Abordagens do trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração: Conceitos e Importância
Advertisements

Da Administração de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas MOTTA , Fernando C. Prestes e VASCONCELOS, Isabela F.
Abordagem Humanística da Administração
Pessoas e a organização em operações
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Motivando empregados e projetando cargos
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola das Relações Humanas
Prof. Ms. Camila Sieburger Tessmann 02 / 2011
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Fundamentos da Ergonomia
Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
AULA 3: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
AULA 3: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO RURAL Aula 1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADM
Estudo de Layout.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO
Motivação para o trabalho
Gestão da Qualidade – Motivação
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
Administração Geral - Aula 04
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Administração Científica
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Organização Racional do Trabalho
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Teoria geral da administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Conceitos de organização
Gestão e Organização Horizontal
Faculdade Estácio de Sá
Administração Científica
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Evolução da Teoria Administrativa
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Teoria Geral da Administração
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Capítulo 1 A administração hoje.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Teorias da Motivação O processo Motivacional
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DESENHO DE ORGANIZAÇÃO - MINTZBERG
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
Revisão sobre os Estudos da Motivação
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Questões introdutórias
ERGONOMIA.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Motivação e satisfação no trabalho
Desenho de Cargos job design
MOTIVAÇÃO.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
1.4 - ANÁLISE ERGONÔMICA DAS ATIVIDADES 1. ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO Considerações gerais sobre as atividades: 3A atividade de trabalho.
Administração Conceito:
Teoria das Relações Humanas
Transcrição da apresentação:

Abordagens do trabalho

Relacionamento entre ambiente, prática e modelo. Construção de modelos Relacionamento entre ambiente, prática e modelo. Zilbovícius, (1999).

Escola Racionalista de Taylor Contexto Aumento do consumo Máquinas mais modernas Aumento da competitividade Princípios De Taylor Decomposição do trabalho Individualização da tarefa Descrição pormenorizada do posto Programação Organização da empresa e comunicação Separação entre planejamento e execução das tarefas Conceitos Homem Economicus Produção Padrão Homem adequado Lei da fadiga Incentivo monetário Controle e supervisão

Escola Racionalista de Taylor Estudo de Tempos e movimentos Determinação de uma única maneira certa de fazer Seleção do homem adequado Lei da Fadiga Incentivo Monetário Padrão de produção Supervisão Aumento da Produtividade Maiores salários e maior produtividade

MOVIMENTO DE RELAÇÕES HUMANAS Troca a ênfase na estrutura e na tarefa, pela ênfase nas pessoas Elton Mayo: Experiência de Hawthorne Western Electric, eletrodomésticos, entre 1927 e 1932 Intensidade da iluminação X Produtividade dos trabalhadores CONTEXTO: montagem de circuitos elétricos para aparelhos de rádio onde o trabalho era minucioso, monótono, repetitivo era feito por mulheres em grandes salas impessoais Grupos de trabalho Presença ou ausência de incentivos materiais + AUMENTO DA PRODUTIVIDADE Presença de um fator psicológico MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

MOVIMENTO DE RELAÇÕES HUMANAS INDIVÍDUOS Têm necessidade de pertencer a um grupo Desejam ser úteis + HIERARQUIA Mostrar que as pessoas são úteis Permitir que os operadores concebam parte da tarefa que executa MODELO PROPOSTO + VANTAGENS MATERIAIS Permitem melhor integração com a empresa e aumenta a atividade dos operadores São adquiridas pouco a pouco, à medida que o indivíduo dê provas de sua aceitação das normas da empresa RESULTADOS: Melhorou as condições de trabalho; Reduziu os conflitos em função de pregar "boas relações”; A monotonia ou a dificuldade do trabalho é compensada por vantagens materiais, retiradas em caso de rebeldia; Não questionou a decomposição do trabalho.

Satisfação no trabalho: teorias Como motivar os operadores? CONTEXTO: Evolução Industrial pós 2a. guerra- uso intensivo de energia elétrica e mecânica em substituição da força muscular, processos contínuos, tarefas programáveis de máquinas. O trabalhador deve procurar, interpretar e julgar as situações de trabalho, com diminuição da formalização do trabalho prescrito. Necessidade de tomada de decisão nas tarefas em função da variabilidade de processos e materiais. TEORIAS: Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow; Teoria de Organização e Personalidade de Argyris; Enriquecimento individual de tarefas de Herzberg.

Satisfação no trabalho: teorias Escalas de Maslow

Satisfação no trabalho: teorias Enriquecimento individual de tarefas (Herzberg) Fatores de Realização: natureza do trabalho, responsabilidades confiadas ao pessoal, promoção, progresso das atividades  realização, auto-estima. Fatores Higiênicos: salário, ambiente do trabalho, segurança do trabalho, vigilância  fisiológicas, segurança, pertença. Se baseia na extensão do trabalho abrangendo vários postos: pressupõe que tarefas simplificadas (pressuposto de Taylor) sejam agrupadas e fiquem sob a competência de um trabalhador Enriquecimento horizontal Enriquecimento vertical Rotação de cargos CONCEITO CORRETIVO E NÃO ALTERNATIVO ÀS TECNICAS DE TAYLOR O trabalhador continua apenas executando tarefas – agora em maior número – Ele não se envolve com a etapa de planejamento do trabalho.

Difusão dos grupos semi autônomos Escola Sociotécnica Leva em consideração: A dimensão técnica A dimensão social Um sistema só alcançará sua máxima produtividade quando otimizar, ao mesmo tempo, o funcionamento dessas duas esferas. Difusão dos grupos semi autônomos Definição É uma equipe de trabalhadores que executa, cooperativamente, as tarefas que são designadas ao grupo, sem que haja uma predefinição de funções para seus integrantes.

Modelo Japonês – Lean Production OHNO: A fábrica Mínima CONCEITOS: Desespecialização e polivalência operária JIT – Kanban - Técnica de controle do processo de fabricação - Fluxo de produção e de informação PRINCÍPIOS: 1. Eliminação de perdas 2. Do Supermercado 3. Do momento exato 4. Da Qualidade total 5. Da flexibilidade (p/ atender variações de demanda e de produtos)

Ergonomia e Trabalho DIMENSÃO PESSOAL DO TRABALHO Condições de trabalho Experiência na empresa História, experiência profissional, etc... Atividade de trabalho Significado, socialização, personalização... Resultados do trabalho DIMENSÃO SÓCIO-ECONÔMICO DO TRABALHO Social o que é produzido resulta da atividade coordenada de vários operadores Econômico: os produtos são reconhecidos como resultado do trabalho somente se possuem valor de troca

Ergonomia e Trabalho Técnica Trabalho

Ponto de vista da atividade X Racionalidade produtiva Tensão Ponto de vista da atividade X Racionalidade produtiva Menegon, 2003