Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
O Plano de Ação Curricular na Escola
Bases Políticas para novas relações político - pedagógicas em saúde
A Organização Curricular
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Educação Permanente em Saúde :
Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
“ O saber e o fazer docente”
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Prof. jose PLANEJAMENTO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Conferência Municipal de Educação
Universidade Federal de Uberlândia
Ensino Médio e Educação Profissional
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
A prática do psicologo no CRAS
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Projeto Político Pedagógico
Três Advertências Iniciais:
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
A importância do estágio na formação profissional: suas dimensões
Revisita ao PPP.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa Baseado em texto do curso de formação pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem - PROFAE Maria Cristina Abrão Nachif

Planejar não deve ser uma tarefa burocrática, repetitiva, onde se dizem coisas que não acontecerão ou ocultam-se as que ocorrerão O Planejamento deve ser portador de bases e visão estratégicas quanto às suas possibilidades (e limites) para apoiar as mudanças que desejamos impulsionar

A integração ensino-serviço-comunidade Articular teoria e prática – não é uma decisão neutra – é uma opção política – rica em possibilidades e conflitos Parceria ensino/serviço/comunidade “Devemos partir da compreensão inicial de que, em uma parceria, não existem privilegiados, possibilitando uma verdadeira interação entre as parcerias. Tal característica estabelece a necessidade de discussão dos problemas que vão surgindo, na medida em que o processo de parceria vai se estabelecendo, e essa discussão passa a exigir as negociações necessárias para o enfrentamento dos problemas que surgiram Fazer uma parceria implica responsabilidades com a realidade vivenciada e compromissos com os resultados”

A parceria ensino/serviço/comunidade jamais poderá prescindir da estratégia de ação-reflexão-ação Essa parceria facilita a apropriação consciente do sujeito em relação ao objeto, levando em consideração a totalidade. realidade No entanto, esse é um processo difícil... A prática do ensino sofre influência dos valores da sociedade de classe – então há uma tendência a privilegiar mecanismos excludentes Assim, as classes socialmente marginalizadas ficam excluídas das possibilidades de acesso, desenvolvimento pessoal, social e profissional pela via da escolarização Daí a “ausência” dos valores dessas classes no cotidiano das instituições de ensino e assistência à saúde

Então, nas práticas pedagógicas ainda predomina o “saber enciclopédico”, a acumulação acrítica e descontextualizada transmissão de conhecimentos teóricos Raízes da desarticulação entre o que se ensina e o que se necessita na prática paradigma filosófico-metodológico: racionalismo cartesiano ou cientificismo positivista divisão da ciência-fragmentação separação das instituições divisão do trabalho (social e técnica) separação do mundo do trabalho (fazer) e do conhecimento (saber) As metodologias de ensino emancipadoras negam a possibilidade de separar “teoria” e “prática” como princípio pedagógico

Muitos são os desafios, mas não podemos desanimar... relação serviço-comunidade: romper com a subordinação da estrutura dos serviços aos interesses profissionais dos médicos em defesa da sua soberania relação do ensino com os serviços: resistências dos serviços e seus preconceitos em relação ao ensino – estereótipo a ser superado refletir sobre o significado de expressões como: disciplinas práticas, campo de estágio, não atende às exigências do ensino

Diretrizes para integração ensino-serviço-comunidade A existência de políticas integradoras ensino/serviço/comunidade promovidas pelos gestores do serviço e do ensino – capacitação de gestores – superar a improvisação A definição de prioridades políticas para a formação pedagógica dos docentes e preceptores do ensino em saúde Competência técnica – na área de sua especialidade Competência prática – nos serviços como eles são Competência científica – para a construção de um novo conhecimento Competência pedagógica – ensino construído no cotidiano Competência política – profissional do humano

O povo tem o direito de saber a Teoria da Prática do Povo!!! A participação social consciente – reconhecimento de sujeitos como agentes que têm sua história O povo tem o direito de saber a Teoria da Prática do Povo!!!