Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

A evolução do Conhecimento
Níveis de conhecimento
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO
A visão Grega da Ciência
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA
Metodologia Científica
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA
Iniciação a Pesquisa Científica
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
FORMAS DE CONHECIMENTO João Paulo Magna Júnior
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes.
Metodologia do trabalho científico
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2.
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Ciência e Conhecimento
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Metodologia científica
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
HUM Metodologia da Pesquisa
Trabalho de conclusão de curso
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O Conhecimento e seus Níveis
Profª. Taís Linassi Ruwer
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
O conhecimento científico
Tipos de Conhecimento Humano
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
O que é Conhecimento Aula nº1.
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Metodologia de Pesquisa para Projetos
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Metodologia: Método Científico.
Conhecimento: da definição aos tipos
A Ciência e suas características
METODOLOGIA DO ESTUDO E DA PESQUISA
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Max Weber.
Tipos de conhecimento e método científico
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
O que é conhecimento?.
CONHECIMENTO Delson Teixeira* *Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos Metodologia.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
Transcrição da apresentação:

Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento. Profª Suzete Benites Disciplina: Metodologia Científica Curso de Ciências Contábeis – 1º Semestre 9 de março de 2012

A palavra ciência surge do latim (scire) e significa conhecimento ou sabedoria.

CIÊNCIA é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. Ander-Egg, 1978

Conhecimento Humano através de caminhos que pudessem ser comprovados Medo, dos fenômenos naturais, espanto, sem explicação Misticismo, tentativa de explicação através das superstições, crenças, mitos, magia Ciência, busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados

Para que o conhecimento possa ser gerado, é necessária a articulação de três elementos: o sujeito – aquele que pensa, que reflete, que sistematiza o que apreendeu sobre seres e fenômenos do universo ser/fenômeno – alvo do interesse, da curiosidade do sujeito a imagem – representação dada pelo sujeito ao ser/fenômeno e alvo de nosso interesse

Como um dos focos da ciência é o mundo real, ela tem como meta o estudo dos fenômenos/eventos que podem ser vistos, sentidos e tocados. Dessa forma, aguçamos nossa sensibilidade para observar. A observação nada mais é do que a utilização de nossos canais sensoriais a fim de filtrarmos da realidade informações de nosso interesse.

No plano da ciência – motivada pela  curiosidade –, a observação é o ponto de partida de um estudo O meio para verificarmos e validarmos novos conhecimentos Observações feitas no âmbito das atividades científicas devem ser validadas, isto é, devem ser criteriosamente descritas.

Tipos de conhecimento O conhecimento do tipo senso comum, por exemplo, como todo conhecimento, produz informações sobre a realidade. No entanto, tais informações normalmente se prendem aos seus objetivos mais imediatos

Conhecimento Empírico, senso comum Conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas Conhecimento adquirido através de ações não planejadas Produz informações sobre a realidade No entanto, tais informações normalmente se prendem aos seus objetivos mais imediatos

Teológico: Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa      Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo                Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.. 

Conhecimento Filosófico Fruto do raciocínio e da reflexão humana Conhecimento sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo   "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)

Conhecimento Científico Conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica Descobrir uma vacina que evite uma doença

A ciência não é imediatista, não se contenta com informações superficiais sobre um aspecto da realidade A ciência pretende ser crítica Procura pelas possíveis causas de um acontecimento Busca compreender ou explicar a realidade apresentando os fatores que determinam a existência de um evento

Uma vez obtido o conhecimento, deve-se garantir sua generalidade,isto é, sua validade em outras situações Divulgação dos resultados , marca fundamental da ciência moderna Trata-se do que se chama exercício de intersubjetividade, garantia de que o conhecimento está sendo colocado em discussão e que qualquer outro cientista pode ter acesso a ele.

Ao relatar seus resultados, o cientista deve também contar como chegou a eles, qual caminho seguiu para alcançá-los Trata-se da apresentação do método científico

Conhecimento científico Racional e objetivo Factual, atém-se aos fatos Transcende aos fatos É analítico Requer exatidão e clareza É comunicável É verificável Depende de investigação metódica Busca e aplica leis É explicativo Pode fazer predições É aberto É útil

CIÊNCIA: Apresenta-se como um pensamento racional, objetivo, lógico e confiável, tem como particularidade o pensamento sistemático, exato e falível, ou seja, não final e definitivo, pois deve ser verificável, isto é, submetido a experimentação para a comprovação de seus enunciados e hipóteses, procurando-se as relações causais; destaca-se, também, a importância da metodologia que, em última análise determinará a própria possibilidade de experimentação. Marconi e Lakatos, 2000