ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Soluções para todos os segmentos
Advertisements

Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Programa aluno pesquisador
Secretaria da Educação e Cultura
Reunião com pais Educação Infantil e 1º. Ano E.F.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Rotina na Alfabetização:
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Ensino Fundamental 1º e 2º ANO
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Planejamento PNAIC 2014.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Reunião de Pais 2012.
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Construindo o futuro do seu filho!
Gerenciamento de Sala de Aula:
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
TURNO INTEGRAL.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Relatório de Proposta de Projeto
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Colégio Estadual Augusto Meyer
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Procedimentos Psicopedagógicos
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
ANO LETIVO 2013 EDUCANDO PARA A VIDA. ANO LETIVO 2013 EDUCANDO PARA A VIDA.
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
Escola Palavra Viva Ensino Fundamental
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens 1º e 2º A.E.F
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
Formação continuada 2º Encontro
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS ANOS INICIAIS: construindo uma prática educativa de qualidade

1º ANO /ENSINO FUNDAMENTAL Principal objetivo: Alfabetização plena Método misto: predominando o silábico Letra cursiva( opção da Escola) Leitura e construção de palavras e frases ; Explorar a Literatura Infantil( contar histórias, reconstruir a história, desenvolver a oralidade, trabalhar a sequência dos fatos...); Matemática: explorar o material concreto na construção de conceitos matemáticos.

2º ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL Passagem da decodificação para a interpretação; Leitura, construção e interpretação de pequenos textos; Atividades que desenvolvam o raciocínio lógico( uso do material concreto); Envolver gradativamente as áreas do conhecimento;

3º ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL Interpretação e construção de textos( perguntas que levem nosso aluno a pensar); Atividades desafiadoras que desenvolvam o raciocínio lógico; Envolver as áreas do conhecimento( planejar atividades semanais de Ciências, Geografia, História...)

4º ANO /ENSINO FUNDAMENTAL Interpretação, construção de textos ( atividades desafiadoras, Gramática e ortografia; Desafios matemáticos; Trabalhar com as áreas do conhecimento;

5º ANO /ENSINO FUNDAMENTAL Organizado por áreas do conhecimento: sistematização da aprendizagem por meio de diferentes disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ensino Religioso, Artes, Ed. Física; Informática e Biblioteca. Trabalho interdisciplinar

1º AO 5º ANO /ENS. FUNDAMENTAL Explorar o livro didático; Explorar os temas para casa; Aulas de informática: aulas planejadas; Atividades desafiadoras que fujam da mesmice: ex. interpretação de gráficos, tabelas, incentivar respostas orais e escritas completas, mudar finais de histórias, atividades de interpretação que exijam do aluno a leitura das entrelinhas...( de acordo com cada nivel); Promover apresentação de trabalhos orais;

Retomar o Espaço Ludo Pedagógico Oficinas e palestras com profissionais qualificados; Horário para as turmas ( semanal ou quinzenal???) Em outro espaço, mais amplo e arejado.

Educação Física Recreação nos anos iniciais: 1 período semanal com possibilidade de 2 períodos com o professor da turma.

REUNIÕES PEDAGÓGICAS Reuniões pedagógicas semanais: de estudos, de planejamento, palestras com assuntos sugeridos pelo grupo, oficinas...

Progressão continuada: Não há retenção nos dois primeiros anos do Ens. Fundamental; Construir e rever a avaliação dos dois primeiros anos; A Escola terá o Professor apoiador: 1 professor com 20h ou 2 com 10h); O que é o professor apoiador? Ele prestará auxílio para os professores do 1º ao 3º ano e deve participar do planejamento e reuniões pedagógicas; o trabalho é realizado no turno em que o aluno está frequentando a aula, ou seja, ele faz parte da rotina escolar; ele não é professor substituto; ele vai atender os alunos que não estão acompanhando a turma, os horários de atendimento e a organização do trabalho do profº apoiador ficam a critérios da escola e deve ser informado p/ a CRE.

Apresentações ano letivo 2012: Dia das mães: 11/05 (sexta-feira/ noite); Festa Junina: no dia da festa( sábado); Dia dos pais: 10/08 (sexta-feira/ noite) Natal: 07/12 ( sexta-feira/noite) Atividade especial: Dia da Criança na semana de 08 a 10 de outubro. Proposta a ser discutida com o grupo??? Atividade do turno da tarde em horário de aula. Ex. Feira de Artes ou lançamento de um livro, ou outra atividade que envolva todos os anos( a fim de divulgar e movimentar os anos iniciais).

Reunião de pais: 1º ano: 2º ano: 3º ano: 4º ano: 5º ano: Assuntos: proposta pedagógica da escola ( solicitação de acompanhamento da família, atividades que a escola oferece; o uso do uniforme(?); assuntos gerais: horários, contribuição para o xerox, fala dos professores...

Recados gerais: Organizar os alunos em fila ( para entrada= no pátio, não na porta de entrada da escola); para sair para o recreio, para a merenda, para ir embora). No recreio buscá-los no pátio. Não liberar aluno mais cedo sem passar pela direção.