Relações Interpessoais Tempo de Criança Fac. Claudia Pedral AGOSTO/13.
Transcrição da apresentação:

Alteridade

ALTERIDADE A palavra alteridade possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro.  A pratica da alteridade se conecta aos relacionamentos tanto entre indivíduos como entre grupos culturais religiosos, científicos, étnicos,etc.

Na relação alteritária, está sempre presente os fenômenos holísticos da complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir e de agir, onde o nicho ecológico, as experiências particulares são preservadas e consideradas, sem que haja a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição destas.

“Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrer juntos como idiotas” (Martin Luther King). A prática da alteridade conduz da diferença à soma nas relações interpessoais entre os seres humanos revestidos de cidadania.  

Pela relação alteritária é possível exercer a cidadania e estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida em que se identifique, entenda e aprenda a aprender com o contrário.

ASSERTIVIDADE O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. (...) A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).

O significado de assertividade tem sido distorcido, promovendo resistência nas pessoas. Muitos entendem que ser assertivo é ter apenas uma comunicação sincera e objetiva, sentido-se com o direito de dizer muitos "nãos" e poucos "sins" aos outros, "doa a quem doer e custe a quem custar". (...)

No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias. A técnica assertiva "aposta" na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade.

O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. (...)

Uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela coorperação. Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla. (...) Ser assertivo é dizer "SIM" e "NÃO" quando for preciso. (...)

Para se tornar uma pessoa assertiva, você precisa se fortalecer com as atitudes que chamamos de base para comportamento assertivo. Sem elas, é impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma seu eu sem massacrar o eu do outro.

AUTO ESTIMA: origina-se da imagem que você tem de si mesmo * AUTO ESTIMA: origina-se da imagem que você tem de si mesmo. É a sua reputação vista por seus próprios olhos. É o que você pensa e sente sobre si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de você. Depende a aceitação, da confiança e do respeito que você tem por si mesmo. 

* DETERMINAÇÃO: é uma energia que faz você ter coragem para ir em frente e não desistir perante os obstáculos. É ter foco e clareza sobre onde quer chegar.  * EMPATIA: é colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro está sentindo numa determinada situação. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia. 

* ADAPTABILIDADE: é adequar seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo. * AUTOCONTROLE: é assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações.

* TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO: é aceitar que não podemos só ouvir sins, pois exitem os nãos que são pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana. * SOCIABILIDADE: é gostar de estar com pessoas, é se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade e sem idéias preconcebidas. 

Além dessas atitudes, existem três condições para ser assertivo: 1 Além dessas atitudes, existem três condições para ser assertivo: 1. Saber o que quer e aonde quer chegar 2. Partir de um pensamento positivo 3. Ser proativo para atingir os resultados