Conceitos de Administração e Ética Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Administração: Conceitos e Importância
O ambiente organizacional
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
TGA- Teoria Geral da Administração
UFSM – Curso de Administração
TEORIA NEOCLÁSSICA E TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
Conceitos e Perfil do Profissional
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Gestão das Organizações
MARCUS AURÉLIO ADMINISTRADOR ECONOMISTA ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Disciplina Introdução a Administração Aula 02 – Administração e suas Perspectivas Profº Me. Rogério Gouveia.
Disciplina Introdução a Administração Aula 03 – Antecedentes Históricos Profº Me. Rogério Gouveia.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Estratégia Organizacional
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Gestão em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire 2013
Planejamento e estratégia
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Planejamento Estratégico
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Administração Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007|
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
Professora: Keilla Lopes Introdução a Comportamento Organizacional
A Administração e suas perspectivas
Administração e o Mercado de Trabalho
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Compreendendo Equipes de Trabalho
Profª MSc. Gardênia Jardim
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
1 1.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Introdução à Administração
Introdução à Administração
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Gestão de Pessoas II Unidade I - O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações Modernas Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
TGA Profº Wagner Tadeu Aula 1. EMENTA Conceituação básica sobre organização e Administração; A evolução do conhecimento administrativo: teoria Neoclássica,
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Rossilene Araújo Guzzo 01 “ Líder é o que tem capacidade de conseguir que outras pessoas façam o que não querem e, ainda.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO. ATIVO INTANGÍVEL Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos, como: competência dos gerentes,
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Administração do Agronegócio Aula 3 História da Administração e sua contribuição ao Agronegócio e Fatores Limitantes Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Transcrição da apresentação:

Conceitos de Administração e Ética Empresarial Prof.ª Me. Camilla B. R. Cochia cochia@gmail.com

Ementa Fundamentos científicos da Administração. Evolução da Teoria Administrativa. Funções da Administração. Informação e Comunicação. Comportamento Organizacional. Conceitos emergentes de Gestão.

Objetivos Oportunizar ao futuro gestor conhecimentos acerca das teorias da administração, da evolução destas teorias e a real aplicabilidade de todos os conceitos administrativos. Discussão sobre as tendências da Administração, a fim de levar ao acadêmico conhecimento sobre tais aspectos importantes no mundo corporativo atual.

Programa O que é administração (capítulo 2) Administração: história e conceitos (capítulo 1). Tendências e mudanças na Administração (capítulo 5) Liderança e cultura organizacional (capítulo 4) Gestão do Conhecimento (capítulo 3)

O Que é Administração “um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, para possibilitar a realização de objetivos” (MAXIMIANO, 2004, p. 33).

O Que é Administração Processo que exige sistematização de tarefas. Dinâmico, pois implica em se adaptar a um ambiente em contínua transformação. Gestão de recursos que são escassos e dispendiosos. Busca de alcance de objetivos.

O Que são Organizações Sistemas sociais em constante intercâmbio com o ambiente. Grupos de pessoas sistematicamente organizadas com objetivo comum. Diversidade de formas, tamanhos, tipos de atividades, objetivos etc. Organizações: públicas, privadas, ou do terceiro setor

Administração nas Organizações A administração está ligada à gestão dos recursos e competências Recursos financeiros, materiais, operacionais, tecnológicos e informacionais. Recursos Humanos.

História e Conceitos da Administração Maiores transformações: Revolução Industrial – entre séculos XVIII e XIX. Mudança da produção artesanal para escala. Migração de trabalhadores rurais para fábricas.

História e Conceitos da Administração Escola Clássica da Administração. Escola de Relações Humanas (enfoque comportamental). Escola da Qualidade. Modelo Japonês de Administração. Abordagem Contingencial.

Liderança e Cultura Organizacional Compreender o que é liderança e a diferença entre gestor e líder. Compreender a relevância do líder para as organizações.

Liderança e Cultura Organizacional Compreender o que é cultura organizacional. Compreender como a cultura surge na organização, é disseminada entre os membros e se manifesta.

Gestão do Conhecimento Conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando a criar novo conhecimento, difundi-lo na organização para os que dele precisam e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas, bem como protegê-lo contra o uso indevido.

Gestão do Conhecimento Ativo intangível – ativo que não tem substância física, mas proporciona benefícios econômicos. Competência dos gerentes, experiência e conhecimento da empresa, patentes, softwares desenvolvidos pela empresa, relações com clientes e conhecimento de suas preferências, marca da empresa, imagem da marca perante o público e a mídia.

Tendências e mudanças na Administração Ambientes em rápida transformação (demográfico, tecnológico, político-legal, econômico). OPORTUNIDADES X AMEAÇAS

Tendências e Mudanças Aumento do crédito leva brasileiros a trocar aluguel por compra de imóvel (ago/2010) O aumento de linhas de crédito para financiamento da casa própria e a elevação no preço dos aluguéis têm sido os principais motivos para que os brasileiros prefiram adquirir um imóvel à locação. Na Região Sudeste, esse movimento é comprovado por pesquisas que apontam as tendências do mercado imobiliário.

Tendências e mudanças na Administração Mudanças na natureza do trabalho. Mudanças no ambiente de trabalho. Mudanças no perfil do administrador e dos colaboradores. Mudanças no comportamento do consumidor.

Bibliografia Básica LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

Bibliografia Complementar MAXIMIANO, Antonio C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000. MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2004.

Bibliografia Complementar ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2002. ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2005.

Conceitos de Administração e Ética Empresarial Prof.ª Me. Camilla B. R. Cochia cochia@gmail.com