PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Didática e Metodologia no Ensino Superior
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
SILVANA BERBEL FERNANDES
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LIONS CLUBE COMPANHEIRO OSCAR MALUCHE Coordenadora Intitucional: Marcilene Popper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Supervisora de Área: Fátima Bastiani Bolsistas: Cerena Bonomini Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel

APRESENTAÇÃO O estudo abordado pelo grupo cujo tema Cultura e Movimento: Conhecendo o Brasil, vêm trazer um olhar reflexivo e colaborador sobre as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar sobre essa temática no contexto escolar. O projeto foi elaborado com o intuito de valorizar as diferentes culturas e regiões presentes na sala de aula, bem como, contribuir com o trabalho e práticas docentes, respeitando esta diversidade étnico cultural existente. O tema diversidade cultural é de suma importância, pois cabe a nós educadores conhecer e trabalhar todas essas diferenças culturais que enriquecem os diferentes espaços, bem como as relações estabelecidas entre eles. Esse tema encontra-se presente em todo contexto, nas diferentes experiências profissionais e particulares. 3

OBJETIVO Identificar no grupo de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental as diferentes culturas regionais existentes na sala de aula, proporcionando a interação do grupo por meio de atividades lúdicas.

APORTE TEORICO MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria - Educação Escolar E Cultura(s) - Apontam e apresentam elementos de reflexão sobre questões relevantes a respeito do currículo escolar, definem que a escola deve reconhecer a multiculturalidade e a diversidade como elementos construtivos do processo de ensino e aprendizagem; COSCARELLI, Carla Viana. Novas Tecnologias, Novos Textos, Novas Formas De Pensar - Um fazer educativo que ofereça múltiplos  caminhos e alternativas, que ofereça flexibilidade, interconectividade, à diversidade e à variedade, contextualizando os envolvidos no mundo das relações sociais. RAMOS, J.R.da S. Dinâmicas, Brincadeiras E Jogos Educativos - Os jogos como instrumentos pedagógicos mediam e permitem conhecer a realidade corpórea e cultural das crianças, interpretando seus conhecimentos sociais, estabelecendo caminhos pedagógicos.

PROPOSTA METODOLÓGICA A metodologia deste percurso constitui-se de três grandes dimensões: Formação e Orientação; Investigação e Intervenções pedagógicas: Investigação do espaço escolar, Investigação da prática docente e desenvolvimento de projetos; Avaliação.

PROPOSTA METODOLÓGICA Formação e Orientação: Durante os encontros semanais o grupo buscou observar o espaço escolar, as diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas nas classes de alfabetização, conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola, buscando fundamentação teórica para auxiliar no desenvolvimento do projeto.

PROPOSTA METODOLÓGICA Investigação e Intervenções Pedagógicas: Confecção do Mamulengo e do material a ser utilizado com os alunos do 3º ano durante a realização do projeto nas pesquisas para casa. 8

Interação dos alunos com o Mamulengo

Dançando com o Mamulengo no dia do Folclore com os alunos do 1º e 2º ano.

Apresentando as diferentes regiões, costumes, comida típica, cultura, tradições, crenças, vocabulário, turismo...

O lúdico é algo indispensável no cotidiano escolar.

PROPOSTA METODOLÓGICA Avaliação: Avaliamos que as crianças mostraram interesse por se tratar de algo diferente do seu cotidiano. Quando as crianças nos viam logo enfatizavam “Oba, hoje tem aula com as outras professoras”. Desta forma podemos perceber que em alguns aspectos as dificuldades não estão nas aprendizagem das crianças, mas sim na maneira com que os conteúdos são disponibilizados. Não nos é mais permitido, como educadores seguir apenas modelos sistematizados, mas sim levarmos em consideração a realidade dos alunos, e perceber a maneira mais propícia de ensinar, para a construção de uma aprendizagem significativa. São os múltiplos caminhos, as diferentes ações pedagógicas que temos que oportunizar as crianças em busca de uma educação qualificada, que faça a diferença. 

TECENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICO – PRÁTICAS SOBRE A INSERÇÃO NA DOCÊNCIA Nossas ações e experimentações nos permitiu compreender que para uma formação de qualidade é imprescindível que haja relação entre teoria e prática. Neste sentido, aplicamos ações, analisamos os resultados elaborando um planejamento com conceitos bem claros e definidos. O programa nos propiciou momentos de muita leitura, reflexão, pesquisa qualitativa e quantitativa a qual contribuiu na realização do nosso trabalho. O tema teve como objetivo resgatar a importância das etnias, culturas presente no cotidiano do município de Brusque, além de conhecer mais sobre as culturas e etnias advindas que formam a identidade do nosso povo. Foram vários aspectos positivos durante todo este ano, mas a aceitação por parte dos alunos dos anos iniciais foi de suma importância para nós pibidianas, pois conseguimos nas ações práticas perceber o aprendizado e a forma com a qual as crianças e professores nos aceitaram durante todo este processo. O projeto PIBID proporcionou ao grupo a alegria em conviver com crianças, professores, coordenadores, que contribuíram de maneira afetuosa e receptiva, fortalecendo uma parceria em busca de um único ideal: uma educação de qualidade.

Referências   -COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL OSCAR MALUCHE: Projeto Politico Pedagógico. Brusque, 2010. GARCIA, Dirce Maria Falcone. Diversidade Cultural, Conflitos E Educação: Algumas Reflexões Teóricas. Revista de Educação PUC-Campinas: Campinas. n. 10. p. 40-46. Junho, 2001. Nova Escola. Brincadeiras Regionais. Educação Infantil, Pré-escola 4 e 5 anos, Jogos e Brincadeiras. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais Acesso em: 25 out.2014 -MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s):construindo caminhos. 2003 -RAMOS, J.R.da S. Dinâmicas, brincadeiras e jogos educativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. -SILVANO, Lays Eduarda e TOLEDO, Marília Barbosa . Educação Infantil: conhecimentos de si do outro através de suas tradições culturais. 2014. 155 f. Estágio I. (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Brusque, 2014.