Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
Os Sistemas de Informação Empresariais
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Qualidade Total.
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
Competitividade, Produtividade e Qualidade
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
ad – direção para, tendência para;
Painelista: Prof. Dr. Aderbal N. Müller
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
IA_02_CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO-Sistema Aberto
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
ADMINISTRAÇÃO Processo Decisório sobre utilização de recursos e alcance de objetivos; Management – inglês Gestion – Espanhol.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
1.Introdução à Administração
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
- Minister (subordinação ou obediência)
Cristian de Souza Freitas, MSc
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
“Uma empresa que é uma ótima idéia”.... INTRODUÇÃO Antes de assistir a apresentação da palestra sobre negociação e venda é preciso raciocinar na seguinte.
conhecimentos em resultados
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
O QUE É UM SISTEMA.
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Introdução ao Marketing
Empreendedorismo.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
REENGENHARIA.
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Gabriel Bastos Machado
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Curso de Direito Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Correa Filho.
BENCHMARKING.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
O que é Ciência.
Gerenciamento das Informações
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Professor Dr. Renato Vaz
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO EMPRESARIAL.
Gestão Estratégica de Negócios
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
MOTIVAÇÃO.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
Transcrição da apresentação:

Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor Professor: MSc. Eduardo Arruda

Gestão Todos utilizam; Boa / Má; Fala- se muito; Pratica- se pouco;

O que é gestão? Latim gestore: ato de gerir, gerenciar, administrar; Management; Combinação de arte, técnica, tecnologia e ciência;

O que é gestão?

Outras visões de gestão Por que trabalhamos juntos e como fazemos? Criamos organizações para alcançar objetivos que sozinhos nunca alcançaríamos;

Arte Aurélio: capacidade de pôr em prática uma ideia valendo- se da faculdade de dominar a matéria;

Arte Larousse: modo pelo qual se obtém êxito, habilidades; Napoleão e Maquiavel: Arte da Guerra;

Arte Difere da ciência pelo SUBJETIVISMO; Ausência de método científico; Técnica; Inspiração; Criatividade; Sensibilidade;

Arte Liderar pessoas é uma arte; Gestão também é uma arte; “Gestão é a arte de conseguir fazer as coisas através das pessoas” Mary Parker Follet

Técnica Modo de fazer as coisas; Know-how; Utilizada na solução de problemas simples do dia-a-dia das empresas; Conhecimento empírico;

Técnica Ação; Sem aprofundar o conhecimento; “A técnica e o conhecimento técnico nascem, produzem- se e se mantêm na própria ação. A gestão é em grande parte técnica” Côrte Real.

Tecnologia Ferramentas técnicas e científicas; Fazer as coisas > meio da ciência; Pensamento lógico; Know-why;

Tecnologia Tecnologia é a técnica que frequentou a Universidade; Gestão também é uma tecnologia;

Ciência Conhecimento baseado em: Visa orientar as atividades humanas; Métodos; Teorias; Linguagem própria; Visa orientar as atividades humanas;

Ciência Utiliza métodos científicos; Gestão também é uma ciência;

O porquê da gestão? Realizar os objetivos; “Atingir, alcançar ou realizar os objetivos de forma eficaz e eficiente”

Eficácia Desempenho; Conquista de resultados; Grau que uma empresa alcança um objetivo estipulado; Atinge os resultados programados;

Eficiência Qualidade das ações e dos recursos; Fazer de forma bem feita; Atingir os objetivos bem; Melhoria da qualidade, aumento da produtividade e otimização de recursos;

Eficiência

Eficiência

Eficiência x Eficácia

Eficiência x Eficácia Lair Ribeiro

Gestão Não basta que os objetivos sejam alcançados (eficácia); É preciso que eles sejam da melhor maneira possível (eficiência);

Funções ou ferramentas Objetivos > eficaz > eficiente; Planejamento; Organização; Liderança; Controle dos recursos;

Valor Gestão é alcançar os objetos; O que representam esses objetivos? Os Valores;

Valor Era do valor; Gestão é criar, desenvolver ou agregar valor a uma organização; “Agregar valor”; Para quem? Como? Como medir?

Valor Mudança de paradigma; Acionistas, clientes, parceiros estratégicos e funcionários: agregar valor em tudo que é importante;

Quem é a chave do valor? Cliente ou Consumidor; O valor do cliente é fundamental; Sem ele, não há empresa viva;

Quem é a chave do valor? “Descobrir as vantagens competitivas que a empresa tem em relação ao cliente é fundamental”

O que é valor? Kotler (2000): Razão (matemática) entre o que recebe e o que ela dá em troca; Cliente / consumidor; Proprietário / acionista;

O que é valor? Valor = Benefícios – Custos; Valor = (Benefícios funcionais + operacionais + monetários) – (Custos monetários + de tempo + de energia + psicológicos);

O que é valor? Clientes externos; Clientes internos (proprietários, investidores e funcionários); Lucros; Dividendos; Satisfações / realizações profissionais;

O que é valor? “Se você não consegue vender um produto da melhor qualidade pelo menor preço do mundo, você está fora do jogo” Jack Welch Mais por menos > valor percebido e aceito pelo cliente;

O que é valor? Alexandre Freire

Percepção Valor > percepção; Valor embora inclua dados objetivos > subjetivo; Percepção > atribuir um determinado valor a alguma coisa; O valor quando não percebido > custo;

Vantagem competitiva É uma estratégia que gera valor; Mais competente que o concorrente; Difícil ou dispendiosa de ser imitada; É a diferença entre vida e morte de uma empresa;

Vantagem competitiva Gilberto de Souza

Mitos, realidades e verdades Representação de fatos distorcidos; Realidade: Aquilo que efetivamente existe (bom ou ruim); Verdade: Coisa verdadeira ou certa;

Mitos O gestor já nasce feito, não precisa aprender; Não se desenvolvem gestores; Um super- homem; Valor que importa é o da empresa;

Realidades O gestor é improvisado na função; Assume por tempo de casa ou por mérito; Não precisa se desenvolver; A empresa desconhece os valores dos cliente;

Verdades Gestão é um disciplina, arte, técnica, tecnologia e ciência; O valor que importa é o do cliente.