Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A cadeia de valores e a vantagem competitiva
Advertisements

- Estruturas de Mercado
Análise das cinco forças de Porter
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Administração Estratégica
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
2. ANÁLISE ESTRUTURAL DAS INDÚSTRIAS
8. EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA.
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Módulo Análise do Ambiente Operacional ou Micro Ambiente Externo
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Ambiente Novos concorrentes Novas Tecnologias
Análise do Meio Ambiente
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Planejamento Estratégico
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Resumo da Questão aula Por Carolina.
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Estratégia Competitiva.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Ciclos Econômicos e Tecnologia (Carlota Perez - Technological.
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Repensando da logística
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
Função Produtora.
Conceitos Básicos de Estoques
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Parte II: Determinantes do Produto
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Planejamento Estratégico
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Estratégias Empresariais Internacionais
Estratégia Empresarial
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Unidade 03 Logística de suprimento:
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
BENCHMARKING NA MANUTENÇÃO.
BARREIRAS A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
 Componentes do Grupo 19Z:  Arthur Biocalti  Ilo Ribeiro  Silvana Pereira  Wesley Oliveira.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
MATRIZ BCG.
Novos Modelos de Empresa
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
Novos Modelos de Empresa
Micros e Pequenas Empresas
Estratégia Competitiva
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
Desempenho das Organizações Introdução à Administração DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES.
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Transcrição da apresentação:

Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.

Barreiras de Entrada Economia de escala. As empresas atuantes produzem com baixo custo unitário.

Barreiras de Entrada Diferenciação de produto. Os produtos existentes têm grande prestígio junto aos consumidores.

Barreiras de Entrada Necessidade de muito capital. Situação muito comum na indústria siderúrgica.

Barreiras de Entrada Custo de mudança. É o custo que o consumidor tem ao mudar de fornecedor. Quanto maior, mais relutante ele ficará em trocar seu fornecedor por outro.

Barreiras de Entrada Acesso aos canais de distribuição. Algumas vezes, os canais de distribuição estão fechados para novas empresas.

Barreiras de Entrada Desvantagens de custos. As empresas estabelecidas possuem vantagens de custos que as ingressantes não têm, como tecnologia, acesso a matérias-primas, subsídios oficiais, localização previlegiada.

Barreiras de Entrada Curva de Aprendizagem. As empresas estabelecidas conseguiram diminuir os custos de produção à medida que acumularam experiência.

Barreiras de Entrada Política governamental. A legislação pode impedir o ingresso de novas empresas num setor.

Barreiras de Entrada Capacidade de Retaliação. Quanto mais forte for a capacidade de retaliação das empresas, maior é o desestímulo à entrada de novos concorrentes.

Barreiras de Saída Ativos especializados. Bens com alto valor de aquisição ou construção e baixo valor de venda.

Barreiras de Saída Custos fixos de saída. Acordos trabalhistas prevendo altas indenizações aos funcionários em caso de encerramento de atividade é um dos exemplos desta barreira.

Barreiras de Saída Inter-relações estratégicas. Quando há sinergia com outra área da organização ou ganho com a imagem institucional, baixas margens de lucro podem não levar à saída da empresa do setor.

Barreiras de Saída Emocionais. A alta administração pode se identificar com a atividade ou existir relação de lealdade com os funcionários.

Barreiras de Saída Governamental. Pressão do governo para impedir o fechamento da empresa devido a impactos econômicos ou políticos.