ICMS Ecológico Pagamento por serviços ambientais prestados pelas áreas protegidas Wilson Loureiro – IAP / UFPR Simpósio Nacional de Áreas Protegidas -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reservas Particulares do Patrimônio Natural, RPPN – Brasil.
Advertisements

12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
1.
Ministério da Cultura.
Estrutura de um Processo de Licenciamento
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
Antecipação na aquisição de mercadorias de outros Estados
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel.
PLENÁRIA FINAL.
Carlos Fernandes Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia São Paulo, 30 de junho de 2005 FUNDEB Notas sobre o Projeto de Emenda Constitucional e Minuta.
Melhorando a Participação do Município na Arrecadação do ICMS
O ICMS é um imposto de competência do Estado e do Distrito Federal, cabendo a cada um instituí-lo, como determina a C.F de 1998 (art. 155 II). Pertencem.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
IMPOSTO SOBRE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PEC 285/04 “A REFORMA DO ICMS”
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Faculdade de Ciências Contábeis
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Fundeb e o desenvolvimento dos sistemas de ensino Dos aspectos positivos: política mais eqüânime de valorização de professores - PSPN mecanismo regular.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
Plano de Bacia do Rio Caí
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
FINANCIAMENTO DO SISTEMA UNICO DE SAUDE. DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 OS MUNICÍPIOS VEM ASSUMINDO NOVAS E RECORRENTES RESPONSABILIDADES SEM O.
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
SIMPLES NACIONAL ICMS CRÉDITOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
Planejamento do Projeto
Cálculos Fiscais - ICMS
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO Cooperação Federativa e Modernização da Gestão Fiscal 11a Reunião da Rede PNAFM – 2a Fase Brasília, 26 de novembro.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Profa. Silvia Bertani.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Apuração do Índice de Participação SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA A participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS Apuração do Índice de Participação.
METODOLOGIA DE CÁLCULO PARA DISTRIBUIÇÃO DE ¼ DO ICMS AOS MUNICÍPIOS Lei nº 322/96 GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO ECON.:
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS XIRLENE COSTA CIRILO FERREIRA NETO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
Contribuição para o PIS/Pasep- Importação Cofins- Importação.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Programa Municípios Verdes e Secretaria de Estado de Meio Ambiente Grupo de Trabalho do ICMS Verde Junho de 2014.
Maísa Guapyassú Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Poder de Tributar. Competência e Capacidade Tributária I.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Pagamento por serviços ambientais - uma experiência brasileira Wilson Loureiro, UFPR/IAP Wilson Loureiro, UFPR/IAP ICMS Sócio-Ambiental, 7 e 8 de agosto.
Transcrição da apresentação:

ICMS Ecológico Pagamento por serviços ambientais prestados pelas áreas protegidas Wilson Loureiro – IAP / UFPR Simpósio Nacional de Áreas Protegidas - 28 a 30 novembro de 2005 – Viçosa - MG

Origens e evolução do ICMS Ecológico Necessidade da modernização das políticas públicas. Aliança entre o Poder Público Estadual e os municípios, mediados pela Assembléia Legislativa do Estado. Evolução de Compensação a incentivos e, Evolução na ousadia dos Estados que adotaram o mecanismo.

O que é o ICMS Ecológico? ICMS Ecológico é a denominação de qualquer critério, ou um conjunto de critérios de caráter ambiental, utilizado para o cálculo do percentual que cada município de um Estado tem direito de receber quando do repasse de recursos financeiros do ICMS.

O que é o ICMS Ecológico ? Trocando em miúdos, os municípios brasileiros têm direito de receber parte de recursos financeiros arrecadados de impostos federais e estaduais. No caso dos impostos estaduais nos interessa é o ICMS, imposto que depois de arrecadado, deve se repartido, ficando 75% para o Estado que o arrecadou, e 25% ser destinado aos municípios.

De onde vem e para onde vai o dinheiro ? Artigo 158 (da CF) Pertencem aos municípios (entre outros): IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadoria e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. Parágrafo único- As parcelas de receita pertencentes aos municípios, mencionados no inciso IV, serão creditadas conforme os seguintes critérios: I - três quartos, no mínimo, na proporção do valor adicional nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, realizadas em seus territórios; II - até um quarto, de acordo com o que dispuser a lei estadual ou, no caso dos territórios, lei federal.

O exemplo do Paraná

Onde existe ICMS Ecológico no Brasil ?

Como funciona o ICMS Ecológico em relação as áreas protegidas ? Áreas Especialmente Protegidas Unidades de Conservação (todas as categorias) Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Terras Indígenas Áreas de Preservação Permanente Reserva Legal Faxinais. Unidades de Conservação Federais, Estaduais e Municipais Público e Privado e parcerias Conectividade entre fragmentos vegetais

Um exemplo prático

Como se calcula o ICMS Ecológico em relação as áreas protegidas ? Critério quantitativo Auc CCBij = ------ * Fc, sendo: Am CCBij Coeficiente de Conservação da Biodiversidade Auc Área de Unidade de Conservação e/ou Am Área do Município (superfície) Fc Fator de Conservação (# categorias de manejo) Critério qualitativo (de caráter incremental) CCBIij = [CCBij + (CCBij * VarQuc)] P

Resultados

Outros resultados Melhoria da qualidade da conservação das unidades de conservação Justiça Fiscal pela conservação da biodiversidade Melhoria do aporte institucional Afirmação das ações através dos corredores de biodiversidade Reprodução e aprimoramento do ICMS Ecológico em outros Estados

Recomendações e desafios Ampliar e otimizar o ICMS Ecológico Aprimorar processo de integração institucional Consolidar e fortalecer os Programas de Áreas Protegidas (nacional, estaduais e municipais) Dar tratamento a questões dos gastos municipais Garantir a permanência do ICMS Ecológico após a Reforma Tributária Desenvolver outros instrumentos de incentivo