INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Regina Célia Baptista Belluzzo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
Ana Cristina Ghisleni
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE TRANSFORMAÇÕES, EVOLUÇÃO E DESAFIOS BELO HORIZONTE, 06 a 08 de Outubro Juarez Domingues Carneiro.
A Responsabilidade Corporativa Natura
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Plano de Negócio Elber Sales.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
A importância da jovem liderança empreendedora
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
GESTÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Plano Estratégico Regional de Turismo
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Talentos para Inovação
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Pró-Reitoria Acadêmica Profª. Dra. Vera Lúcia Ramirez
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Autoavaliação Institucional e a CPA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Formação Profissional IV
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Empresa Junior.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Mentoring Coaching.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
REUNES - Reunião Universitária de Empreendedorismo e Responsabilidade Social.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Transcrição da apresentação:

INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR A SUSTENTABILIDADE E O EMPREENDEDORISMO DOS IES

O MÓDULO MERCOSUL É COORDENADO PELA UNIVERSIDADE NACIONAL TRES DE FEBRERO, DE BUENOS AIRES APÓIO AO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

UMA BASE SÓLIDA AMÉRICA

inininstru

O CÍRCULO VIRTUOSO É fundamental que as Entidades de Educação Superior de Santa Catarina reconheçam a importância do processo de internacionalização e trabalhem na criação e desenvolvimento de ações para iniciar e consolidar um “círculo virtuoso” de relacionamento, conhecimento, interesses comuns, reciprocidade e confiança.

GLOBALIZAÇÃO UMA ERA DE INCERTEZAS UM TURBILHÃO DE MUDANÇAS REVOLUCIONÁRIAS A ÚNICA CERTEZA É QUE TUDO VAI MUDAR

UMMUNDO DE GRANDES BLOCOS UMMUNDO DE GRANDES BLOCOS

AMÉRICA DO SUL AMÉRICA DO SUL

O MERCOSUL

UM ESPAÇO PRIVILEGIADO UM ESPAÇO PRIVILEGIADO NESSE ENTORNO, A INTERNACIAONALIZAÇÃO DAS IES NO MERCOSULTEM UM SENTIDO DE MISSÃO NA MEDIDA QUE PASSA A SER TAMBÉM UM INSTRUMENTO ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DO PROGRESSO E A CONSOLIDAÇÃO DA CONVIVENCIA PACIFICA ENTRE SEUS POVOS

NOZAR & ASSOCIADOS S&A CONSULTORES MIGUEL S. NOZAR DIRETOR (048)

ESPAÇO MERCOSUL Alavanca para a internacionalização

RELAÇÕES DE 4º. GRAU UM COMPONENTE IMPRESCINDÍVEL Um RELACIONAMENTO cordial, amgo, sempre na procura de motivos para fortalecer laços e criar ambientes positivos para solidificar vínculos e desenvolver novas idéias de cooperação entre universitários, docentes, gestores e dirigentes dos sistemas educacionais além fronteiras, passa a ser um componente fundamental no processo de INTEGRAÇÃO dos países da região, irmanados no propósito de um futuro melhor e no convencimento de que JUNTOS PODEMOS MAIS E MELHOR.

OBJETIVOS COMUNS Além da conciliação e o equilibro de diversos interesses, o processo de internacionalização no Mercosul requer a vontade das partes em atingir metas comuns que sejam, no rico e multiplicador espaço acadêmico, exemplos claros de vivencia profícua e de objetivos compartilhados na procura da excelência na educação superior e da busca de um futuro melhor para nossos povos

CONDIÇÕES BÁSICAS I O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃ0 requer, para seu sucesso, entre outros requisitos, o apóio operacional & técnico & financeiro & promocional dos associados da AMPESC, o que permitirá implementar com maior eficácia e rapidez os mecanismos necessários para concretizar o objetivo pretendido O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃ0 requer, para seu sucesso, entre outros requisitos, o apóio operacional & técnico & financeiro & promocional dos associados da AMPESC, o que permitirá implementar com maior eficácia e rapidez os mecanismos necessários para concretizar o objetivo pretendido

CONDIÇÕES BÁSICAS II A EXPERIÊNCIA ENSINA QUE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NÚCLEO RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO ( planejamento, direção, organização, informação, relacionamento, avaliação, mudança, promoção, divulgação, etc.), VINCULADO DIRETAMENTE À REITORIA, É UMA CONDIÇÃO CHAVE PARA A EFICIÊNCIA E CONTINUIDADE DO PROCESSO

SOCIOS EM POTENCIAL Especialmente, é importante incluir outros parceiros ao processo de internacionalização, entre os quais as empresas que podem beneficiar-se da maior aproximação entre os países do Mercosul, destacando-se, como exemplo, aquelas que operam nas áreas de comércio exterior, turismo investimentos, consultoria, construção, transportes, logística, meio ambiente, marketing, comunicação, saúde, cultura, etc.

BENEFÍCIOS Prestigio institucional Prestigio institucional Fortalecimento da imagem Fortalecimento da imagem Ferramenta de marketing Ferramenta de marketing Aceso facilitado a novas tecnologias & inovação Aceso facilitado a novas tecnologias & inovação Inserção mais rápida ao mundo globalizado Inserção mais rápida ao mundo globalizado Melhor visibilidade na comunidade Melhor visibilidade na comunidade Modernidade Modernidade Atendimento às necessidades latentes de alunos, professores e profissionais Atendimento às necessidades latentes de alunos, professores e profissionais E muito mais... E muito mais...

UM CAMINHO A PERCORRER PROMESSAS, DESAFIOS, VANTAGENS E OPORTUNIDADES NA APROXIMAÇÃO DE SANTA CATARINA AOS PAÍSES DO MERCOSUL VIA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE SUAS INSTITUIÇÔES DE ENSINO SUPERIOR

E O FUTURO... O SUCESSO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÕ DEPENDE, ESSENCIALMENTE, DE SUA CAPACIDADE DE CONCILIAR E ATENDER INTERESSES E, NUM MUNDO EM CONSTANTE MUTAÇÃO, DA VISÃO DOS TEMPOS QUE VIRÃO DOS DIRIGENTES DE CADA ENTIDADE.