PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Educação no contexto do Trabalho
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Oficina de Apropriação de Resultados
Prof.ª Irislane Figueiredo
ELIANE PEREIRA DE BRITO
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Rafael Felipe Sawitzki
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Cristiane Jonas Francisconi
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I REFERENCIAIS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA Discentes: Juliana, Liliane.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Formação continuada 2º Encontro
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE 1 2011 1

Todas as “disciplinas” do currículo são avaliadas? Quais conhecimentos são prioritariamente verificados na Prova Brasil e SAEB? Todas as “disciplinas” do currículo são avaliadas?

As avaliações apresentam um panorama somente do ensino-aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática?

Em que medida as avaliações nos revelam um panorama do ensino-aprendizagem? À medida que são avaliados conhecimentos fundamentais: Leitura Resolução de problemas

Ensinar a leitura é tarefa apenas do professor de Língua Portuguesa? E a resolução de problemas? Estes conhecimentos apresentam relações com todas as disciplinas do currículo?

Segundo o relatório do PISA, de 2010, que reflete a avaliação conduzida em 2009, o Brasil continua abaixo da média mundial, seja na leitura, na matemática ou em ciências. Levando em consideração apenas a avaliação da leitura, na qual foram avaliados 3.292.022 adolescentes brasileiros – todos na faixa de 15 anos -, o Brasil atingiu apenas 412 pontos, enquanto a média sugerida pelo programa é de 492, mantendo-o abaixo de países como Colômbia, Trinidad e Tobago e Tailândia. Sendo que tal pontuação coloca o Brasil na 53º posição, dentre os 65 países avaliados.

Sobre a leitura... Pressuposto: não existe aula sem leitura! O domínio da leitura (e da interpretação) de diversos gêneros textuais é condição para a aprendizagem de conhecimentos de todas as áreas.

Não é um aprendizado espontâneo. Exige mediação do professor. É condição, também, para a formação do cidadão crítico que tanto almejamos. Porém... Não é um aprendizado espontâneo. Exige mediação do professor. (...) os professores devem atribuir à leitura objetivos concretos para ser alcançados com os alunos, não apenas levar textos para que eles tomem conhecimento de algum conteúdo do currículo, mas para que eles tenham a capacidade de entender e pensar criticamente acerca do assunto presente no texto (MUSTIFAGA E GOETTMS, 2008, p.199).

Assim... o trabalho com a leitura não pode ficar a cargo apenas dos professores de Língua Portuguesa, mas abranger todas as disciplinas, todos os profissionais da escola. É um compromisso de toda a escola!

Sobre alguns exemplos: A leitura nas aulas de Arte: Como a leitura de imagens e palavras pode levar o meu aluno a compreender suas influências na maneira de ser e agir das pessoas? Qual é o papel das imagens na formação cultural?

A leitura nas aulas de Geografia: Como a leitura nas aulas de Geografia pode contribuir para análise da sociedade de forma geral, na compreensão das contradições existentes na sociedade e na relação desta com a natureza? “[...] ler e escrever em geografia é ler o mundo de maneira com que o aluno saiba situar-se (não só localizar-se e descrever) e posicionar-se.” (NEVES, 1999, p. 81)

Sobre a resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio ... A resolução de problemas pode ser utilizada como um recurso pedagógico? De onde parte a “problematização”? A resolução de problemas exige a aplicação de conhecimentos de todas as áreas?

Sobre alguns exemplos : A resolução de problemas na Ed. Física Como o trabalho com os jogos na Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico?

O tratamento da informação e a Geografia Como a interpretação de gráficos e tabelas auxilia na compreensão da transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população?

Por fim... Não se trata de “preparar” os alunos para as avaliações externas e nem de tomar seus descritores como definidores do currículo. Mas sim de perceber a relevância dos conhecimentos avaliados nas provas para a formação do educando e como estes apresentam relações com conteúdos das diversas disciplinas.

MUSTIFAGA, Maria Bernadete e GOETTMS, Juliane MUSTIFAGA, Maria Bernadete e GOETTMS, Juliane. Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. Visão Global, Joaçaba, v. 11, n. 2, p. 195-216, jul./dez. 2008 NEVES, Iara C. B. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.