Disciplina: Sociedade e Território- 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Crítica do Discurso
Advertisements

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
Epistemologia genética – Jean Piaget
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DCE SOCIOLOGIA 2008.
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
REVISÃO DOS TEMAS 7 a 13 DATA: AULA: 18
O QUE É SOCIOLOGIA?.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
O Marxismo de Adam przeworski
Pierre Bourdieu.
Análise Crítica do Discurso e Sistêmico-Funcional
B.Dia Br 19mar13 Or.S.Francisco...0:57
Psicologia ambiental Conceito e Definição.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
Sociologia e Antropologia em Administração
GÊNERO.
Educação Sexual na Adolescência
A GÊNESE DOS CONCEITOS DE HABITUS E DE CAMPO
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
O Individualismo Metodológico
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Amanda Oliveira Jéssica dos Santos Valin Mayara Arci Rezeck
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Sociedades Humanas por que tantas ?
Sociologia Clássica e Educação II
Gestão Estratégica de Pessoas
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
►Itens Considerados: 1. Interação Social e o Direito ▪Influência do Direito sobre as demais manifestações sociais.
História da sociologia
Cognição nas organizações
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Sociologia Clássica e Educação
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O Poder Simbólico Pierre Bourdieu.
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Sociedade e Território- 2011 Aula: P. Bourdieu Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

MAPA DOS RISCO DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO

ELIAS NO GUETTO GUETO COMUNITÁRIO HIPERGUETO Racismo Divisão Social do Trabalho Consciência de Classe Exlusão Abandono Social

ELIAS NO GUETTO Des-Diferenciação e Informalização. Despacificação. Desertificação organizacional. Diabolização dos Negros Pobres.

PROCESSO COVILIZATÓRIO Diferenciação Social aumento da cadeia de interpendência Mudanças no estilo de vida  repressão e privatização das funções corporais. Mudanças na estrutura do habitus  racionalização e crescimento da distância social.

PROCESSO CIVILIZATÓRIO Transformação do modo de conhecimento  regressão do conteúdo fantasmagórico.

P. BOURDIEU

HERANÇAS Durkheim: a possibilidade de uma ciência do mundo social. Marx: conflito de classes sociais. Weber: importância do sentido e da diferenciação social na ação.  Elias: configuração social e habitus.

PROPOSTA TEÓRICA Superar as oposições clássicas da sociologia.   subjetivismo X objetivismo representação X estrutura estrutura X prática

PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA A SOCIEDADE É ESTRUTURADA EM CLASSES. MAS NÃO UM CONJUNTO UNIFICADO. POIS SE DIFERENCIA EM PRINCÍPIOS E LÓGICAS DE ESTRUTURAÇÃO E DE AÇÃO. A UNIFICAÇÃO DA SOCIEDADE É REALIZADA PELA LUTA DE CLASSES.

PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA Estruturalismo Genético. Estruturalismo Construtivista.

PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA a) Estruturalismo Genético ANÁLISE DAS ESTRUTURAS OBJETIVAS ANÁLISE DOS INDIVÍDUOS E DE SUAS MOTIVAÇÕES (Crenças, Percepções, Interesses, etc)

PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA a) Estruturalismo Genético “... eu diria que tento elaborar um estruturalismo genético: a análise das estruturas objetivas nos diferentes campos é inseparável da análise da gênese nos indivíduos biológicos, das estruturas mentais que são em parte produto da incorporação das estruturas sociais e da análise da gênese destas estruturas sociais elas mesmas.“ (Choses Dites, p. 24)

PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA b) Estruturalismo Construtivista CONSTRUÇÃO DO MUNDO SOCIAL POR LÓGICAS OBJETIVAS CONSTRUÇÃO DO MUNDO PELA AÇÃO DOS INDIVÍDUOS NO MUNDO SOCIAL COM SUAS MOTIVAÇÕES.

PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA b) Estruturalismo Construtivista “Por estruturalismo ou estruturalista eu quero dizer que existem no próprio mundo social e não somente no sistema simbólico, na linguagem, no mito, etc. estruturas objetivas independentes da consciência e da vontade dos agentes capazes de orientar e de constranger suas práticas e suas representações.”

PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA b) Estruturalismo Construtivista “Por “construtivismo” eu quero dizer que há uma gênese social simultânea dos esquemas de percepção, de pensamento e de ação (...) e das estruturas sociais”. (Choses Dites, p. 24)

PROPOSIÇÃO TEÓRICA: síntese POSIÇÃOPOSIÇÃODISPOSIÇÃOTOMADA DE POSIÇÃO PROPRIEDADES ESTRUTURAIS RELACIONAIS AÇÃO OU PRÁTICA SOCIAL HABITUS HABITUS x CAMPO DE AÇÃO PROPRIEDADES DO INDIVÍDUO OU GRUPO