Estratégias de Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
Advertisements

HI-FI Nome Fantasia: HI-FI Razão Social: High Fidelity
1.
Organização e Técnicas Comerciais
CICLO DE VIDA.
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
RESPONSABILIDADE SOCIAL
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Elaborando Um Plano de Negócios
ECONOMIA EMPRESARIAL.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
A contribuição do RI na comunicação corporativa
OPORTUNIDADES.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
FAÇA DO SEU EVENTO UM SUCESSO!
Marketing A Imagem das Empresas
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
As Relações Públicas como ferramenta de Promoção em massa
gestão em inteligência competitiva
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
POLÍCIA MILITAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS
Formação Profissional IV
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Capítulo 8 Distribuição
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
4º Período Ciências Contábeis
Comunicação Integrada Empresarial Aula 12. Assessoria Integrada Empresarial Instituições Categorias profissionais Empresas, empresários Artistas Enfim,
Comunicação Mercadológica
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Gabriel Bastos Machado
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Planejamento e Responsabilidade Social
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO III – AGENTES DO MARKETING CULTURAL MÓDULO III – AGENTES DO MARKETING CULTURAL.
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
A Propaganda e Suas Características
Formulação de Estratégia
Plano de Comunicação para Empresa Automobilística
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Princípios de Marketing, 12/E
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Universidade Corporativa Procenge
Gestão de Marcas com Base no Triple Botton Line Responsável: Profª Dra. Rosana Sacchet Suzana Bierhals, Heloisa Rossler, Marianne Senna.
Classificando as competências
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
Estratégias de Comunicação
Planejamento de Comunicação Projeto Valorização do Mercado Imobiliário do Distrito Federal Setembro de 2014.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Avaliação de resultados: O desafio das agências de comunicação
Propostas de ações para Comunicação Propostas a serem trabalhadas: Raio X da Comunicação no Sistema Unimed – desenvolver pesquisas para levantar.
Transcrição da apresentação:

Estratégias de Comunicação PROPAGANDA CORPORATIVA A propaganda corporativa deve apresentar uma identidade clara da organização, baseada em uma avaliação criteriosa da estratégia de comunicação global. Está inserida, a princípio, em três grandes categorias: Propaganda da Imagem Propaganda Financeira Propaganda Social

Estratégias de Comunicação PROPAGANDA CORPORATIVA Propaganda da Imagem Propaganda para reforçar a identidade ou melhorar a reputação Foco em fortalecer a relação imagem x identidade Utilizada em fusões corporativas, mudanças de posicionamentos corporativos, alterações no comando... Necessidade de se explicitar aos Stakeholders novos posicionamentos, estratégias... Ex: Fusão Sky/DirecTv, Venda do Mc Donald´s na América Latina, Compra da Amex pelo Bradesco

Estratégias de Comunicação PROPAGANDA CORPORATIVA Propaganda da Imagem Propaganda argumentativa Utilizada contra “ameaças” externas, como crises, denúncias... Geralmente lida com assuntos polêmicos, sendo um meio de “resposta” a ataques de concorrentes, mídia, imprensa, opinião pública... Ex: Caso AmBev – Nova Schin...

Estratégias de Comunicação PROPAGANDA CORPORATIVA Propaganda Financeira Propaganda para atrair investimentos Foco em estimular interesse por parte do mercado (investidores potenciais) nas ações da empresa, atração de investimentos, elevação no valor das ações da empresa e da marca como um todo... Gera movimentação do mercado em torno da empresa... Ex: Empresas do ramo financeiro - BB Corporate, CVRD – Aberetura de capital...

Estratégias de Comunicação PROPAGANDA CORPORATIVA Propaganda Social Propaganda de sensibilização Foco em demonstrar ao mercado que a empresa não preocupa-se somente com dividendos oriundos de operações, porém tem preocupação com qualidade de vida em termos regionais/globais. Promove a divulgação das ações sociais junto aos meios de comunicação por intermédio de veiculações remuneradas... Gera valor junto aos Stakeholders... Ex: Coca-cola – Consumo responsável, Banco Real – Talentos da Maturidade, O Boticário – Fundação O Boticário, AmBev - Programa de reciclagem

Estratégias de Comunicação RELAÇÕES COM A MÍDIA “A mídia é tanto um tipo de público quanto um canal para investidores, fornecedores, varejistas e consumidores receberem informações e desenvolverem imagens de uma empresa” O papel da mídia como disseminadora de informações para os públicos-alvos das empresas vem crescendo exponencialmente, tornando-se uma parte poderosa da sociedade que forma, constrói ou mesmo “destrói” a imagem de uma empresa. Os meios de comunicação têm especial interesse nas atividades empresariais, pois fusões, aquisições, vendas, pois estes fatos tornam-se forte instrumento de divulgação... Ex: Varig – Leilão, Bradesco – Líder no segmento, Santander – Compra do Banespa

Estratégias de Comunicação RELAÇÕES COM A MÍDIA Estabelecendo melhores relações com a mídia É de suma importância a geração de um relacionamento eficaz com os representantes da mídia Releases somente não são eficazes, os veículos de comunicação recebem inúmeros todos os dias, muitas vezes não dando a devida importância... A empresa deve pensar na mídia como ferramenta de incremento de negócios... Ex: Profissionais dedicados ao contato com os veículos de comunicação – Relações com a mídia e mercado!

Estratégias de Comunicação RELAÇÕES COM A MÍDIA Direcionando a mídia estrategicamente O profissional em contato com a mídia deve possuir em seu banco de dados, quais veículos de comunicação e repórteres já realizaram quaisquer trabalhos junto à empresa. Estas informações promovem a otimização dos esforços de divulgação e/ou de contornar situações críticas... Releases entregues a profissionais já familiarizados com a empresa tornam a criação de pautas e conseqüente geração de notícias mais efetiva Ex: A observação do trabalho de um repórter, leva a empresa a lhe fornecer materiais e informações que além de facilitar sua função, gera empatia...

Estratégias de Comunicação RELAÇÕES COM A MÍDIA Preparação para entrevistas com a imprensa O executivo, além de conhecer o repórter, seu modo de agir e sua linha de conduta, precisa estar bem preparado para uma entrevista. Estar bem preparado, munido de informações sobre o assunto em questão e sobre qualquer atividade do negócio, são fatores essenciais para o sucesso do evento... A utilização de recursos audiovisuais é interessante, porém exige-se cautela na apresentação... Analisar entrevistas anteriores é uma das táticas mais efetivas...

Questão Como a comunicação pode ser inserida,no contexto empresarial de forma que possa englobar as três categorias de propaganda: 1 - Imagem 2 - Financeira 3 - Social