Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Preparação e apresentação do relatório
Objetivos e Briefing da Pesquisa
Pesquisa Qualitativa x Pesquisa Quantitativa
Os Sistemas de Informação Empresariais
O PLANO DE MARKETING.
O Planejamento Estratégico e O Processo de Marketing
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Segmentação de mercado
Classificação oficial dos meios de hospedagem
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Tópicos Especiais em Marketing Marketing Turístico
Sistema de Informação Gerencial
Fundamentos de Marketing
Fundamentos de Marketing
Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos
Fundamentos de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
Sistema de Informação e Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
INTRODUÇÃO A HOTELARIA
MERCADO CATARINA E FABIANY
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Estratégias de suprimento
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
O processo de pesquisa de mercado
Marketing Internacional
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Glossário de Marketing
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
Quem são seus concorrentes?
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
PLANO DE NEGÓCIOS – 1ª PARTE
Disciplina: Marketing Aula 1
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Administração de Marketing I
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Marketing de Serviços O diferencial.
Introdução ao Marketing
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Empreendedorismo ________________________________________
Segmentando Mercados.
Canais de Distribuição
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Programa Interdisciplinar ARHTE
CONCORRÊNCIA.
BENCHMARKING.
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Segmentação de Mercado
Transcrição da apresentação:

Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Marketing A pesquisa de mercado procura determinar as características de um mercado em relação a tamanho, condições, taxa de crescimento, segmentação e posicionamento competitivo. A pesquisa de marketing é mas abrangente e investiga todas as atividades de marketing de uma companhia. Na maioria das organizações, tais pesquisas provavelmente incluiriam o monitoramento da eficácia da publicidade, dos intermediários e do posicionamento de preço de janeiro de 2014 Tema da Apresentação

O que é importante para uma companhia saber sobre seus mercados? Como sabemos o que o consumidor realmente quer? Como podemos descobrir como realmente funciona o processo de compra das pessoas? Como podemos dizer se uma companhia teve sucesso em oferecer os bens e serviços que os compradores buscam? Como uma empresa reúne, analisa e dissemina informações sobre seu ambiente de marketing? Que questões envolvem a Pesquisa de Marketing? 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação3

Como se escolhe a amostragem e se processa a coleta de dados? Quais são as principais abordagens metodológicas de pesquisa, tanto quantitativas como qualitativas? Como se gerencia o conhecimento adquirido? Como se prevê demanda? O que a Pesquisa de Marketing deve responder? 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação4

Pesquisa das necessidades e expectativas do consumidor Pesquisas de consumidor Painéis de consumidores Estudos de negócios similares (benchmarking) Estudos de clientes-chaves Pesquisa entre intermediários Pesquisa entre funcionários Avaliação do ambiente Principais usos da Pesquisa de Marketing 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação5