Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Sistema Prisional Brasileiro
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Universidade – Tecnologias – Articulação
Desafios e oportunidades do EAD
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Case Unitetech Fase 2 Modelo Rojo Prof. Dr. Osni Hoss
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O FUTURO DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Mapa Estratégico da Indústria
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
NME – Novos Modelos de Empresas
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Carolina Oliveira Guilherme Barbosa Otávio Kaiser Renata Gonçalo Tábata Major Viviene Bauer.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
OBJETIVO DE DESEMPENHO
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
NME – Novos Modelos de Empresas
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Grupo: Plano de Saúde Prof: Jose Miguel Sacramento NME – Novos Modelos de Empresas Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Público: Classes B e C Grupo.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
1 Profª. Elisa M. R. Sharland. 2 QUALIDADE EM SERVIÇOS: PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA EM REDE.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Ministério da Educação
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Novos Modelos de Empresa
Novos Modelos de Empresa Aula 4 Cenários: Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente Prof. Luiz C. Di Serio Agosto 2009 Prof. Leopoldo A.Oliveira Neto
OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Custo do plano de saúde (ou seguro saúde) B – Redução da incidência (ou re-incidência)
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Grupo: Plano de Saúde Prof: Jose Miguel Sacramento NME – Novos Modelos de Empresas Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Público: Classe “C” Grupo 1:
Questionário do Estudante Enade
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Preço reduzido em virtude da escala (volume de vendas) B – Redução da incidência (ou.
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Ambiente Financeiro O FUTURO DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS Ana Carla Andressa Carolina Kraushe Deborah Soraya Pedro Ivo Novos Modelos de Empresas Novembro/2010.
TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS E CAMINHOS
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika Lucio João Henrique Ramos Lopes Marcia Moreira Martins Pereira Paola Ferrara Juliano

Graduação através do ensino pela Internet OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Disponibilidade do Professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo Matriz de Importância e Desempenho Ambiente atual e concorrente real

Graduação através do ensino pela Internet IMPORTÂNCIA baixa alta DESEMPENHO bom mau A BC D E G F H I K L J Matriz de Importância e Desempenho Ambiente atual e concorrente real CUSTO A – Disponibilidade do professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo

Graduação através do ensino pela Internet menor impacto maior menor grau de incerteza maior AA SS TT EE PP Fatores-Chave do Ambiente Operacional avaliação do impacto e grau de incerteza

Graduação através do ensino pela Internet Cenários 2020+: elementos pré-determinados e incertezas críticas SOCIALTECNOLÓGICOECONÔMICOPOLÍTICOAMBIENTAL A - convergência de mídia B - qualidade da banda larga C - uso de aplicativos "amigáveis" D - Regulamentaçã o EAD E - incentivos fiscais para a banda larga F - garantia de qualidade do ensino fundamental e médio G - apoio ao uso de tecnologia no ensino fundamental e médio

Graduação através do ensino pela Internet Forças motrizes dos fatores-chaves classificadas por impacto e grau de incerteza menor impacto maior menor grau de incerteza maior A B C D E F G Elemento pré-determinado   incerteza crítica TECNOLÓGICO A - convergência de mídia B - qualidade da banda larga C - uso de aplicativos "amigáveis" POLÍTICO D - Regulamentação EAD E - incentivos fiscais para a banda larga F - garantia de qualidade do ensino fundamental e médio G - apoio ao uso de tecnologia no ensino fundamental e médio

Graduação através do ensino pela Internet Matriz cenários negativa POLÍTICA positiva Regulamentação EAD negativa TECNOLOGIA positiva qualidade da banda larga P+P+T+T+ P-P-T+T+ P+P+T-T- P-P-T-T- “Mesmice” “Tudo de bom”

Graduação através do ensino pela Internet CENÁRIO “MESMICE”CENÁRIO “TUDO DE BOM” 1.Ausência de regulamentação do Ensino a Distância 2.Internet banda larga distante das classes C e D em Belém por falta de infra-estrutura 3.Falta de incentivos fiscais para banda larga, resultando em altas mensalidades 4.Baixo investimento em tecnologia no ensino médio, alunos com poucos conhecimentos em informática 5.Aplicativos de ensino WEB complexos e com baixa interatividade 6.Desconfiança dos alunos em relação a qualidade dos cursos pela Internet 7.Nivel médio de escolaridade da população é baixo, não chegando ao curso de graduação 8.Limitação do número de cursos on-line devido a disciplinas com necessidade de aulas práticas 9.Cursos web somente disponiveis para uso no PC 10.Alto custo de aquisição de computadores 1.Existência de regulamentação do Ensino à Distância 2.Exigências do MEC para a EAD exequíveis 3.Existência de infra-estrutura para Internet banda larga na cidade de Belém 4.Investimento em tecnologia no ensino médio gerando alunos familiarizados com a informática 5.Custo da banda larga acessível para a classe C e D de Belém 6.Desenvolvimento de aplicativos de ensino WEB simples e de alta interatividade 7.Confiança dos alunos em relação a qualidade dos cursos pela Internet 8.Aumento do nível de escolaridade da população 9.Parcerias com instituições de ensino convencional para oferecimento das disciplinas com aulas práticas (compartilhamento da infra-estrutura) 10.Desenvolvimento de cursos web para outras mídias 11.Tendência de barateamento dos computadores 2020+: Educação cenários possíveis

Graduação através do ensino pela Internet CENÁRIO “MESMICE”CENÁRIO “TUDO DE BOM” 11.Transição para educação individualizada 12.Crescimento da economia do Pará em ritmo superior ao crescimento da economia brasileira 13.Aumento da procura por mão de obra qualificada no Pará 12.Transição para educação individualizada 13.Crescimento da economia do Pará em ritmo superior ao crescimento da economia brasileira 14.Aumento da procura por mão de obra qualificada no Pará 2020+: Educação cenários possíveis continuação

Graduação através do ensino pela Internet CENÁRIO “MESMICE”CENÁRIO “TUDO DE BOM” Ameaças Não aprovação da regulamentação do Ensino a Distância Custo operacional da infra-estrutura tornar o negócio inviável (custo x quantidade de alunos) Oportunidades Possibilidade de 25% da grade do curso à distância Ameaças Desisteresse pela graduação: Não absorção da quantidade de formados pelo mercado Em prol de cursos de menor duração e maior especificidade Desequilíbrio demanda x oferta Oportunidades Possibilidade de 100% da grade do curso à distância Volume de alunos compatível com os custos operacionais 2020+: Educação cenários possíveis Ameaças x Oportunidades Prioridades competitivas: confiabilidade e flexibilidade

Graduação através do ensino pela Internet OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Disponibilidade do Professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo Matriz de Importância e Desempenho Cenário “Mesmice” - Ambiente Futuro e concorrente perfeito

Graduação através do ensino pela Internet IMPORTÂNCIA baixa alta DESEMPENHO bom mau A BC D E G F H I K J Matriz de Importância e Desempenho Cenário “Mesmice” - Ambiente Futuro e concorrente perfeito L CUSTO A – Disponibilidade do professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo

Graduação através do ensino pela Internet OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Disponibilidade do Professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo Matriz de Importância e Desempenho Cenário “Tudo de bom” - Ambiente Futuro e concorrente perfeito

Graduação através do ensino pela Internet IMPORTÂNCIA baixa alta DESEMPENHO bom mau A BC D E G F H I K J Matriz de Importância e Desempenho Cenário “Tudo de bom” - Ambiente Futuro e concorrente perfeito L CUSTO A – Disponibilidade do professor B – Infra-estrutura CONFIABILIDADE C – Disponibilidade 24x7 D – Certificação do MEC FLEXIBILIDADE E – Acesso em qualquer lugar F – Horário das aulas G – Período de início das aulas QUALIDADE H – Conteúdo da aula I – Corpo Docente J - Metodologia de ensino VELOCIDADE K – Duração da graduação L – Atualização do conteúdo

Análise de GAPs Competências imprescindíveis e áreas relacionadas Interatividade (área de TI) Criatividade  Área multidisciplinar (profissionais de outras formações) Metodologia de ensino (área pedagógica) Professor x tutor  Professor como intermediador de discussões (ensino individualizado)