Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa” (Philip Kotler)
Objetivos da Pesquisa de Mercado Avaliar os produtos ou serviços Analisar novos produtos ou serviços Segmentar o mercado Dimensionar o mercado Detectar novas tendências Avaliar os concorrentes
O teste do conceito O mercado / setor A clientela A localização A concepção do projeto de empresa e a pesquisa de mercado iniciam uma etapa crucial no desenvolvimento e sucesso da empresa. É um processo ao mesmo tempo de análise e de intuição. Os dois elementos devem ser considerados atentamente e sem precipitação. O teste do conceito O mercado / setor A clientela A localização A concorrência O fornecedor
Quem faz ? Empresas especializadas Departamentos de grandes empresas O próprio interessado
Análise dos dados Tabulação dos dados Cruzamentos Análises e conclusões Relatório Indicações para a tomada de decisão
A Hipótese Se sim, por que? Se não, por que? Você compraria meu produto? Se sim, por que? Se não, por que?
Segmentação O processo de se dividir uma população em grupos com características semelhantes é chamado de segmentação.
Quem são seus clientes ? Casais Jovens 10.7% Famílias c/Crianças 32.5% Adolescentes 19.3% Seniores 6.0% Universitários 18.3% Adultos Solteiros 8.4%
Pesquisa de Mercado Coleta de Dados Primários 1) Observação 2) Levantamento 3) Pesquisa Experimental Coleta de Dados Secundários 1) Registros Internos 2) Publicações do Governo 3) Livros e Periódicos 4) Dados Comerciais 5) Dados Internacionais
Como definir mercado potencial Mercado potencial total: 5.000 pessoas x R$ 3.600,00 x 17% = R$ 3 milhões/ano Segmentação do público-alvo (clientes supermercado setor X) Quantificar público-alvo em cada segmento Localização geográfica: loteamento atendido Faixa etária: todas Sexo: homens e mulheres Renda: Classes D e E (faixa de renda predominante no loteamento) Número de casas: 1.000 casas (fonte: estimativa da equipe) Média de pessoas por domicílio: 5 pessoas (fonte:IBGE) Renda per capita média: R$ 300,00/mês (fonte: IBGE 1997) Total de gastos com alimentação: 17% da receita (fonte: IBGE, POF)
Exemplos de Resultados Como tornar mais fácil a interpretação do resultado gerado pela pesquisa de mercado.
PERFIL DA AMOSTRA SEXO
FAIXA ETÁRIA MÉDIA DE IDADE: 20 ANOS
PROFISSÃO
REGIÃO
Distribuição dos dados Observamos que apenas 27% dos blogueiros estão conectados a 1 ou mais blogs. Estes são os blogueiros com maior potencial de se tornarem formadores de opinião, influenciando um grupo específico de pessoas. A mensuração é realizada pela densidade de rede dos internautas.
Tabulação dos Dados Reunir todos os dados e trabalhá-los de maneira a facilitar a sua análise. Análise comparativas Uso de gráficos
Relatório Final Apresentação Hipótese Objetivos Metodologia Resultados Conclusões, recomendações e limitações Anexos
Objeto de Pesquisa Mercado Concorrente Local (ponto comercial) Fornecedor
O Mercado É o grupo de compradores reais e potenciais de um produto. Originalmente, o termo mercado, referia-se ao lugar onde os compradores e vendedores se reuniam para trocar seus bens.
A Abordagem ao Mercado Estrutura do mercado Análise da competição Insights sobre a cadeia de valor (clientes e fornecedores), análises de tendências e segmentos Estrutura do mercado Análise da competição Quem são os players e como eles competirão com você, barreiras de entrada, reação dos competidores Potencial de mercado Quantificação do potencial de market share ou receitas que sua empresa poderá alcançar
Seleção de Mercado-Alvo Análise de Atratividade Tamanho do mercado Qual o tamanho deste mercado? Crescimento Este mercado está crescendo, parado ou diminuindo? Rentabilidade Qual o tamanho do lucro vendendo para esse mercado? Concorrência Quantas empresas estão atrás desse mesmo mercado?
O Concorrente Empresas que podem (concorrência atual) ou poderão (novos entrantes) atender necessidades e desejos dos seus consumidores, mesmo com produtos e serviços diferentes. É essencial definir as ameaças da concorrência na realização dos objetivos do plano de negócio.
Qual a vantagem competitiva? O Concorrente Ponto forte Ponto fraco Atendimento + Estrutura Preço - Produtos Localização Qual a vantagem competitiva?
O Local
O Local Localização (ponto comercial) Lei de zoneamento do município Característica de negócios da região Contrato de locação Estacionamento Acesso ao local Possibilidades de expansão
O Fornecedor Fornecem insumos ou serviços necessários a fabricação de produtos ou prestação de serviços aos clientes. São importantes porque: Influem na qualidade do produto ou serviço final. Podem ser utilizados como diferencial competitivo em relação à concorrência através de parcerias.
Qual a força do fornecedor? Ponto forte Ponto fraco Atendimento + Prazo Preço - Produtos Parcerias Qual a força do fornecedor?