SUSTENTABILIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Efficient Consumer Response -ECR-
ECR Grupo 14 F x.
Efficient Consumer Response – (ECR) Resposta Eficiente ao Consumidor
Trabalho 3 – Análise de CRM - TOTVS
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Protegendo Ganhos TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC
Defensiva: estratégia nas áreas de:
Tendência de Mercado.
Introdução à Automação Industrial
O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Apresentação Institucional Spread
Cinco principais motivos para trabalhar conosco Novembro 2013.
Marketing Internacional
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Estrutura de Sistemas de Informação
Estágio S upervisionado ENG1153 Juliana Oliveira Catão.
Administração de Recursos Humanos Repensando a Logística 14FY4.
Grupo H – Subgrupo Y Israel Leite Marcos Ribeiro
Universidade de Brasília Logística Empresarial Grupo 19S SLIDES Júlio e Rafael.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
DESMISTIFICANDO TI A P2HE tem foco no entendimento e na capacidade de compreender e sugerir aos seus clientes, em suas estratégias e processos de negócios.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Introdução O dia da mentira na Intel
Por que estudar sistemas de informação?
Adjutor Gestão Empresarial desenvolvido para a pequena e média empresa
Buenit Tecnologia com resultados. necessidade sua  Melhorar os processos de desenvolvimento de software  Garantir excelência na entrega de software.
Sistemas de Informações Gerenciais
ESTRATÉGIA XEROX “THE DOCUMENT COMPANY” SERÁ LÍDER NO MERCADO GLOBAL DE DOCUMENTOS FORNECENDO SERVIÇOS E DOCUMENTOS QUE AUMENTEM A PRODUTIVIDADE DO NEGÓCIO.
Estratégia Organizacional
O Ciclo do Carbono.
CIA DO CALÇADO LTDA. COMÉRCIO VAREGISTA VISÃO SER A MAIOR REDE DE LOJAS DO RAMO NA REGIÃO SUL DO BRASIL ATÉ 2020.
Anhanguera Educacional S.A. | ADMINISTRAÇÃO 2º Semestre 2009 – 3ª aula Professor Sérgio Ferreira Administração de Micro.
Empreendedorismo Prof. Carlos Rodella.
Trabalho 1 Clube Esportivo
Semana de Educação 31 de Outubro a 4 de Novembro Márcio Bulhões.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
TI como vantagem competitiva corporativa
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
Gestão da Tecnologia da Informação
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
Objetivos do Capítulo Identificar as várias maneiras pelas quais as tecnologias de informação afetam o trabalho dos gerentes nas empresas de e-business.
APRESENTAÇÃO Porque somos diferentes?. A newoxygen aposta na especialização vertical dos seus consultores, a maioria dos quais certificados e conhecedores.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 2 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
ALAVANCANDO NEGÓCIOS via PORTABLE RESEARCH®. VOCÊ PREFERE RESPOSTAS EM TEMPO REAL ou ASSISTINDO O REPLAY ? VEJAM COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS TRADICIONAIS.
Software em nuvem para o gerenciamento de dados de medição 45ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA ASSEMAE MAIO 2015.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Qual é nosso negócio? "A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta, e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto,
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

SUSTENTABILIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EMISSÃO DE CO² E SEU IMPACTO AMBIENTAL

Computadores emitem tanto CO2 VOCÊ SABIA ? Computadores emitem tanto CO2 quanto os aviões !!!! Computadores e outros equipamentos de informática estão sendo acusados de causar tanta emissão de carbono quanto a indústria da aviação. Uma pesquisa recente mostra que os computadores geram cerca de 35 milhões de toneladas de CO2 por ano – o equivalente a um milhão de vôos típicos de ida e volta ao Reino Unido. A Gartner, companhia internacional de pesquisa de tecnologia da informação, estima que globalmente a indústria de TI é responsável por 2% das emissões de CO2 – o mesmo que a aviação. Fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/reportagens_carbonobrasil/noticia=191812#ixzz3J2TbA1QV

PRODUÇÃO, USO E DESCARTE DE EQUIPAMENTOS DE T.I Entre janeiro e agosto de 2014 foram comercializados 12 milhões de PCs incluindo tablets, conforme dados da IDC, agregados pela Abinee, queda de 13% a menos do que o registrado entre janeiro e agosto de 2013. Ao final de agosto de 2014, os tablets representavam 46% do mercado total. http://www.teleco.com.br/Ti_Brasil.asp. Um estudo coordenado pelo professor Ruediger Kuehr da Universidade das Nações Unidas, revelou que 1,8 tonelada de materiais dos mais diversos tipos são utilizados para se construir um único computador. O cálculo foi feito tomando-se como base um computador desktop com um monitor CRT de 17 polegadas.

O USO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NA PRODUÇÃO DE PCs A FABRICAÇÃO DE UM COMPUTADOR DESKTOP CONSOME MAIS DE 10 VEZES O SEU PRÓPRIO PESO. O principal problema esta na fabricação de chips, que consome uma enormidade de água. Cada etapa da produção de um circuito integrado, da pastilha de silício até o microprocessador, exige lavagens seguidas com água pura. Que não sai assim tão pura do processo, obviamente. 22 KG DE PRODUTOS QUÍMICOS 1500 KG DE ÁGUA 240 KG DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Número de computadores O USO DE COMPUTADORES Número de computadores no mundo ultrapassa 1 bilhão Dados de 2009. Segundo pesquisa, número deve duplicar até 2014. Base instalada cresce, em média, 12% ao ano. http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL611041-6174,00 NUMERO+DE+COMPUTADORES+NO+MUNDO+ULTRAPASSA+BILHAO.html

DESCARTE DOS HARDWARE  De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU - link pesquisa universidade ONU, de 2010), a geração de lixo eletrônico cresce a uma taxa de aproximadamente 40 milhões de toneladas por ano, em todo o mundo. A maior parte desses resíduos tem condições de ser utilizada novamente ou de ser reciclada, mas o destino acaba sendo o pior possível: os aterros sanitários e lixões. http://www.ecycle.com.br/component/content/article/48-eletronicos/122-reciclagem-computador.html

DESCARTE CERTO Porque o que mais se observa, nesta hora, são os produtos jogados no fundo dos armários ou os "catadores" que retiram as partes que sabem valer algum dinheiro e jogam o resto fora no primeiro lugar que encontram. Destes produtos, vão vazar os elementos  mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, assim contaminar o ar ou os lençóis subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.

SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA ; VIRTUALIZAÇÃO E COMPUTAÇÃO EM NUVEM Da emissão global de gases efeito estufa, ou CO2 equivalente, 1,4% vem da tecnologia da informação, sendo 34% com servidores e infraestrutura, 9% com impressoras e 57% com PCs e monitores, segundo dados apresentados por Renata Serra, diretora da Booz & Co.  De 52 Gigatoneladas de CO2 e de emissões projetadas para 2020, a consultoria estima um potencial de redução de 22 GTons, dos quais 8 GTons poderiam ser cortados graças ao uso de tecnologias da informação. Melhorias gerais nos ambientes de processamento podem gerar economias de até 40% no consumo de eletricidade, por meio do somatório de ganhos obtidos em soluções como virtualização de servidores (10% a 35%), sistemas de gerenciamento de força em PC e servidores (4% a 8%), melhorias na refrigeração de data centers (até 10%), entre outros. http://www.algartech.com/portugues/noticias/em-noticia/solucoes/ti-tem-papel-central-na-reducao-de-co2,-defende-especialista/

DIFERENÇA ENTRE VIRTUALIZAÇÃO E COMPUTAÇÃO EM NUVEM Essencialmente, a virtualização difere da computação na nuvem porque é um software que manipula o hardware, enquanto a computação na nuvem é o resultado dessa manipulação.

Você sabe que é Computação em Nuvens? Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede. SIM OU NÃO ?

VANTAGENS DO USO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Redução de custos Flexibilidade, agilidade, escalabilidade Software como serviço Maior compromisso do fornecedor Redução de custos Uma das vantagens da computação em nuvem é que você só paga pelo que usa.  Flexibilidade, agilidade, escalabilidade Você pode decidir aumentar ou diminuir sua infraestrutura de tecnologia na hora que quiser. Acesso igualitário a tecnologia de ponta O cloud computing permite que mesmo empresas pequenas tenham acesso a recursos de ponta de tecnologia.  Software como serviço Outro desdobramento da computação em nuvem é a oferta de software como serviço. Neste modelo, em vez de “alugar” uma máquina virtual, você paga pelo direito de usar software sem ter que compra-lo definitivamente. Maior compromisso do fornecedor O modelo cloud computing tende a mudar a relação entre vendedor e cliente, uma vez que a excelência do serviço prestado deve ser contínua.

Como a computação em nuvem, pode diminuir a emissão de co²? Segundo um estudo realizado pelo Carbon Disclosure Project *****, Conforme o relatório, uma companhia do ramo de bebidas e alimentos,por exemplo, pode diminuir as emissões em 30 mil toneladas em um período de cinco anos ao transferir seu banco de dados para uma nuvem pública, economizando até US$ 12 milhões. O número equivale às emissões anuais de 5,9 mil veículos de passeio.

REFERÊNCIAS * Instituto de Tecnologia de Massachusetts **http://forrest.co.uk ***www.akatu.org.br/ ****Empresa de software de virtualização líder do setor. *****Organização sem fins lucrativos focada em oportunidades de negócios que driblem o aquecimento global.  http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL611041-6174,00 NUMERO+DE+COMPUTADORES+NO+MUNDO+ULTRAPASSA+BILHAO.html IDC  IDC é a empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia. Analisa e prediz as tendências tecnológicas para que os profissionais, investidores e executivos possam tomar decisões de compra e negócios nestes setores. BOOZ & COMPANYé formada por um time global de estrategistas práticos, comprometidos em ajudar seus CLIENTES a desenvolver vantagem essencial, trabalhando com eles para resolver os problemas mais complexos e aproveitar as melhores oportunidades.