A Responsabilidade Corporativa Natura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Estudando com Profª Simony
Como conseguir o manejo para uma boa governança?.
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Eduardo Costa Federasul – 21.Nov.2006 Diretor da Marca
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Equivalente à média dos países da OCDE
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Responsabilidade Social
Estratégia Empresarial
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Responsabilidade Social nas Empresas
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Responsabilidade Social Empresarial
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
www. patricknunes. com. br com
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
O Boticário.
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Desenvolvimento Comunitário
Teorias Modernas de Gestão
Equipe de Gestão.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Administração da Qualidade
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Consultoria Leopoldo Nunes PLANEJAMENTO Pres. José Dias.
Práticas de Apoio à Gestão
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
4º Período Ciências Contábeis
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Centro de Ensino Superior do Amapá
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS COM DESTINOS COMPARTILHADOS.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

A Responsabilidade Corporativa Natura

Visão

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se compromentem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo. Visão

Crenças

Nossas Crenças A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. Nossas Crenças

Nossas Crenças O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, Organismo vivo é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Nossas Crenças

Responsabilidade corporativa “ A decisão de contribuir para a criação de um modelo de desenvolvimento que combine prosperidade econômica, justiça social e conservação ambiental continuará a exigir um enorme esforço de aprendizado e inovação. Nessa perspectiva, é plena nossa convicção de que a participação empresarial na construção de um mundo melhor estará cada vez mais associada a evidencia de que somos todos – indivíduos, empresas, ONGs e governos – co-responsáveis pela qualidade de vida, presente e futura, na terra. “ Mensagem da presidência – relatório anual Natura 2004

Gestão Responsável Desde final da década de 90, a Natura tem procurado colocar a responsabilidade social empresarial no centro de sua estratégia e de sua gestão, com base em dois pilares Relacionamento ético e transparente com o diversos públicos; Definição de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Sistema de Gestão de Responsabilidade Corporativa Sistema criado em 2004 responsável por: Diagnostico detalhado do relacionamento da Natura com seus diversos públicos; Levantamento de temas a serem incorporados ao planejamento estratégico. Acompanhamento sistemático das questões relativas a qualidade das relações Baseados em aspectos como ética, transparência e eficiência dos canais de dialogo, inclusive para temas não negociáveis. Aspectos críticos da gestão acompanhados na matriz de investimentos em responsabilidade Corporativa.

A Natura e suas Relações

A Natura e suas Relações relações com as Consultoras 433 mil Consultoras Natura Oportunidades de desenvolvimento Sentindo-se parte de uma comunidade Busca compartilhada do sucesso A Natura e suas Relações

A Natura e suas Relações relações com os Consumidores Produtos e conceitos Chronos Mulher Bonita de Verdade

A Natura e suas Relações relações com os Consumidores Produtos e conceitos Mamãe e Bebê A importância do vínculo entre mãe e filho

A Natura e suas Relações relações com os Consumidores Produtos e conceitos Ekos O uso sustentável da biodiversividade

A Natura e suas Relações relações com os Colaboradores Relação de transparência e confiança Benefícios mútuos Respeito à diversidade Qualidade do clima organizacional Empregabilidade, desenvolvimento e educação

A Natura e suas Relações relações com os Fornecedores Parcerias de longo prazo Ética do ganho compartilhado Inovação Criação de valor para todos

A Natura e suas Relações relações com as Comunidades Programa Crer Para Ver Barracões Culturais da Cidadania (Itapecerica) Programa Cidadãos em Movimento (Cajamar) Agenda 21 de Cajamar Programa de Promoção do Voluntariado

A Natura e suas Relações relações com o Meio Ambiente Compromisso com a sustentabilidade ISO 14000 Uso de refis ETE Programa de Certificação de Ativos

A Natura e suas Relações relações com o Governo Soluções integradas para construção do bem-estar comum Incorporação da responsabilidade social nos processos de gestão

A Natura e suas Relações relações com os Acionistas Visão e entusiasmo pela atuação da empresa Investimentos atrativamente remunerados Transparência e qualidade na informação

Matriz de Responsabilidade Social

Matriz de Investimentos em Responsabilidade Corporativa Objetivo de centrar atenção nas questões criticas Ferramenta de apoio aos gestores Ajuda a planejar e visualizar ações especificas direcionadas a cada publico de relacionamento A matriz não reflete todos os esforços no sentido de promover a gestão socialmente responsável Se propõe a retratar investimentos realizados nos aspectos mais críticos desta gestão

Matriz de Investimentos em Responsabilidade Corporativa Se divide em : Linha Fundamentos – Inclui temas não diretamente ligados ao negocio Linha sócio econômico – A promoção do desenvolvimento sustentável seja local, numa região, seja promovendo a diversidade, educação, qualidade de vida e a cultura Linha Ambiental – A proteção do meio ambiente valores mencionados são investimentos alem das exigências legais.

Matriz de Investimentos em Responsabilidade Corporativa Colaboradores Familiares e terceiros Comunidades fornecedoras Recursos Natura Fundamentos Econômico social Ambiental Subtotais Consultoras Fornecedores 176,1 170,9 102,1 6.032,0 745,0 40,5 6.248,6 170,9 745,0 102,1 Recursos Gerados pelas Consultoras Recursos Líquidos arrecadados pelo programa Crer para ver N/A N/A N/A N/A Recursos Fiscais Incentivos fiscais - - - - Em R$ mil-

Matriz de Investimentos em Responsabilidade Corporativa Cajamar e Itapecericada Serra Consumidores Governo e Sociedade Fornecedores Recursos Natura Fundamentos Econômico social Ambiental Subtotais 102,1 1.915,6 440,2 445,2 9,0 536,6 102,1 449,2 2.448,2 Recursos Gerados pelas Consultoras Recursos Líquidos arrecadados pelo programa Crer para ver N/A N/A N/A 2.971,8 Recursos Fiscais Incentivos fiscais - 347,0 - 1.591,2 Total Geral 17.351.041 em R$ mil

Denise Asnis deniseasnis@natura.net