O consumidor de esporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
Advertisements

Comportamento do Consumidor Online
TÉCNICAS E FASES DA VENDA
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Customer Relationship Management
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Sistemas da Informação e Tecnologia Guarani Futebol Clube
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Aula 5 – Administração de Marketing
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Marketing para EMPREENDORES
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Comunicação Integrada de MKT
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
TRABALHO 1 ANÁLISE DO SITE DE UM CLUBE ESPORTIVO.
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Marketing de Serviços O diferencial.
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Briefing Cacau Show Aluna Thalita Elias 1 PP.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Disciplina: Marketing Aula 1
Profª. Selma Maria da Silva
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Mix de Marketing O Produto
Universidade da Madeira Controlo da Qualidade Da Criação à Certificação Bolsa Bordado Madeira.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamentos do marketing esportivo
Capítulo 8 Distribuição
Capítulo 6 O Consumidor Organizacional
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Processo de decisão de compra
QUEM É O CONSUMIDOR.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Comportamento do Consumidor
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
Consultoria Empresarial
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Aplicações em Redes Neurais Artificiais De acordo com Turbam, McLean e Wetherbe (2004), “a computação neural também pode ser combinada com outros sistemas.
Empreendedorismo ________________________________________
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 1 Sistema de Informação e tecnologia Cláudio José de Sousa Matos.
Sistema de Informações Gerenciais
Cadeia de Valor.
Compra por impulso, racional e a dissonância cognitiva
Adriano Cintia Flavia Renata Suelyn
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
Introdução à Administração
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
KMH Sports Modelo de Gestão. Gestão organizacional Orçamento Contabilidade Coordenação Gestão de pessoal Gestão de instalações Controladoria Direção Avaliação.
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Comportamento do Consumidor
Transcrição da apresentação:

O consumidor de esporte Marketing Esportivo Pontifícia Universidade Católica Módulo 2 - Aula 3 O consumidor de esporte

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo   Departamento de Comunicação Social Consumidor ou torcedor ? “Os fãs têm um valor intrínseco maior do que os clientes, maior mesmo do que têm os clientes fiéis, já que fãs ultrapassam os limites da racionalidade. Eles aliam às suas escolhas pessoais, como seria normal quando se trata de produtos ou serviços, uma dose de emoção que as marcas ou empresas simplesmente não podem conquistar” CARDIA, Wesley, Marketing e patrocínio esportivo (2004) 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo   Departamento de Comunicação Social Torcedor = consumidor No Brasil, com a finalidade de disciplinar e organizar o conjunto de pessoas e interesses representados pelas atividades relacionadas ao desporto, foi promulgada a Lei n° 10.671/2003 * (Estatuto do Torcedor) Art 2°: Torcedor é toda pessoa física que aprecie, apóie, ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva do País e acompanhe a prática de determinada modalidade esportiva Portanto, para fazer valer direitos previstos no Estatuto, não é necessário que o torcedor (consumidor) tenha de comparecer e efetivar fisicamente uma relação de consumo mediante remuneração, pois o consumo do lazer representado pelo esporte nem sempre é presencial (podendo ser acompanhado, por exemplo, pela mídia), estando, ainda assim, preservados todos os seus direitos Combinado com o Código de Defesa do Consumidor (Lei n° 8.078/90) 1

Departamento de Comunicação Social   Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O consumo de esporte Sendo o esporte um produto (tanto na forma de uma mercadoria quanto de um serviço) também é consumido. São exemplos de consumo esportivo: a compra de ingressos para uma partida a assinatura do site do time favorito a aquisição do pacote de transmissões esportivas pela TV a compra do uniforme de uma equipe a assinatura de uma revista especializada a compra de equipamentos para a prática esportiva 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo   Departamento de Comunicação Social Porque comprar esporte ? O que leva um aficcionado a gastar dinheiro, tempo e esforço para consumir esporte ? Para explicar o processo decisório de compra no esporte é necessário, antes, compreender os fatores que orientam o consumidor esportivo E como não há uma regra universal comandando o comportamento do consumidor esportivo, todo tipo de informação é de grande valia, para a elaboração de estratégias de marketing eficientes, que possam oferecer produtos esportivos que satisfaçam os desejos e necessidades de tais pessoas 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo   Departamento de Comunicação Social Fatores de influência no consumo de esporte É pela análise das variáveis de influência que se consegue compreender os motivos que levam as pessoas a comprar esporte:   A relação do consumidor esportivo com o produto (esporte) ocorre em variadas dimensões, sendo indispensável o emprego de pesquisas para auxiliar no estudo sistemático do comportamento do consumidor esportivo. Portanto, conhecer os fatores que levam à participação esportiva torna-se cada vez mais necessário para a implementação de diretrizes de marketing mais eficientes Fatores de influência Envolvimento esportivo Fatores ambientais Fatores individuais Processo de tomada de decisão 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo   Departamento de Comunicação Social O processo de tomada de decisão do consumidor Em geral, o processo de tomada de decisão do consumidor pode ser resumido em cinco etapas: 1. Reconhecimento do problema (identificação da necessidade) 2. Procura de informação: tipos e fontes de informação 3. Avaliação e seleção das alternativas 4. Seleção de estabelecimento de compra (decisão de compra) 5. Processos de pós-venda 1

Visão esquemática do processo de consumo Marketing Esportivo   Departamento de Comunicação Social Visão esquemática do processo de consumo Detecção de uma carência Reconhecimento do problema Etapa de pré-compra Busca de informação Avaliação das alternativas Compra Etapa de compra Consumo e avaliação Etapa de pós-compra 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo   Departamento de Comunicação Social Tipos de consumidores esportivos Há várias classificações empregadas pelos autores, para definir os tipos de consumidores esportivos: Para Mullin, Hardy & Sutton, eles estão divididos em:   Não-consumidores (informado, mal-informado e desinformado) Consumidores indiretos (consumidor médio) Consumidores (usuários raros, médios e intensos) 1